O que significa pano de saco e cinza na Bíblia?

Postado por em: O que significa isso?

Quando estudamos a Bíblia é muito importante conhecer e entender as práticas típicas da cultura do povo que é mencionado nas passagens. Isso é importante, principalmente porque nossa cultura é bem diferente e, muitos dos aspectos e significados, não são compreensíveis naturalmente para nós. É o caso da expressão “pano de saco e cinza”, que aparece diversas vezes na Bíblia. Para nós essa expressão não parece ter muito significado e parece soar até meio estranha. Mas na cultura judaica era uma expressão carregada de significado. Veja um exemplo: “Quando soube Mordecai tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco e de cinza, e, saindo pela cidade, clamou com grande e amargo clamor” (Ester 4.1).

Mas qual o significado dessa expressão na Bíblia?

o-que-significa-pano-de-saco-e-cinzas

Para compreender melhor essas expressões, primeiro precisamos compreender o que era o pano de saco e a cinza. O pano de saco ou “cilício” era um tecido grosseiro e resistente feito de pelos de cabra ou de camelo, utilizado para conter cereais, objetos e alimentos em geral. Esse pano de saco era devidamente cortado e vestido como uma roupa por algumas pessoas em algumas ocasiões que mencionarei abaixo. A cinza era o conhecido pó resultante da queima de alguma coisa.

Esses dois elementos eram utilizados pelos judeus para demonstrar:

(1) que a pessoa ou o povo estavam passando por momentos de grande tristeza: “Disse, pois, Davi a Joabe e a todo o povo que com ele estava: Rasgai as vossas vestes, cingi-vos de panos de saco e ide pranteando diante de Abner. E o rei Davi ia seguindo o féretro.” (2 Samuel 3.31).

(2) que a pessoa ou povo estavam passando por momentos de arrependimento: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza.” (Lucas 10.13)

(3) que a pessoa ou povo estavam passando por momentos de humilhação: “Pus um pano de saco por veste e me tornei objeto de escárnio para eles.” (Salmos 69.11)

Como vimos essa é uma expressão muito significativa ao povo judeu e que diz muito a respeito de seus sentimentos e atitudes.

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

22 comentários

  • egna disse:

    é meio complicado entender a biblía,pois tem muitas palavras com significados diferentes.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Egna, por isso é necessário que a estudemos com muito carinho

      Responder
  • ivanei disse:

    EU TENHO FOME E SEDE DE LER E APRENDER E ENTENDER A BÍBLIA,E ESTOU MUITO GRATA PRIMEIRAMENTE A DEUS E DEPOIS EM MINHA IRMÃ EM CRISTO NILDA SIMÃO QUE É CARENTE DAS ORAÇÕES DOS IRMÃOS NA DO CASAMENTO, ENÃO POR FAVOR INTERCEDEM POR ELA.

    Responder
  • 00244917601723 disse:

    obrigado,
    não e fácil entender a linguagem da Bíblia.
    Meus comprimentos em Cristo.

    Responder
  • luiz massotti disse:

    otima explicaçao

    Responder
  • Léia disse:

    Obrigada por vc se propor a nos esclarecer tantas duvidas. Seu trabalho é dez!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Léia!

      Responder
  • José Maria Cavalcante de Albuquerque disse:

    Olá, como é maravilhoso aprender o caminhar da Palavra de Deus, sentimos uma grande libertação espiritual, cai por terras o medo, a inibição e melhor, caminhamos com maior firmesa sem tropeços. A compreensão se manisfeta e se alegra o espírito em nós. Deus seja convosco, amém…JOSÉ MARIA C. DE ALBUQUERQUE (ASSEMBLEIA DE DEUS EM SAMBAETIBA – ITABORAÍ, RJ

    Responder
  • Norma dos Santos Monsores Favaro disse:

    Obrigada por nos trazer um pouco de seu conhecimento Bíblico. DEUS lhe abençoe muitíssimo !

    Responder
  • rhubia oliveira disse:

    oi! Tenho 26 anos Gostei muito de aprender sou uma nova convertida e tenho muita sede de aprender os significados da Bíblia de compreende-la a fundo cada vez mais coloque bastantes conteudos e queria saber de que origem se deu a harpa cristã? Obrigada

    Responder
  • Welington disse:

    Paz e Graça aos irmãos! O sentido do pano de saco e cinzas, é o sentido de se humilhar perante ao rei como esta escrito em LUCAS 18:9-14, acho que o que falta no cristão contemporâneo é isso, reconhecer que sem Deus não somos nada. André prazer em escrever no seu blog pela primeira vez, também sou estudante da palavra, e servo de Jesus. Abraços

    Responder
  • Frank Martins disse:

    Gostei muito desse estudo. Mas gostaria que me esclaressesse algo. Hoje em nosso tempo, qual o significado de a pessoa fazer um propósito de usar esse tipo de veste?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Hoje em dia não é costumeiro isso. Não vejo nenhum objetivo em realizar isso hoje em dia já que é algo estranho a nossa cultura

      Responder
  • Sérgio disse:

    Esse estudo me trouxe clareza, para entender meus tantos porquês!!!
    Deus lhe abençoe Pastor.

    Responder
  • ubirajara de souza disse:

    Deus é maravilhoso só a palavra para nos libertar da cegueira espiritual deste mundo, jesus cristo é a palavra. Ubirajara de souza salvador- ba

    Responder
  • ubirajara de souza disse:

    Jesus é a verdade e a vida ele sempre nos guiara ele sempre nos ajuda nos momentos deficeis por isso nos sem jesus não esistiria

    Responder
  • Danila Pacheco disse:

    Hoje ouvi umas “pastoras’da Boas Novas,afirmarem em bom tom que pano de saco era pano de menstruação.tem lógica.?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Danila, o pano de saco não. Elas confundiram com o “trapo de imundícia” que é citado na Bíblia e que remete a esse pano

      Responder
  • Nair Vaní da Silva Coelho disse:

    Entendi que, “pano de saco” significa tristeza e arrependimento, e que Deus tinha isto muito em conta, cada vez que uma atitude destas era tomada.

    Responder
  • Neusa Rodrigues da Silva disse:

    Que bom saber o significado de várias atitudes dos Judeus. A expressão “pano de saco e cinzas eu já entendia o que era “saco de pano e cinzas. Amo e leio muito aprender sobre a vida dos judeus e sua situações com referência a Deus. Será que eles ainda usam esses elementos?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Neusa, eu não conheço muito a realidade deles hoje, não saberia te responder

      Responder
  • Neusa Rodrigues da Silva Xavier disse:

    Que bom saber os significados da expressão Pano de saco e cinzas, Eu já entendia que era isso mesmo, Só gostaria de entender se os judeus ainda usam esses elementos hoje em dia.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.