Afinal, Judas morreu ao se jogar de um barranco como está em Atos 1.18 ou se enforcou como está em Mateus 27.5?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Graça e paz! Nas narrativas bíblicas percebi uma aparente contradição. Em Mateus 27.5 vemos narrado que Judas se enforcou. Já em Atos 1.18 diz que Ele se jogou de um barranco e teve seu corpo partido ao meio. Fiquei meio confusa com as duas informações, pois para mim os dois textos são contraditórios. Como resolver essa contradição nos textos?

Cara leitora, vamos avaliar os dois textos para buscar uma compreensão a respeito do que cada autor quis narrar e assim conseguiremos perceber se houve realmente uma contradição na Bíblia, ou um erro de tradução, ou mesmo uma compreensão que passou despercebido na hora da leitura e interpretação dos textos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Judas morreu mesmo enforcado?

(1) No texto de Mateus 27:5, vemos narrado o seguinte: “Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se”.

Nesse texto o evangelista foi objetivo naquilo que estava narrando, não detalhando muito os acontecimentos. O foco está no suicídio de Judas e no modo como ocorreu, no caso, por enforcamento.

E dentro do contexto o objetivo maior de Mateus era destacar como todo o ocorrido cumpria as profecias do Velho Testamento.

Note que ele apenas diz que Judas “Foi enforcar-se”, sem, contudo, dar maiores detalhes do que ocorreu no ato e depois dele.

(2) No texto de Atos 1:18 temos um adendo do escritor (Lucas) à fala do apóstolo Pedro: “Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram”.

Neste adendo, Lucas esclarece que Judas se precipitou (caiu) e, resultante desta queda houve um rompimento de seu corpo, de forma que seus órgãos internos (entranhas) foram expostos.

Observe que Lucas narra com mais detalhes o ocorrido, o que pode ser explicado pelo fato dele ser médico e ter um interesse especial por esses detalhes!

(3) Observemos que um texto não contradiz o outro. Pelo contrário, os textos parecem se complementar. Mateus foca apenas no ato principal realizado por Judas, em seu suicídio por enforcamento.

Mateus não deseja entrar em pormenores sobre a morte de Judas, pois mais à frente foca no campo comprado em nome de Judas com as 30 moedas como cumprimento de profecias do Velho Testamento!

Já Lucas, avança com mais detalhamento, explicando a tragédia que aconteceu com o corpo de Judas após ele ter se enforcado.

Não é de se admirar esse interesse de Lucas em narrar com mais detalhes o que ocorreu com o corpo, já que era médico.

Lucas queria mostrar com maiores detalhes como a morte do traidor de Jesus foi terrível e horrenda, diante de todos!

Por que um texto não contradiz o outro?

(4) Assim, podemos entender que Judas se enforcou (conforme narrou Mateus) e, de alguma forma, essa corda do enforcamento ou o local onde ela foi amarrada pode ter se rompido, fazendo com que o corpo caísse e, pela violência da queda, sofresse danos graves (conforme narrado por Lucas em Atos).

Qualquer tentativa de colocar um texto contra o outro cairá por terra, pois não existe contradição nestes escritos.

(5) Porém, algumas questões sobre essa morte permanecem sem explicação: Judas morreu no enforcamento ou na queda posterior?

Judas caiu por ter se balançado muito, resultado do desespero do sufocamento, ou por ter usado uma corda frágil, ou mesmo pelo rompimento de um galho de árvore em que poderia ter amarrado a corda?

São questões menores que Deus não quis que ficassem registradas sobre esse ato de Judas e suas consequências.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp