Devocionais #8 – Não terceirize a sua culpa

Postado por Presbítero André Sanchez, em Devocionais | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

“Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” (Gênesis 3.12-13)

Somos muito velozes em retirar de nós mesmos a culpa que temos em muitas coisas que não deram certo em nossa vida e transferi-la para qualquer outra coisa ou pessoa que esteja perante nós.

Adão terceirizou a sua culpa de ter desobedecido a Deus para Eva. Por sua vez, Eva terceirizou sua culpa para a serpente.

Ou seja, Adão e Eva, na visão deles mesmos, eram uns pobres coitadinhos, foram enganados, foram ludibriados, foram levados a pecar! Não tinham culpa, a culpa era de alguém, mas não deles mesmos!

Da mesma forma que Adão e Eva fizeram também gostamos de terceirizar a nossa responsabilidade para outras pessoas ou coisas.

Adão fez isso quando não assumiu sua responsabilidade de ser o líder do lar, de repreender Eva por ter ido em direção ao fruto proibido e também por não dizer “não” quando ela o convenceu de que também deveria comer o fruto proibido, desobedecendo a ordem dada por Deus.

Infelizmente agimos muito dessa forma em nossa vida cristã.

Se não estamos indo à igreja colocamos a culpa em alguém ou em alguma coisa. É o meu trabalho, é a minha família, é aquele irmão que não me cumprimenta na igreja, é a chuva, é o sol, é o calor, é o frio…

Tudo isso é o “culpado” de eu estar mal em minha vida cristã, de eu não frequentar a igreja, de não ter comunhão com Deus, etc.!

Se não oro e não leio a Bíblia é porque não dá tempo, é porque estou cansado, é porque minha família não ajuda, é porque fico com sono… é porque isso, porque aquilo…

Nunca o porque está ligado à nossa culpa, sempre a culpados “terceirizados” que apontamos. E assim vamos vivendo a vida nessa mentira, pois, no final das contas, temos sim contrariedades, mas somos culpados pelas nossas reações negativas diante delas!

Terceirizamos a culpa e a responsabilidade que é nossa! As coisas acima podem até oferecer certa resistência, colocar diante de nós obstáculos, porém, a decisão será sempre nossa de fazer ou não fazer, de se dedicar ou não se dedicar.

Se queremos algo fazemos, se lutamos vencemos. O contrário também é verdadeiro: Se não queremos algo não fazemos, se não lutamos perdemos.

Deus não aceitou as desculpas esfarrapadas de Adão e nem de Eva. Ambos receberam a penalidade de seu erro, ou seja, eles eram sim culpados.

E eles foram considerados culpados porque tinham todas as condições de fazer o que é certo e não o fizeram. Não havia justificativa plausível, não havia desculpa que pudesse ser aceita como razoável.

Eles tinham condições e não fizeram. Inventaram muitas desculpas, certamente, mas perderam a oportunidade de assumir e realizar seu papel no palco da vida.

Nós também temos condições! Não fazemos muitas coisas que são prioridades em nossa vida porque acreditamos que as nossas desculpas amenizam a nossa responsabilidade. Terceirizamos a nossa vida.

Ao invés de sermos, com a ajuda de Deus, os autores de nossa vida, aceitamos ser apenas coadjuvantes, sendo levados pelas circunstâncias, terceirizando nossas responsabilidades e sendo altamente criativos em nossa terceirização da culpa pelos nossos erros.

A quem enganamos com esse comportamento? A Deus? Não! As pessoas? Talvez. Nós? Com certeza!

Nós também somos culpados. Tanto quanto Adão e Eva! Enquanto ficarmos terceirizando a nossa culpa ao invés de assumi-la com humildade, estaremos em um circulo vicioso que só nos levará a achar mais e mais culpados para as “burradas” que fazemos e nunca conseguiremos nos arrepender verdadeiramente, deixar os erros para trás e avançar em direção aos acertos e a vontade de Deus para nossa vida.

Que Deus nos livre de terceirizar nossa vida!! Que sejamos atores da nossa história, cooperadores com Deus!! E quando formos culpados, que assumamos a nossa responsabilidade!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp