Orar no monte ou na igreja faz com que a oração tenha mais poder?

Postado por em: #VocêPergunta

Você Pergunta: Tenho alguns amigos que gostam muito de orar no monte. Segundo eles orar lá no monte é diferente, é algo muito mais poderoso do que orar apenas em casa. Eu gostaria de saber se isso existe mesmo, se a oração feita em um monte ou na igreja tem mais força que a oração feita em casa, por exemplo.

Caro leitor, muito oportuna sua pergunta, já que hoje está voltando com muita força uma prática de tempos atrás, onde as pessoas afirmavam que orações feitas no monte são diferentes, são mais poderosas e até mais ouvidas por Deus do que orações feitas em outros lugares.

Orar no monte ou na igreja faz com que a oração tenha mais poder?

Mas será que isso é bíblico? Vamos analisar e compreender a questão:

A oração em regiões de montanhas era muito comum entre o povo judeu, principalmente por causa da geografia de seu território que favorecia tal prática devido à quantidade de montes. Outro fator interessante foram as grandiosas coisas que Deus fez e que envolviam os montes. Por exemplo, os dez mandamentos foram dados a Moisés no Monte Sinai. Elias venceu os 450 profetas de Baal no Monte Carmelo, quando Deus mandou fogo do céu ali. O templo de Salomão também foi construído nas regiões montanhosas de Jerusalém. Vemos também Jesus várias vezes usando os montes como local de suas orações: “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada [ já ] a tarde, estava ali só.” (Mt 14. 23)

Por esses e outros motivos, os montes aparecem na Bíblia com muita frequência relacionados a momentos especiais e poderosos de comunhão com Deus. Parece óbvio entender que, por causa desses fatos bíblicos, os montes teriam “algo de especial” para oferecer em termos de comunhão com Deus e poder. É o que muitos entendem e, por esse fato, estão sempre buscando montes para orar tentando alcançar um poder maior em suas orações. Já vi muitos pastores na Internet e na TV coletando nomes para levar ao monte a fim de interceder e prometendo mais poder nesse tipo de oração.

Porém, a Bíblia não aponta que lugares concedam mais poder a oração. Ou seja, não há nada na Bíblia que diga que no meu quarto a oração é mais fraca do que em um monte. Ou que se eu orar na igreja minha oração será atendida, mas se eu orar na sala de casa não será.

Interessante notar que quando Jesus orientou seus discípulos a respeito da oração usou a figura do quarto como exemplo de um bom lugar para orar: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mt 6. 6). É evidente que Jesus não estava aqui apontando que lugares conferem poder a oração. Ele estava tratando o caráter de comunhão e verdade entre o que ora e Deus. E também estava cutucando os hipócritas que oravam com o fim de serem vistos e tratados como mais espirituais que os outros. O foco de Jesus era a forma correta de orar e não lugares. Apesar de gostar de orar no monte e em lugares solitários, Jesus nunca atribuiu poder aos lugares, mas ao exercício da fé dos que oravam.

Só a título de curiosidade temos registrado na Bíblia orações em diferentes lugares: No cenáculo (At 9.40); A beira mar (At 20.36-38); Dentro da água (Lc 3.21); No terraço de uma casa (At 10.9). Também podemos destacar que a oração modelo dada por Jesus, o Pai Nosso, não apresenta indicações de lugares para ser realizada.

Dessa forma, concluímos que lugares não conferem qualquer status de poder a oração. É obvio que lugares proporcionam experiências melhores ou piores para alguma prática. Por exemplo, andar de carro é definitivamente melhor em um autódromo que em uma rua esburacada. Assim, montes e outros lugares cercados de natureza, proporcionam uma atmosfera de paz e tranquilidade que favorece a nossa comunhão com Deus e nosso foco. Mas esse fato não determina que uma oração seja ou não “forte”.

A oração sincera de uma pessoa a de Deus, independente de lugar, será ouvida pelo Senhor, que decidirá e dará sempre a última palavra em sua resposta. Como nos disse bem Tiago: “…Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5:16).

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

51 comentários

  • Michael Bastos disse:

    Muito bom seu texto André, não é o lugar que torna a nossa oração mais eficiente e sim a nossa fé, não tenho nada contra quem ora no monte, mas prefiro orar no meu quarto ou na Igreja;

    Responder
  • Fernanda Moreti disse:

    Que o Senhor continue te usando querido!!! Já ouvi muita gente dizer “Você precisa ir no monte”, mas sempre me encontro com o Senhor na minha casa intensamente, no meu trabalho quando chego mais cedo, em qualquer lugar e penso exatamente como você. Muito sábias suas explicações!

    Responder
    • Neilson disse:

      Concordo plenamente com André. mais vale lembrar que também conta o sacrifício humano de sair de suas casas e orar nos montes, e também a união a oração em conjunto com os irmãos da fé, claro a oração feita com fé , sinceridade e amor ela pode sim ser ouvida por Deus, não importa onde seja.

      Responder
    • MAIKON disse:

      DEUS TY OUVE EM QUALQUER LUGAR
      MAIS ELE RECOMPENSA AU SEU ESFORCO COM ELE
      E SUBIR AU MONTE E UM ESFORCO A MAIS.

      Responder
  • JOSÉ disse:

    Gostaria de dizer que todos têm o direito de aceitar ou recusar subir o monte; posso dizer que realmente existe muito exagero por parte dos que vão a esse local. Mas acredito que às vezes um comportamento da natureza extrema ao qual ocorre nos montes não vem a atrapalhar a vida espiritual, desde que essa atitude não venha a tomar o lugar de Deus, pois Deus não divide sua glória com ninguém.

    Temos relatos bíblicos que, diante de nossas pessoas, na atualidade poderiam nos chocar, tais como o rei Davi, que despiu-se e dançou diante do seu povo, e foi agradável a Deus; outro maior relato bíblico foi registrado em Atos: todos que foram cheios do poder de Deus andavam como se fossem bêbados, e sabemos que um pessoa bêbada não anda muito certinho, e sim tombando. Acredito que tudo dever ter ordem e uma ética, pois todo profeta está sujeito ao espírito. Se Deus ministrar algo em meu coração, eu posso muito bem falar normalmente, sem gritar, rodar, esbofetear o ar ou até mesmo alguém, para entregar a mensagem.

    O sentido de subir ao monte é nada mais nada menos que buscar a Deus em um lugar diferente, podendo ser em uma praia, em uma fazenda, em uma árvore, em uma caverna. É apenas uma atitude espontânea de buscar a Deus. Cada um tem a sua maneira especial e particular de expressar o desejo de buscar a Deus; apenas não devemos mistificar com gestos e ações que não passam apenas de atos carnais. Não posso julgar o que cada um faz, mas posso não aceitar como normal. O Deus todo poderoso é quem vai indicar se são sinceras ou falsas as atitudes nos montes. Eu em particular já fui buscar mais de Deus nos montes e gosto muito disso; as meninices existem de fato, mas a minha atitude diante de Deus é que faz a diferença. Em todo lugar é tempo de buscar mais do Senhor Jesus.

    Responder
    • André Terra disse:

      Concordo com o irmão

      Responder
    • Cleonice timoteo da silva disse:

      Sou uma seguidora de Jesus rescente e tenho muita vontade de saber como é ir no monte,sentir,sinto que la é mais calmo e tranquilo,acredito que Deus quer que eu va la um dia.

      Responder
      • Cleonice timoteo da silva disse:

        A paz de Jesus,quero dizer que tenho muita vontade de estar no monte,certo que nossas oraçoes e ouvida em qualquer lugar por Deus,masi sinto que la,é diferente,é so vc e ele.eu creio.

        Responder
    • Eduardo Santos disse:

      Perfeita colocação José. Não vejo base bíblica para se falar em monte como uma obrigação ou até mesmo uma doutrina, como já vi pessoas pregarem. Uma vez fui ao “monte” e o que vi foi uma série de heresias, como oração do cai-cai, “água benta” para purificar os pecados, dancinhas tipo “candomblé”, dentre outras. E o pior de tudo era que a vida das pessoas que praticavam essas aberrações eram cheias de mentiras e falsidades. Os frutos que víamos eram totalmente incompatíveis com qualquer senso de espiritualidade verdadeira ou de santidade genuína. Tudo acontecia para mostrar uma falsa espiritualidade e, com isso, impor suas heresias dentro da igreja (uma espécie de “tirania espiritual”). Mas Deus os fez cair e foram envergonhados, pois Deus não se deixa escarnecer.

      Responder
  • Clovis disse:

    A paz de Jesus amado irmão André, que Deus te use mais e mais neste ministério,é de muito proveito esse artigo que vc expôs,lí e gostei muito, na verdade temos que orar em todo o tempo e não tem um lugar definido para que a oração seja mais eficaz ou não, sabemos que se buscarmos à Deus em espírito e em verdade Ele nos atenderá. um abraço querido irmão.

    Responder
  • Tania disse:

    Amados eu sou uma pessoa que ama ir pro monte orar á Deus, e Ele tem me abençoado de uma forma surpreendente em resposta as orações que faço à Ele no monte, Ele responde com poder á todas elas louvo a Deus por isso, meu pastor sempre nos ensinou que devemos buscar uma intimidade maior com Deus, e nos ensina que devemos sair do nosso lugar de conforto que é nossa casa nosso quarto. buscar à Deus pelas madrugadas no monte é maravilhoso, pois lá você rasga seu coração sua alma,se derrama na sua prensença DEle, pois tudas essas coisas não se pode fazer em casa porque sempre tem alguem interrompendo, na igreja por tem visitantes pessoas que ainda não compreende a palavra de Deus, e gera o escandalo. Orar no monte me da mais liberdade de falar face a face com Deus. essa é a minha visão de monte experimente faça prova com Deus, é algo sobrenatural é pra quem crê….

    Responder
    • Cintia Cristina disse:

      Eu não vou sempre orar no monte, mas ja fui, eu particularmente gosto, mas não é sempre que vou, na verdade não ha diferença quanto a isso, o importante é orar, não ha oração que Deus não responda ou não possa ouvir, Ele só não ouvira se ela não for feita, então independente de monte, igreja ou em casa é irelevante, o importante é ter uma busca, o fato de ir ha um monte para orar predispõe a fé da pessoa e não o fato de ter mais poder ou não. bom, gostaria também de deixar meu blog para que vcs conheçam, espero que gostem abraços a todos.

      http://www.curainteriorerenovoespiritual.blogspot.com.br

      Responder
    • Pregue a Verdade disse:

      Olá, Graça e Paz,
      Como o irmão disse, o quarto foi uma indicação de Jesus, e não foi pedido a ninguém que orasse num lugar que não seja confortável, desculpe irmã, mas não é bíblico isto.
      Paz

      Responder
    • Davi disse:

      Amém, é assim mesmo!

      Responder
    • Geriel disse:

      Tania faço das suas palavras a minhas, não tenho nada contra quem não gosta de ir, mas eu amo ir ao monte lá nos deletamos da presença de Deus;

      Responder
    • Adriana disse:

      Que bom
      tania vc expressa isso, pois é o que sinto, estou vivendo experiencias maravilhosas,

      Responder
    • Julio cesar disse:

      Respeito a sua experiencia Tânia,mas vale mais obedece de sacrificar,pois experiencia bem maior de ir ao monte é ser deleitar na palavra de Deus.Falando em liberdade,o Espirito de Deus já me deu essa liberdade de rasgar o coração em qualquer lugar,claro com ordem e equilíbrio .Mas quando se trata de particular com Deus oro de meu quarto e quando á algum impedimento falo com Deus em silêncio, através do coração.A paz do Senhor para todos

      Responder
  • Delinto alves disse:

    eu também tenho vários irmãos que gostam de orar nos montes,boa essa sua explicação,estou com jesus e Tiago,Deus continue lhe abençoando

    Responder
  • Cláudia disse:

    Até porque eu acho que nem todo mundo tem acesso a um “monte”. Eu penso assim! (eu mesmo não tenho).

    Responder
  • Nelson Jr disse:

    Com certeza eu mesmo gosto de ir por causa da paz, e me propecia um silencio, contato com as revelações de Deus(natureza), mas isso não quer dizer que é diferente se for em casa ou no monte, quando é feita uma oração de coração e em verdade Ele sempre nos escuta.A paz de Cristo irmão.

    Responder
  • Alberto Dannenhauer disse:

    Eu acho que os montes são propícios para fazer uma oração levando em consideração as interferências.

    Responder
  • claudio disse:

    a paz também estou com os irmãos que gostam de orar no monte pois foi la que jesus me curou de dez anos de insônia e outras mais e também nos fortaleceu no ministério pois no monte temos liberdade com Deus; LOUVE SEMPRE PELA LIBERDADE QUE TEMOS DE ADORAR A DEUS SEJA NA IGREJA NO MONTE EM CASA ,pois há lugares pelo mundo que os cristãos são mortos por adorarem a DEUS

    Responder
  • Pr Biraci disse:

    Presbitero André,realmente o que esta faltando no nosso meio são pessoas esclarecidas assim como o irmão,porque existe uma gama de obreiros e membros neófitos que fazem uma salada tremenda sobre a oração,mas na verdade eles mesmo não gostam de orar.Parabens por esta matéria

    Responder
  • Junior Zuconelli disse:

    Muito boa a explicação. Eu vejo uma certa “liberdade” nos montes. Digo isso, pois vivi a minha maior experiência com Deus no monte. O silêncio, a natureza, até mesmo a escuridão, o barulho dos insetos, tudo isso influencia em um local mais agradável, um lugar de paz. E a vontade extrema de muitos em orar nos montes vem da experiência que teve mesmo, foi marcante, acredito que seja por isso.

    Responder
  • ludimila disse:

    A paz do senhor a todos os irmãos,gostaria de dizer que orar no monte é muito bom você tem uma certa intimidade com DEUS que em casa você não consegue ter e você rasga o véu e se declara a ele de uma maneira tão especial…
    No momento não tenho ido pois estou para ter bb e por isso ando muito cansada mas assim que der estareo lá…
    Que o senhor os abençõe sempre

    Responder
  • Monica aderne disse:

    André,muito legal a sua posição.

    Responder
  • Heliézio disse:

    A graça e a paz de nosso Senhor Jesus!

    Ótima contribuição para com a desmistificação de muitas situações encontradas nas Escrituras e que ainda existem nas congregações atuais. Que o Eterno continue te usando grandemente, como tem feito até hoje.

    Responder
  • cleide bezerra santos disse:

    QUERIDO IRMÃO, QUE ALEGRIA CONHECÊ-LO, NA VERDADE FALO COM MEU DEUS EM QUALQUER LUGAR, FICO QUASE SEMPRE SÓ ENTÃO EM QUALQUER COMODO ONDE ESTOU , ESTOU CONVERSANDO COM ELE E SEMPRE ME SINTO MUITO BEM. PARABÉNS PELO SEU BLOG É MUITO BOM. ABRAÇOS

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Cleide, pelo apoio. Fica com Deus!

      Responder
  • Raimundo Vieira disse:

    André o importante não é o local de oração, e sim a sua comunhão com DEUS, é ter um coração limpo,amando o seu irmão com a si mesmo, e sempre praticar o bem, que o SENHOR JESUS continue sempre te abençoando meu irmão. Raimundo Vieira

    Responder
  • Bp. jailson disse:

    a paz amigo; sua explicação foi convincente mas,devemos lembrar-mos que tudo no senhor tem um proposito; se a situação de alguém for de angustia por que não buscar refugio nos montes? assim procedeu o rei Josafá da igreja foi contemplar a vitoria no cume da benção 2ª Cr. 20. 8-28

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Claro, Jailson, como eu disse existem lugares que são mais inspiradores. Porém, não há mais poder numa oração feita em um monte. Mas é bom gostoso se retirar da correria da cidade e buscar a Deus em um lugar mais tranquilo

      Responder
  • Pr: Luiz Arruda disse:

    A paz , é interessante quando conversamos com algumas pessoas sobre este assunto ,pois quem vai ao monte diz que é lá que se busca poder, confesso não vejo diferença , oração sincera e que faz a diferença , e que nos aproxima de DEUS, cada um com seu cada um , AmÉM

    Responder
  • Heber Gonçalves disse:

    Graça e paz!

    Caro André bom lembrar também do diálogo de Jesus com a samaritana em João 4.20-24:

    “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
    Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
    Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
    Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

    Concordo plenamente quando dizes “…que lugares não conferem qualquer status de poder a oração. É obvio que lugares proporcionam experiências melhores ou piores para alguma prática.”

    Bom considerar os motivos e objetivos para escolher os lugares para orar.

    Minha opinião particular é que cada um tem a sua própria inspiração,quando vira um certo modismo esse negócio de orar no monte, casa ou templo, tenho cá minhas dúvidas quanto a eficácia espiritual…

    A oração de Jonas foi muito poderosa no ventre de um grande peixe.

    E se isso vira moda? E se a moda pega?…..Brincadeira…(risos)

    Parabéns pelo post e,

    fraternal abraço

    Responder
  • Cristiane Ramos disse:

    Nunca podemos deixar de orar, a palavra de Deus diz “orai sem cessar” ou seja onde estivermos devemos estar ligados com o senhor, devemos colocar nossos momentos, nosso dia, nosso trabalho e família nas mãos de Deus pois só ele para nos tornar vitoriosos e nos fazer alcançar o milagre da salvação que há em Cristo Jesus.
    Cris Ramos
    [link ocultado]

    Responder
  • Felipe Soares disse:

    Simples! Jesus não tinha quarto para orar, sendo assim como nosso quarto é um lugar de descanso e paz, o quarto de Jesus e dos profetas para orar era o monte…. Não precisa mistificar o local… Forte abraço!!!

    Responder
  • Iduino disse:

    Amados, monte na bíblia significa nada menos nada mais a separação do homem das muitas coisas que nos rodeiam e que podem atrapalhar o nosso buscar diante de Deus, logo monte pode ser qualquer lugar que nos proporciona, paz, concentração, reverencia e dedicação diante do Senhor. Sintam-se abençoados…

    Responder
  • Guilherme R disse:

    Caro irmão André,

    Tenho uma pergunta, dentro do que li em seu post e partindo também dos comentários dos demais aqui:

    A oração tem poder?

    Paz e Graça!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Guilherme, eu entendo que a prática da oração tem sim alguns “poderes”: nos aproximar de Deus, nos fortalecer espiritualmente, acalmar a ansiedade do nosso coração… é algo bem diferente do que muitos pregam hoje em dia como se a oração fosse um super poder para que Deus atenda o seu desejo na hora que você quer.

      Responder
  • José disse:

    O poder da oração é incrível em qualquer lugar! A fé sempre está em primeiro lugar!
    Claro que orar nas terras sagradas é sem duvidas a maior emoção que um cristão pode ter.
    Eu ja visitei a Terra Santa e pude provar isso, a fé daquele lugar é única.
    Eu recomendo que todos visitem a Terra Santa um dia!
    Recomendo as caravanas da Sendtur Turismo. Eles são super profissionais e atenciosos!
    Para quem pensa em viver esse momento, não deixe de conhecer essa agência!

    Responder
  • Heber disse:

    Boa propaganda José… rsrs

    Responder
  • JOSÉ AUGUSTO DA SILVA FILHO disse:

    EU AMO ORAR NO MONTE .SINTO A PRESENÇA DE DEUS EM MINHAS ORAÇÕES E NÃO ABRO MÃO DESSA OPORTUNIDADE EM INTERCEDER .POR QUEM AINDA NUNCA FOI E NÃO GOSTA

    Responder
  • olivando lira disse:

    Orações nos Montes

    Não queremos aqui, sair em defesa de um único lugar de culto como os Judeus e Samaritanos, (Jo.4:20), pois nosso Deus é Deus de perto e Deus de longe (Jr.23:23) e também dos montes e dos vales (1Rs.20:1-30). Embora vemos desde o antigo testamento, o uso dos montes como lugar de culto e adoração, e onde Deus chegou a pedir à Abraão para oferecer Isaque seu filho em uma das montanhas de Moriá, à três dias de viagem, aproximadamente 80km distante de casa (Gn.22:1-14), logo vemos sim os montes como lugar de Adoração (Sl.24:3 – Is.2:2 – Is.30:29).

    Por que estou fazendo esse comentário sobre esse assunto? Sem querer ser pedante ou querer ser melhor que ninguém, longe de mim tal pensamento carnal, mas como temos ido como de costume buscar a Deus nos montes, eu na minha fraqueza e sede de Deus, tenho sentido essa necessidade, e isso vai de cada um.
    Mas de uns tempos para cá, tenho observado como tem crescido o números de irmãos nesses lugares, que requer renúncia e sacrifício. Vigílias de noites inteiras tem sido feitas nesses lugares, normalmente de domingo a domingo, mesmo após os cultos, tem gente lá buscando à Deus.

    Embora com embasamento Bíblico para tal atitude, tenho sido, juntamente com os demais, duramente criticado por isso. Embora mostrando, desde o antigo e novo testamento, dezenas de versículos justificando e apoiando a busca de Deus nos montes, os demais usam praticamente um só texto em (Mt.6:6), para justificar seu comodismo. E usando esse texto sem o seu contexto, alegam que tem fé suficiente para buscar à Deus e ser respondidos, sem sacrifício nenhum, mesmo no conforto do ladinho quente de suas camas no inverno, ou no friozinho do ar condicionado no verão, é válido? Sim! mas se podemos ir além, por que não irmos?
    Mas observe você, e veja se não e típico de nós homens; procurar sempre o melhor para a nossa comodidade e carne, até satanás disse que nós dariamos tudo por ela, pela carne e pelo conforto (Jó 2:4), é típico do ser humano ser assim.

    Não queremos aqui soar como alguém alienado, ou como alguém desprovido de bom senso. Deus só responde orações feita nos montes, que requer um sacrifício a mais? Não! Deus só responde orações feitas no conforto do quarto às portas fechadas, que requer menos ou quase nenhum sacrifício? também Não! Pois cada um tem suas limitações físicas e cômodas, e Deus sabe e ver tudo, e ver no âmago (1Sm.16:7), pois antes de ver o sacrifício, ele ver o coração, como foi no caso de Caim e Abel (Gn.4:1-7).

    E o que dizer ou ver como Jesus, que muitas coisas fez e deixou para nosso exemplo (Jo.13:15), se comportou e agil sobre esse assunto. Vejamos:
    •Ele orava nos montes (Mt.14:23)
    •Ele fez uma vigilha a noite inteira no monte antes de escolher os 12 (Lc.6:12-13).
    •Em oração no monte, seu rosto ficou resplandecente (Lc.9:28-29).
    •Antes de enfrentar a rude cruz, após cear com os seus apóstolos, ele foi para o monte orar (Mt.26:17-30), e foi fortalecido, pois como homem, temeu a cruz (Mt.26:39).
    •O ultimo lugar que Jesus fez suas orações, ainda livre das garras de Roma foi no monte das oliveiras, mais especificamente no jardim do getesêmani, gr. Lagar de azeite.
    •Jesus não fazia orações esporádicas nos montes, era seu costume orar nesses lugares, e quase sempre, levava seus discípulos (Lc.22:39).

    Resumindo, não temos que orar simplesmente, temos que ter vida de orações (1Ts.5:17). Então, podemos ficar só no comodismo dos quartos as portas fechadas (Mt.6:6), ou podemos como discípulos de Jesus, ir aos montes com Ele para orar um pouco mais, renunciar um pouco mais, sacrificar um pouco mais e crescer um pouco mais (Lc.22:39). A decisão é sua, e as bênçãos são de Deus, pois assim está escrito para aqueles que buscam à ele: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tg.1:17

    Que Deus, que é o Deus dos montes e dos vales, vos abençoe com toda sorte de bênçãos, em nome de Jesus nossa bendita Esperança!

    •Irm.Olivando lira•

    Responder
  • Robson disse:

    Infelizmente há muitos mitos em algumas igrejas evangélicas. Algumas promovem até caravanas de viagens à Israel; como se orar em Israel fosse melhor.

    Seria melhor fazer uma caravana para a Disney, ou a NY na loja dos Judeus BeH, pelo menos as pessoas iriam ao parque de diversões e pronto, e uns cultos,. Aproveitaríamos para comprar alguns shures pelos preços justos, ou trazer alguns motif.

    Sinceramente Deus vai ter que me mostrar que orar no monte faz diferença, aí eu vou poder defender melhor essa ideia, por enquanto, oraremos por aqui mesmo.

    Responder
    • José Carlos disse:

      Olá meu caro Robson
      Como você poderá dizer que aprecia ou não alguma coisa se você não se permitir apreciá-la ao menos uma vez. Que o nosso Deus possa tocar verdadeiramente no seu coração quando surgir uma nova oportunidade ( convite ) para orar no monte e que você retorne a esse fórum para explanar se a sua experiência foi positiva ou não.
      Que Deus continue a te abençoar grandemente.

      Responder
  • ademir oliver disse:

    Bom eu gosto muito de orar no monte porém cada qual é cada qual eu só sei dizer que me sinto bem orando no monte porém cada um se sente bem orando em qualque lugar até mesmo dentro de um quarto ou no banheiro seja onde for nosso Deus fala conosco, sabias palavras as suas amado irmão Deus abençõe vc abundantimente.

    Responder
  • Eduardo Santos disse:

    Parabéns mais uma vez irmão André pelo texto apresentado. Concordo plenamente com sua opinião.

    Responder
  • pedro luis soares de oliveira disse:

    pastor ja comecei a me indenticar com os ensinamentos da biblia dito pelo senhor porque muito tenho pedido perdao ao meu amado jesus por nao concordar certas coisas ditas por membros da minha igreja veja o senhor que num colto um pregador visitante passou uma mensagem que o companherismo e mais inportente que a amizade eu discordei porque no meu ver a amizade e mais importate porque mesmo a jente tendo muitos copanheiros em jesus eles podem nao estar perto mas conserteza o amigo vai estar mais nao quero dizer que com isso eu esteja certo so e minha opiniao hoje eu nao indo a igreja mas tenho pedido ao meu amado pai para nao me abandonar entao eu entro no meu quarto e horo adeus no carro no baenheiro na moto enfim to sempre pedindo ao meu pai sua proteçao sua libertaçao e seu intendimento fas 14 anos que eu estou com o meu amado pai e honestamente posso dizer que ja nao sei mais viver sem ele mas tenho a coragem de falar pro senhor pastor que eu ainda to nos 25 por cento de fe porque eu peco por pensamento por palavras mas tenho certeza que jesus tem um proposito pra mim porque nesse tempo que estou com ele eu consegui mudar muito nao vou mentir pro senhor pastor que as vezes embrabeço brigo mais me agarro literalmente no meu pai e peço seu perdao porque tambem sou pai de tres filhos e olha o senhor sabe que nao e facil fica com deus pastor foi muito bom ter encontrado esse blog

    Responder
  • Mayko Martins disse:

    Eu já fui varias vez ao monte, é uma experiência unica, todos estão orando, e todos estão com o particular com o Pai, então não vejo quem esta com (criancice) sempre quando estou com campanha no monte, Deus se fez presente, alias em todos os lugares que eu orar é o Deus que vai curar, libertar, transformar, e salvar……

    Responder
  • marcos gorito disse:

    Eu tenho umm filho que esta nessa onda dos montes muito oportuna essa esplanação pois agora tenho algo para argumentar.

    Responder
  • Everildo Soares disse:

    Amei esse artigo. Enfim, consegui entender que, seja no monte, em casa ou na igreja…o importante é orar, manter um diálogo com Deus. Claro que no monte a concentração é facilitada. O tecido espiritual é mais acessível.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.