Afinal, alguém já viu a Deus ou é impossível alguém ver a Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: A Bíblia diz que ninguém jamais viu a Deus. Porém, temos alguns textos bíblicos onde personagens dizem com todas as letras que viram a Deus. Isso seria alguma contradição ou tem algo que não estou conseguindo perceber nos textos? Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, essa, de fato, é uma questão que confunde muitas pessoas. É preciso um exame cuidadoso de alguns textos bíblicos para chegarmos a uma conclusão correta. Faremos isso juntos a partir de agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Alguém já viu a Deus? É possível ver o Senhor Deus?

(1) A primeira coisa que salta aos olhos é uma aparente contradição em alguns textos bíblicos. Observe, por exemplo, o que Jacó declara sobre seu encontro com Deus: “Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.” (Gênesis 32:30). 

Já em outro texto vemos Deus dizendo a Moisés, quando este queria ver a Sua face: “E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” (Êxodo 33:20).

Como vimos nos textos acima, aparentemente temos uma contradição, já que Jacó diz que viu a Deus e Deus diz a Moisés que ninguém pode vê-Lo e viver. Como explicar isso?

(2) Bom, em primeiro lugar a Bíblia deixa claro que Deus não pode ser visto. Não sabemos exatamente todas as respostas e os porquês disso, mas Ele não pode ser visto.

Em Êxodo 33:20 Deus diz que homem nenhum verá a sua face e viverá. Já o apóstolo João declara que “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” (João 1:18). Essa é uma realidade no Antigo Testamento e repetida no Novo Testamento.

Mas sabendo disso fica a pergunta: O que alguns personagens da Bíblia viram se Deus não pode ser visto? Por que eles declararam que viram a Deus? Eles teriam se enganado?

(3) A teologia explica essas questões através da palavra “teofania”. A teofania é uma manifestação visível de Deus. Era quando Deus se manifestava através de algo a alguém. Quando alguém via uma teofania normalmente via algo grandioso, fora dos padrões normais, o que indicava para aquela pessoa que estava como que vendo a Deus.

Porém, essa manifestação não era a própria face (“imagem”) de Deus como se Ele estivesse sendo visto face a face em toda a sua glória a esplendor.

Observe algumas teofanias (manifestações visíveis de Deus) presentes na Bíblia:

(a) Deus manifestando-se através de uma nuvem, relâmpagos e trovões, barulho de trombeta, trazendo uma mensagem direta ao povo (Êxodo 19:9-25);

(b) Deus manifestando-se em sonhos (Gênesis 28:12-17);

(c) Deus manifestando-se em uma visão (Isaías 6:1-13);

(d) Deus manifestando-se por um anjo (Êxodo 3:2—4:17). Etc.

(4) Os textos acima deixam claro que os personagens bíblicos viram manifestações visíveis e muito fortes de Deus e não a própria face Dele.

Era muito comum eles acharem que tinham visto Deus (de certa forma viram, pois era uma manifestação Dele) devido a grandeza das manifestações. Observe o que Moisés e o povo disseram quando viram as manifestações nos relâmpagos e trovões, quando Deus lhes falou os dez mandamentos:

“Face a face falou o SENHOR conosco, no monte, do meio do fogo…” (Deuteronômio 5:4).

Não se trata de um engano ou de um erro. O próprio Deus realmente estava ali naquelas manifestações, porém, não a sua “imagem” em toda a sua glória e poder, que, segundo os textos bíblicos, não pode ser vista.

(5) Eu costumo comparar essas visões da manifestação de Deus com o sol. Podemos ver a luz do sol, até mesmo senti-lo na nossa pele. Porém, se tentarmos olhar diretamente para ele não conseguimos, nossos olhos ficam como que cegados. Nosso instinto é tirar os olhos dessa luz tão forte! Não conseguimos encarar o sol diretamente.

É mais ou menos assim com Deus também. O homem não tem estrutura e condições de vê-lo plenamente, em toda Sua glória, mas conseguimos perceber e ver manifestações Dele, adequadas à nossa pequenez! De certa forma, é uma maneira de “ver a Deus” que encontramos em muitas passagens da Bíblia.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp