O que significa não se assentar na roda dos escarnecedores?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: A Bíblia diz no Salmos 1:1 que não devemos assentar-se na roda dos escarnecedores. Mas o que significa isso na prática? Nesse mundo o que mais temos são pessoas que zombam de Deus. No meu trabalho tem muitas pessoas assim! Não posso ter amizade com essas pessoas, com não crentes, nem ficar no meio delas?

Caro leitor, muitos crentes fazem uma confusão danada a respeito do real significado da expressão localizada em Salmos 1:1:

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

Quem são os escarnecedores? São aqueles que zombam do que é sagrado; fazem pouco caso de Deus; ímpios.

Para alguns, não se assentar na roda dos escarnecedores equivale a ser isolado de qualquer contato com pessoas que não são crentes.

Com esse pensamento rejeitam qualquer convite de proximidade, mantendo o mínimo possível de contato necessário, pois, segundo pensam, qualquer contato com pessoas que não professam a mesma fé seria a mesma coisa que se assentar na roda dos escarnecedores.

Pensemos juntos se esse texto no livro de Salmos quer dizer realmente isso:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa não se assentar na roda dos escarnecedores?

(1) Jesus Cristo disse que os crentes são o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13-14). Seria bem complicado os crentes exercitarem sua influência positiva no mundo sendo totalmente isolados das pessoas que não seguem a Deus, concorda?

O próprio Jesus Cristo demonstrou essa realidade, pois teve encontros com os tipos de pessoas mais pecadoras da sociedade de sua época e nem por isso deixou de ser santo.

Aliás, Jesus impactou positivamente as pessoas com as quais se encontrou, e é exatamente isso que devemos fazer. Mas como fazer isso ser ter contato com essas pessoas?

(2) Quando o Salmo 1:1 diz para não se assentar na roda dos escarnecedores está dizendo que não devemos imitar a conduta dos pecadores e, claro, não sermos participantes das mesmas obras más que praticam.

Também está em foco em Salmos que não devemos nos associar a pessoas que zombam de Deus (escarnecedores). Nesse sentido podemos agora compreender exatamente o comportamento correto de Jesus ao se encontrar com publicanos, prostitutas e outros pecadores, e não se contaminar com os pecados deles.

Jesus sabia se impor perante essas pessoas, sendo uma luz para elas ao mesmo tempo em que não era contaminado com as suas práticas pecaminosas.

(3) Infelizmente vemos que hoje em dia muitos crentes copiam o comportamento dos fariseus que também questionavam a Jesus pelo fato de Ele estar em alguns momentos na companhia de pessoas pecadoras:

“Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?” (Marcos 2:16).

Enquanto muitos dos crentes de hoje – que deveriam ser o sal e a luz do mundo – se afastam dessas vidas que estão na lama do pecado, o diabo as acolhe e as leva para cada vez mais fundo na perdição.

Será que foi isso que Deus nos ensinou a fazer no Salmo 1:1? Será que foi isso que Deus quis nos ensinar quando nos disse para não se assentar na roda dos escarnecedores? Evidente que não!

(4) Assim, concluo esse texto dizendo que devemos sim estar na presença de pessoas que precisam conhecer a Deus. Devemos, porém, ser cuidadosos para que não sejamos atraídos por eles às suas obras más e, assim, nos tornar iguais a eles. Lembremos sempre que não somos super heróis.

Somos também pecadores, inclinados ao erro. Todo cuidado é pouco, é preciso estar preparado e agir com sabedoria, sempre tendo em mente o que estamos fazendo ali, que é sermos sal e luz para essas pessoas.

Jesus orientou seus discípulos a esse respeito: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” (Mateus 10:16).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp