O que significa lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás?

Postado por em: O que significa isso?

Esta citação está em Eclesiastes 11.1: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” Não há uma interpretação precisa a respeito do significado dessa expressão. Assim, precisamos observar um pouco o contexto e as hipóteses que se levantam a respeito do que o autor quis comunicar.

O que significa lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás?

Eclesiastes 11.1-8 apresenta reflexões a respeito do excesso de cautela em nossa vida e naquilo que faz parte dela. Observe, por exemplo, que Salomão trabalha questões como as incertezas da natureza (v. 3), as incertezas a respeito dos desígnios de Deus (v.5), as incertezas do nosso trabalho (v.6). Todas essas incertezas não devem nos fazer apelar para um excesso de cautela que busque concretizar o que queremos, antes, devemos trabalhar e viver a nossa vida com sabedoria e fé, sem ansiedades prejudiciais e que não resolvem nada. É nesse contexto que o texto objeto de nosso estudo está inserido. Existem pelo menos três possíveis interpretações principais a respeito do significado desse texto:

(1) Alguns estudiosos afirmam que esse texto possa se referir à caridade, ou seja, devemos “lançar” o pão para abençoar vidas que precisam dele. Aparentemente – lançar o pão sobre as águas – nunca retornaria a nós como um lucro, pois perderíamos esse pão. Porém, ajudando os outros, a bênção voltaria às nossas vidas mais cedo ou mais tarde como consequência da nossa liberalidade e amor ao próximo.

(2) Outros estudiosos apresentam a interpretação de que mesmo uma atitude que não parece tão sábia – nesse caso lançar o pão sobre as águas – tem as suas recompensas ou consequências em nossa vida. Assim, temos que ter cuidado com nossas atitudes, principalmente aquelas absurdas, pois acharemos os frutos delas.

(3) Ainda uma terceira interpretação diz que a alusão aqui possa ser a respeito do comércio marítimo de trigo. Salomão estaria apresentando essa modalidade de comércio como algo sábio e recompensador, apesar de arriscado. Esse comércio seria o lançar o pão (trigo) sobre as águas e, depois da viagem longa e perigosa por mar, obter o seu lucro. Apesar da demora de muitos dias, o lucro seria achado (recebido), bastando que houvesse tranquilidade para fazer o investimento no tempo certo e a paciência de esperar.

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

52 comentários

  • ana paula disse:

    Não entendi muito mas acho que valeu pra abrir novos discernimentos fica na paz.

    Responder
    • paulo machado disse:

      Existe ainda uma possibilidade a ser considerada o texto parece fazer referencia ao período em que era semeado o trigo após a cheia do rio a semente era lançada e, sem nenhuma garantia, esperava-se a água secar, como havia muitos nutrientes trazidos pela água a colheita era muito farta parece que este texto quer de fato tratar de fé, esperança e confiança naquele que está em oculto trabalhando para aqueles que nele esperam (Is. 64. 4)

      Responder
      • leandro disse:

        mt bom paulo machado, achei bem mais contextualizado do que os acima citados

        Responder
      • Habakkuk disse:

        Muito boa visão Paulo, eu vejo por este também, pois vale lembrar que o justo viverá pela fé e o oculto que nos surpreende não o que vemos. Deus seja louvado por esta imterpretação.

        Responder
      • jose disse:

        isso mesmo Paulo. Acredito ser o rio Nilo que data época do ano ele se enchia.
        Pode significar nosso dizimo. Pode significar abençoar outra pessoa com uma palavra de Deus.
        E futuramente essa pessoa nos abençoar com uma nova palavra. É lançar uma semente e depois de um tempo essa semente dar frutos, que possa nos abençoar.

        Responder
      • Adriano Azevedo disse:

        uma benção esse seu comentario da pra si ter uma visão de que devemos agir prudente mas com certeza de que Jesus ta na frente de tudo em nossa vida amém fiquem todos na paz do senhor Jesus.

        Responder
  • Fabio Silveira de Faria disse:

    Eu me inclino pela opção 3.

    Responder
  • Jaime Alves disse:

    Também me identifiquei mais com a opção 3

    Responder
  • Edevaldo disse:

    É fato também que havia uma prática egipcia de plantar trigo (pão), durante as cheias das águas do Nilo, eles lançavam as semetes nas águas, quando essas baixavam depositavam as mesmas nas terras férteis.
    Assim lançavam suas sementes nas águas e depois de algum tempo encontravam o trigo plantado.

    semente=palavra de Deus
    Nilo = mundo ou pecador

    Responder
  • helio disse:

    lança o teu pão sobre as aguas e depois de muitos dias o achará. ₢reio que lançar o pão sobre as aguas, é praticar a caridade no que diz respeito ao alimento . as aguas são as pes-
    soas, achar o pão depois de muitos dias é a forma de Deus de devolver o que foi semeado.
    assim, entendo essa passagem conforme a PALAVRA DE DEUS.

    Responder
    • joaquim disse:

      A paz do senhor !
      Da mesma forma que o senhor nos ensina a prática da caridade e a respeito da lei da semeadura nestes versiculos , Ele tambem nos ensina a lancarmos o pão espiritual que é a palavra de Deus , sobre as aguas (pessoas), e depois de algun tempo vc vai ver o seu pão de volta, pessoas arrependidas ,convertidas,salvas em cristo Jesus.
      Então irmão lance seu pão sobre as aguas e Deus abencõe!

      Responder
    • Marcos disse:

      Boa interpretação Helio. fico esta esta opção que seria a primeira.

      Responder
  • mauro disse:

    MAURO em 08 de fevereiro de 2013 as 11,03 . concordo com a resposta do Edevaldo acima , ja que o nossa missao e pregar a palavra a toda critura.

    Responder
  • Emerson Evaristo disse:

    a tristeza da minha alma…é só o Senhor para curar…pois ñ tenho na minha vida amor e nem felicidade…

    Responder
    • giovana garcia disse:

      para;Emerson Evaristo,oi varão a paz do Senhor.aqui quem fala com você é a missionária Giovana,mais dê liberdade para Deus curar você,abra o seu coração deixa Deus agir,esqueça o que passou,agora tem que ser o novo na tua vida,amado do pai,Deus tem o novo dele para contigo,dá lugar ao espirito Santo de Deus para ele operar,e tudo vai dar certo,tem coisas antigas que você ainda guarda no teu peito,e o que você perdeu,pode crer que foi e vai ser crescimento para a sua vida,As coisas velhas se passaram eis que tudo se fé novo.lenta a sua cabeça e que Deus o abençõe

      Responder
    • Tereza da silva santana disse:

      Emerson peça a Deus uma esposa, namorada por que tenho certeza que ele é contigo, a palavra dele diz assim clama a mi e ouvirei o desejo do teu coração.

      Responder
  • elza parente veras disse:

    bom é o sequinte eu acho na minha opiniao o sig é esse;em apocalipse-17;15 q aguas sig naçoes,povos ,raças ,pregar o evangelho fazer caridade ,amor au proximo ,será q estou certa? lança o teu pao.

    Responder
  • Bruna Campos disse:

    Lança o teu pão sobre as aguás,por que depois de muitos dias o acharas.
    Vejo este versículo como um alerta.Nos chamando a atenção de estarmos sempre prevenidos,preparados.
    Assim como as 5 virgens,que não deixaram pra cima da hora.Trataram de encher logo as lamparinas antes que fosse tarde.
    Tipo: Ei vai lá e se previne,porque quando vc precisar vai estar lá prontinho já te esperando e em abundancia.
    Porque se vc parar pra analisar o pão quando é lançado na água ele incha,redobra de tamanho.
    Então seja prevenido esteja sempre pronto,preparado!!!!
    Deus abençoe.

    Responder
  • Cleverson disse:

    Quanto ao texto acima vejo a interpretação de quando lança o pão ele se desfaz e os peixes o comem, e quando este peixe pescado o pão retornou, alimentamos o que agora nos alimenta.

    Responder
  • thiago disse:

    vejo que essa palavra gerou varias significativas porque cada um pensa de um jeito mas eu axo que a palavra foi escrita sempre pra todos nos colocar em pratica crescer no caminho que deus quer lancar o pão sobre as aguas é tudo que nos fazemos ispontâneamente de bom aqui no mundo com todos sem analizar situacões asim axaras pessoas tranformadas que naturalmente vc ajudou te agradecendo. Então tudo que se refere a palavra de Deus e pra (nós) e ser analisada para o nosso crescimento ispiritual .

    Responder
  • WALTERNEY SANTINHO NETO disse:

    Gostaria sinceramente de ver citado as fontes de tais interpretações, mas ao que me parece elas são interpretações mais espiritualizadas do que exatamente uma exegese cuja base seja o conceito dessa expressão idiomática, ou melhor, essa frase era um ditado da época. O pão desta frase não quer dizer o pão pronto, a expressão tem a ver com a semente do trigo que é aquilo de que se faz o pão propriamente dito. Então como em Israel ou melhor no Oriente Médio há duas estações chuvosas, uma bem curta em Abril e outra maior em Outubro e Novembro, todo pai de família ou agricultor aproveitava essas estações chuvosas para pegar o trigo estocado para lançar sobre as poças d´agua que se formavam com as chuvas, vale lembrar, que mesmo sendo estações chuvosas não são chuvas em níveis que podemos comparar com os lugares próximos aos trópicos, na verdade, as chuvas são rápidas. Então o agricultor ou o pai de família mesmo sabendo que aquelas sementes lhes serviriam para alimentar a sua família (pão) eles precisavam continuar semeando e jogavam as sementes nas poças d´agua e em poucos dias com a falta de chuva a semente encontrava um ambiente propício para germinar, (terra adubada naturlamente e úmida). O texto não significa pegar um pão pronto e jogar num rio por exemplo, pois em poucos minutos ninguém acharia pão algum, nem quem jogou e nem para quem seria dirigido em tese. Graça e paz sejam dirigidas a todos no amor de Cristo.

    Responder
  • paulo disse:

    analisando o contexto na minha opiniao é a primeira
    2- reparta oque voce tem com 7 até mesmo com 8 ,pois vc nao sabe q desgraça podera cair sobre a terra…

    4 – quem fica observando o vento nao plantara ,quem fica observando a nuvem nao colhera …

    6-plante de manha asua semente , nao deixe sua mao ficar atoa

    na minha opinoao fica claro q ele fala em plnatarpra mais tarde colher

    Responder
  • Sandro André disse:

    Se eu pensasse que a Bíblia foi escrita apenas para os leitores daquela época, ficaria com a opção 3. Como eu acredito que Deus tem algo a ensinar de modo universal, fico com a opção 1.

    Responder
    • Adonias Sebastião disse:

      Meu pai me ensinou que quando voce estiver em cima,trate bém quem está em baixo;porque um dia voce poderá estar descendo e será tratado da mesma forma.
      Lançar o pão sobre as aguas e voce fazer o bem hoje sem esperar nada em troca;se um dia voce estiver em apuros,DEUS se lembrará do que voce fez e o teu socorro chegará.
      Adonias Sebastiâo pinto..
      Ass de DEUS.
      10/10/13

      Responder
  • Olga Sueli disse:

    Eu já na minha pouco sabedoria entendo que, lançar seu pão sobre às águas, está falando da palavra de Deus”Evangelização”, pois diz o verso seguinte que depois de muitos dias o achara, vejo assim, quando pregamos o evangelho é lançar o pão, nada mais é a PALAVRA DE DE DEUS, qual lucro maior receberíamos, ao saber que a pessoa a qual você lançou o pão se converteu, este é o lucro.

    Responder
    • Elizeu Pereira disse:

      Os três ítens é interessante! A caridade é parte integrante da vd. do cristão, temque ser algo volluntário. É preciso lançar a palavra de Deus no grande mar da humanidade, depois de muitos dias ou seja, na Eternidade , a recompensa!!!!! Mas _ cuidado, é perigoso, precisa muita responsabilidade!!!!!!!! abç.

      Responder
  • rbrto disse:

    lançar o pão, é como lançar a rede a mar. é não ter medo de arriscar.

    Responder
  • Valeria Oliveira disse:

    Eu pessoalmente tive uma experiência viva dentro desta palavra há 14 anos atrás…Vinha tentando engravidar há 3 anos e depois de varias tentativas,tratamentos e etc ,teve um dia que eu disse:chega! , não quero mais tentar…já cansada ,com pouca saúde e já sem condições financeiras para suportar tamanha despesa resolvemos ( eu e meu marido) desistir de continuar insistindo na busca deste filho …foi quando Deus me levou a este versículo de eclesiastes 11..e naquele momento e dentro do entendimento que tive do Espírito Santo de Deus , lançar o pão seria lançar-me a Cristo de todo o meu coração para achar a vida ( filho ) que tanto eu suplicava a Deus..e foi isso que aconteceu ..quando entreguei com tudo a Deus,joguei-me aos pés de Cristo e fiquei “cega” de tanta fé , Jesus me deu a minha vitória!(literalmente pois esse é o nome da minha princesa…) .Por isso para mim este versículo tem haver com perseverança,busca e Fé ! Deus abençoe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Lindo testemunho, Valéria!

      Responder
    • Sandra Marques disse:

      Que lindo Valeria!!! Este versículo tem várias interpretações e a tua veio mai de encontro ao meu coração. Creio que num mesmo versículo Deus pode falar de várias maneiras.

      Responder
  • Marcio disse:

    Pão é a palavra que é semeada (lançada) e água significa pessoas (multidão). Lança a palavra entre as pessoas porque depois de muitos dias acharas. Não só com palavras mas com atitudes de amor também para com o próximo. O Senhor nos ensina a cultivar a palavra e o amor para pode colher.
    Da mesma forma que ensinamos lançando a palavra sobre as pessoas assim Deus também nos ensina.
    Em apocalipse você acha o siginificado do que quér dizer águas.

    Responder
  • Paula disse:

    Em meu entendimento,o autor usou a pratica de semear da época como um exemplo, de que devemos lançar a semente(o amor) e depois de dias acharas.pois Jesus disse: aquilo que plantar também ceifara.

    Responder
  • DANIEL BELARMINO VIEIRA disse:

    Onde tem água DEUS bota peixes, ora, se peixe também come pao, nada é perdido lançar o pao pra peixe comer. O retorno é certo. O peixe volta na forma de pao como sustento. Com DEUS nao se perde nada. É só confiar nEle e ELE nada deixará faltar. Quem confia em DEUS pesca pao na forma de peixe e faz o culto do peixe e do pão. Na beira do Tiberíades, Jesus Ressucitado convidou os seus discipulos a comerem peixe e pao.

    Responder
  • Everton Cesar disse:

    alguns afirmam que o “lançar o pão sobre as águas” , diz respeito a um costume antigo do tempo do Egito e conhecido pelos judeus do tempo em que eles viviam la como escravos, quando o nilo estava em época de cheia os egipcios lançavam o trigo sobre as águas, quando as águas baixavam as sementes ficavam enterradas na lama fértil das margens e germinava, crescia e produzia, muitas vezes mais a quantia lançada.

    Responder
  • Fernandes disse:

    Este comentario relaciona-se com Galatas 6.7b. Pois aquilo que o homem semear, também ceifara.

    Responder
  • blogtoninhogardin disse:

    Vou pregar sobre isso.
    Tenho uma revelação diferente do texto acima.

    Responder
  • raquel disse:

    Gostei muito Deus te abençoe…

    Responder
  • Luiz Antonio Kotkievicz disse:

    O pão devido ao seu preparo, é algo muito mais valioso do que as simples sementes de trigo. O texto me inspira ao desprendimento das coisas matriais,quando fazemos um ato de amor ao próximo. Então, se alguém está em dificuldades, precisa de ajuda, etc.. ajudeo-o e se desprenda de receber de volta. Não espere por recompensas. Arrisque doar-se como devolveria Deus os presentes que já recebeu, ou que precisará um dia.Talvez quando precisar já terá a ajuda pronta.Arrisque-se a ter o dinheiro emprestado de volta nesta vida, ou em outras existências. O importante neste caso, é considerar que o pão será devorado pelos peixes, comido pelos vermes, ou apodrecerá n’água. Liberte-se dele, não fique esperando, nem cobre pelo retorno que pode ocorrer ou não… Poderá até ser usado para pagar uma “conta” sua com Deus e que você não enxerga neste mundo.

    Responder
  • karine disse:

    a primeira hipótese teve mais haver, lança o pão sobre as águas significar ajudar alguma pessoa…..

    Responder
  • Ezequiel de Almeida disse:

    Uma das Vertentes sobre o Vs. Lança o teu pão sobre as Aguas porque depois de muitos dias o acharás,tem a ver com os povos dos tempos biblicos, que segundo historiadores os agricultores na época da cheia lançavam as sementes de trigo nas aguas do Rio Nilo e elas iam nas aguas que se espalhavam mata a dentro ( enseadas) e quando as aguas do rio baichavam as sementes ficavam em terra as quais depois de dias germinavam dando o fruto…Trigo – pao e quando esses agricultores sentiam falta de pao em suas respectivas casas eles saiam nas enseadas e achavam ali uma verdadeira plantaçao de trigo,fruto das sementes lançadas sobre as aguas,o pao aqui esta na linguagem figurada,ou seja…pao,figurando o trigo….lança as tuas sementes de trigo sobre as aguas e depois de muitos dias acharas pão! Aleluias! Rev. Ezequiel de Almeida. TOCANTINS.

    Responder
  • Brum RS disse:

    Salomao se refere as sementes lançadas sobre as aguas do rio Nilo nas época da cheia o rio transbordava 2 km para ambos lados, quando ele voltava ao normal as sementes começavam crescer e frutificar.

    Responder
  • jennifer disse:

    .tenho um chamado missionario, no qual DEUS começou a mi despertar com este capitulo,(é bom deixar claro que a palavra se renova acada manhã, por isso tudo passa menos a sua palavra, hoje ela se aplica nesta situação outro dia DEUS pode usar a mesma palavra com interpretação diferente para minha vida)

    pão =quem eu sou
    as águas= oceano do ESPIRITO SANTO
    depois de muitos dias= um tempo de busca, crescimento, como um pão se inja na água se encha do ESPIRITO

    “SÓ DEPOIS DE CHEIO DE UNÇÃO VC PODE REPARTIR COM OS OUTRO A BENÇÃO DE DEUS”

    Quando diz por que vc não sabe que desgraça pode cair sobre a terra…… é por que o dias da vinda do senhor esta proxima e ninguem sabe nem o dia nem a hora

    se lança nas águas do ESPIRITO DE DEUS e vá pregar o evangelho pois o JESUS está voltando!!!!!!!

    Responder
  • Marcio disse:

    Estarei ministrado sobre o assunto em uma Escola Bíblica Dominical e, desde já quero agradecer a todos pelos esclarecimento do texto. Me ajudaram bastante. Parabens ao responsável pelo site e pela discussão.

    Espero contribuir pelo menos no entendimento de uma palavra ou simplesmente de uma letra:

    ++Vejam o que dizem os estudiosos:

    *** o Novo dicionário da bíblia, página 1.108, versão PDF:

    “Lança o teu pão sobre as águas”

    ‘É regularmente certo que a referência principal destas palavras, como Delitzsch tem demonstrado, é ao comércio de transporte marítimo do trigo. Mas Eclesiastes indubitavelmente usa essa forma de aventura comercial para ilustrar o curso que a sabedoria sugere em outros campos da vida, tal como a prática da caridade não calculada, à qual, segundo se tem entendido geralmente, essas palavras se referem’. Cfr. #Lc 16.9.

    *** Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia de Champlin, Volume 05, pag 42:

    “(Ecl. 11: 1), provavelmente refere-se ao costume dos egípcios de lançarem sementes sobre as águas rasas, das inundações do rio Nilo. Parecia ser uma insensatez, mas a semente germinava, e o resultado final era o pão. Isso simboliza a nossa generosidade com outras pessoas, o que, pelo menos para alguns, pode parecer uma tolice, pois
    pode parecer uma dilapidação de recursos materiais. Com a passagem do tempo, entretanto, a semente assim lançada germina, havendo um abundante
    retorno para esse tipo de ação”.

    Comparando várias traduções e versões (Ec 11.1):

    ** WLC – Westminster Leningrad Codex

    שַׁלַּח לַחְמְךָ עַל־פְּנֵי הַמָּיִם כִּֽי־בְרֹב הַיָּמִים תִּמְצָאֶֽנּוּ׃1

    ** ALMEIDA CORRIGIDA FIEL – 2007

    1 . LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

    ** BÍBLIA LIVRE

    1. ​Lança teu pão sobre as águas, pois depois de muitos dias tu o encontrarás.

    ** NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE

    1 “EMPREGUE o seu DINHEIRO em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro”. (aqui foge levimente da ideia do trigo/Nilo)

    ** BÍBLIA VIVA

    1 Seja GENEROSO porque o que você der a outros acabará voltando para você.

    **NVI – NOVA VERSÃO INTERNACIONAL

    1 Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.

    ** VERSÃO CATÓLICA sem Apócrifos

    JOGUE seu pão sobre a água, porque dias depois você o encontrará.

    ** VERSÃO KING JAMES (versão do rei tiago)

    1 Cast thy bread upon the waters: for thou shalt find it after many days

    Observem variações apresentadas pelas traduções e versões. O certo é que o sentido principal do texto permanece: faça alguma coisa, se mexa, movimente-se.

    Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo.

    Responder
  • Sergio Oliveira disse:

    Resumo :
    Saiamos do imobilismo( 11.4Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará) tomemos uma atitude de fé exercendo verdadeiramente o evangelismo( 11.2 a Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra)
    as boas práticas e da generosidade(11.6Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas)
    , pois cabe a nos semear, lançar e ajudar, sem esperar a recompensa imediata, isso ao seu tempo(tempo Dele) o senhor a possibilitará (11.7 – Verdadeiramente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol).

    Responder
  • Marcos disse:

    Que eu entendi espiritualmente..

    Lançar pão sobre aguas tem duas definições pra que entendemos. lançar seus sonhos seus desejos sua vida Jesus disse eu sou pão que veio do céus agua significa sua vida no mundo se vc lança seu pão nas acharas bem de Deus na sua vida

    traduzido pelo poder Deus e sabedoria divina!

    Responder
  • ednéia disse:

    Ednéa: Ao meu parecer,ou talvez uma revelação, Lançar o pao sobre as aguas,seria a pregação da palavra,pois quando se é pregada,ela não volta vazia ao Senhor,Lançar,levar ou atirar o pão. E se nós temermos e não fazermos o que Jesus nos pediu em Marcos 16.15,como vamos poder ver os frutos , no caso ,
    depois de muitos dias o achará (vs 1) Se olharmos as dificuldades não vamos pregar,e se não pregarmos não terá colheita (vs 4) Entao só entendemos os mistérios de Deus,quando renunciamos as coisas mundanas e nos
    dedicamos verdadeiramente a obras do Pai (vs 5 ) . Pregar a palavra,nao é só pregar,mais zelar por quem está sendo levada,nao repouse a tua mão (vs 6 ) porque muitas podem aceitar Jesus,e outras não. Eclesiates 11.

    Responder
  • diogo disse:

    Entendo que Salomão se referiu às águas de uma correnteza. Vejamos: Quando lançamos algo sobre às águas corrente, esse algo se perde, porém se descermos rio abaixo, embora possa demorar, poderemos achá-lo. Ora, o pão representa o sustento; se não o devorarmos por inteiro agora, poderemos amanhã, numa eventual necessidade, achá-lo para estancar nossa fome.

    Responder
  • Tárcio Leandro disse:

    Idem 3

    Responder
    • jose disse:

      meus irmaos vi muitas irterpretações de entendimentos, eu porem entendo o lançar o pão a palavra de deus que futifica nos corações de muitos dos que o acharam.

      Responder
  • krejo disse:

    Eu vejo de outra forma. vejo que se voçe entregar sua vida ao senhor e deixar que ele ogui futuramente e sempre umilde ajudando aos que precisan sem ganancia e sem esperar a retribuição, pois quem voçe ajuda o senhor cadaves mais honrara com assua promessa, e sempre atendera odesejo do sel coração. deus te Abencoe. AMEM.

    Responder
  • luiz antonio de andrade disse:

    NUNCA DEVEMOS PARA LANÇA A BOA SEMENTE , POIS AO SEU TEMPO ELA BROTARÁ E DARA MUITOS FRUTOS, POR EXEMPLO QUANDO VOCÊ GANHA ALMAS PRA JESUS, VOCÊ ESTA LANÇANDO À SEMENTE QUIE É A PALAVRA DE DEUS.É COMO ESTIVE-SE LANÇANDO O PÃO SOBRE AS ÁGUAS . QUANTAS PESSOAS FORÃO ALCANÇADAS PELAS PALAVRAS, E HOJE ESTÃO FAZENDO A OBRA DE DEUS?. NÃO EMPORTA O TEMPO CONTINUE LANÇANDO O SEU PAÕ SOBRE AS ÀGUAS PORQUE AO SEU TEMPO VOCÊ O ACHARÁ, E VERA QUE VALEU APENA. TANTA GENTE SEM SE LANÇAR EM MADA, PESSOAS VAZIAS SEM MOTIVAÇÃO, SEM ALTO ESTIMA, SEM FÉ E SEM ALEGRIA DA SALVAÇÃO.
    EU LENBRO DO APOSTOLO PEDRO QUE PASSOU A NOITE INTEIRA PESCANDO, E AO AMANHACER NÃO CONSEGUI PEGA UM PEIXE.. E AO AMANHECER ESTAVA LAVANDO SUA REDE JA CANÇADO E DESANIMADO POR TER PASSADO À NOITE ENTERA PESCANDO SEM CONSEGUI EXITO. FOI QUANDO JESUS O CONVIDOU PARA ENTRA NO BARCO E FOI COM ELE ATÉ O MEIO DO MAR E DISSE: LANÇA A TUA REDE Á DIREITA. E DISSE PEDRO: SENHOR TENHO LANÇADO Á REDE TODA NOITE E NÃO TENHO PEGADO NADA, MAIS SOBRE Á TUA PALAVRA LANÇAREI A REDE.
    PEDRO CREU NA PALAVRA DE JESUS E QUANDO LANÇOU A REDE VENHO TANTO PEIXE QUE QUAZE SE ROMPEU A REDE. SABE O QUE EU APRENDO COM ISSO? QUE PARA CONSEGUI O IMPOSSÍVEL BASTA SE LANÇA COM TODA FÉ AO SENHOR JESUS. PORQUE SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADA Á DEUS.
    E A NOSSA FORÇA ESTA NA FÉ PORQUE POSSO TUDO NAQUELE QUE ME FORTALESSE.

    Responder
  • Geraldo Divino de Souza disse:

    Respeitável leitor, por muito tempo este texto de Eclesiastes trouxe grande interrogação em minha mente, pois
    como a maioria pensa, que proveito ou lucro se tem em jogar pão nas águas. Até que formei um açude no meu sítio e comecei a criar tilápias, preciso diariamente alimentá-las com ração para sua engorda.
    Passei a compreender que lançar o pão nas águas serve para alimentar peixes que no futuro voce mesmo
    poderá pescá-los. E aplicando isso nas relações de convívio social humano, você planta hoje, investe hoje,
    faz o bem hoje, seja um bom filho hoje, etc. e depois de muito tempo “pescará” bons resultados do que foi lançado sobre as águas desta vida. Que desta simples reflexão alguém venha desejar investir conscientemente no seu pesqueiro o “futuro”.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.