O que significa santo na Bíblia?

Postado por em: O que significa isso?

Uma das expressões bíblicas mais mal compreendidas é a expressão “santo”. Ela ganhou um significado popular um pouco diferente do significado bíblico. Normalmente, quando falamos em santo o que logo vem à mente das pessoas são as imagens (fotos ou esculturas – como a que está abaixo) de homens exemplares em seus procedimentos, que têm status de milagreiros diante do povo e foram canonizados pela igreja Católica Romana. As pessoas também usam a expressão para designar alguém com um procedimento exemplar e diferente do padrão normal da sociedade. Quando alguém tem um procedimento muito correto é chamado de santo ou de santinho pelas pessoas.

O que significa santo na Bíblia?

BIBLICAMENTE O QUE É UM SANTO?

Santo na Bíblia é aquele que possui santidade. Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra. Nesse sentido, qualquer pessoa pode ser santa, não necessitando que seja perfeita (o que ninguém consegue ser) e nem que milagres aconteçam pelas suas mãos. A única exigência é a santidade estar presente em sua vida. Por isso, a Bíblia declara:

“pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1Pe 1. 15)

Santo na Bíblia também é usado para se referir a Deus. Significa que o Senhor é moralmente puro, perfeito, justo e que Ele é separado de qualquer coisa má e imperfeita. Ele é o modelo supremo de santidade perfeita. Os santos devem buscar a sua santidade diretamente na fonte dela, ou seja, em Deus, conforme nos ensina a Palavra de Deus:

“porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1. 16).

Santo na Bíblia também pode ser aplicado a coisas. No Antigo Testamento, além de pessoas santas, vemos que algumas coisas também eram separadas (santas) para o uso nos trabalhos dedicados a Deus e, por isso, eram consideradas santas e consagradas. Um bom exemplo está nesse texto:

“Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção. Com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso, e o altar do holocausto com todos os utensílios, e a bacia com o seu suporte. Assim consagrarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.” (Êx 30.25-29)

Espero que o sentido da palavra santo possa ter ficado claro a todos. Deixemos as concepções erradas e abracemos a concepção verdadeira que está na Palavra de Deus!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

46 comentários

  • adeilde disse:

    Santo é toda pessoa que não faz o mal a ninguém, mas, que também faz o bem.
    Deus disse: eu sou santo e vós podem ser santos.

    Responder
    • Hell disse:

      “Santo na Bíblia é aquele que possui santidade. Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra. Nesse sentido, qualquer pessoa pode ser santa, não necessitando que seja perfeita (o que ninguém consegue ser) e nem que milagres aconteçam pelas suas mãos. A única exigência é a santidade estar presente em sua vida. ”

      Segundo dis vc aqueles queles que chamam de santos a igrja catolica esta errado mais errado esta vc pq segundo dis este texto que vc colocou e eu repeti acima dis ser santo é “separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra. Nesse sentido” portanto todos aquele que são canonizados são santos sim pq muitos deles preferiram largas suas riquezas para ajudar os necessitado ou algums que deram as suas riquezas para ajudar os necessitados e segundo oque eu sei da biblia em muitas passagens ela dis que vc deve dar a mao ao seu irmão que esta caido e o ajude a levantar, não dis com as mesmas palavras que eu disse mais para bom entendedor meia palavra basta. a biblia tem dez mandamentos mais os dois mais principais são : amai a Deus sobre todas as coisas e o segundo é amai ao teu proximo como a ti mesmo. e foi isto que este que chamam os catolicos de santos o fizeram deixaram as coisa mundanas e seguiram o caminho de Deus ….

      e vc si engana ao diser “qualquer pessoa pode ser santa” querer não é poder nem todos podem ser santos a biblia deixa bem claro “nem todo aquele que disser senhor senhor, estará no reino dos céus” ele quis diser com com isso que nem todas as pessos de hoje seriam pq oque ele mais prega é o amor ao proximo e muita gente dis que segue a biblia so pq esta sempre numa igreja la gritando e falando o nome de Deus mas va nesta pessoa cham um amigo ou qualquer pessoa para pregar sentado do lado de um doente contagioso por exemplo oque ele dis ? eu não tenho nojo, tenho medo de me contaminar e ai onde esta o seu amor ao proximo ? irmã dulce por exemplo cuidou de todo tipo de gente ela era bem jovem podia viver sua vida mais preferiu ficar cuidando de doentes inclusive leprosos durante a sua vida fes oque pode para dar cuidados aqueles que ninguem tinham coragem de se aproximar ……
      quando que hoje só pq uma pessoa ja fas um errinho todos se afastam dele so pq disem que vão ficar mal vistos so pq estão com este errado ….
      muitos podem ate diser “eu não faço isto” e podem ate não faser realmente e sempre seguirem ajudando mas sempre e com toda certeza que digo sempre por algum motivo vai ter aquela pessoa que foi ou é seu inimigo mortal ou que ja te fes mal algum dia ou o contrario ai vc dis que não vai ajuda-lo por isso ou por aquilo inventa mil e uma justificativas mas não ajuda, ou as veses ajuda um outro esperando algo em troca as veses vc ajuda alguem mais espera que esta pessoa sai disendo para todos que foi vc quem ajudou ele(a), ai vc esta fasendo não pq esta seguindo a palavra de Deus vc esta fasendo pq quer reconhecimento “Deus dis fasei o bem e não olhai a quem” por isso que nem toda pessoa alcançar a santidade …

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Hell, reafirmo minhas palavras. É óbvio que algumas daquelas pessoas que foram canonizadas pela igreja católica também foram santos. Não no sentido colocado pela igreja, que os coloca em um status de milagreiros e, alguns, até de mediadores entre Deus e os homens (coisa que a Bíblia proíbe).

        Com relação a qualquer pessoa pode ser um santo, isso é bíblico. Deus diz: “Sede santos porque eu sou santo”. Essa é uma ordem a todos os crentes.

        Abs!

        Responder
      • Sabrina disse:

        Hell a biblia diz: o que adianta ganhar o mundo todo e perder a sua vida!

        Se fazer o bem bastasse nao tinha tanta gente assim no inferno..

        Tem que fazer o bem sim, mas em primeiro lugar como vc citou na biblia temos que amar a Deus acima de todas as coisas e fazer a vontade dele e adorar somente a ele…
        Adorar imagens é idolatria e isso Deus abomina..

        Uma pessoa que ajuda os doentes, mas adora imagens de escultura por acaso é santa?
        Claro que nao, apesar de ajudar uma pessoa esta desagradando a Deus pelo fato de estar adorando a imagens e nao a ele!!!

        Responder
        • Roberto disse:

          Os Santos que foram canonizados pela Igreja foram exemplos etc etc não é uma imagem apenas. NÃO ADORAMOS IMAGEM, somos filhos do DEUS UNO, só adoramos a Deus. Essa de adorar imagem e deuses é pro paganismo.
          Sem falar que o presbítero se equivocou em dizer que colocamos alguns santos como mediadores, isso não existe!! Só Jesus é o mediador entre Deus e os homens, os Santos só intercedem, perante Deus. Agora o que conta nisso é saber a diferença entre adorar e venerar; e interceder e mediar.Simples questão da linguagem portuguesa.

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Roberto, me dê embasamento bíblico que indique que as pessoas depois de mortas intercedem a Deus pelos vivos… Você sabe muito bem que, na prática, a adoração aos santos canonizados é realizada. Basta olhar, por exemplo, que existe um santuário dedicado a Maria e lá ela é adorada.

          • wolfang disse:

            Como não sabemos orar a Deus como convém, Jesus Cristo é o único mediador e o Espírito Santo é o intercessor, que ora por nós intercedendo com gemidos inexprimíveis.
            Como está escrito em Romanos 8: 26 e 27, que diz:

            26 “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
            27 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

            e mais: os verdadeiros adoradores não precisam de imagens para adorar a Deus, e mortos não podem interceder por ninguém.

            Pois está escrito:

            “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”, (João 4: 23).

            “Deus não é Deus de mortos, mas sim dos vivos”

          • R Pedro disse:

            Só quem pode interceder por sua vida é quem tem vida e não quem já morreu, por isso, Jesus ressuscitou ao terceiro dia e intercede diante de Deus nosso Pai juntamente com os santos que Ele chamou pela sua graça e amor para a salvação, santos esses em vida, ou seja nós que fomos salvos em Cristo que clamamos pelas misericórdias do Senhor sobre esse mundo pervertido no engano juntamento com Cristo. Santo que já morreu está no descanso eterno e não diante de Deus vendo nossas obras aqui na terra e intercedendo ao Pai. E se vocês não adoram essas imagens tirem elas dos altares e não se curvem mais diante delas rapaz. Não venha com esse conversa fiada não, tenha pulso diante da heresia que você crê. Isaías 42.8 diz Eu sou o Senhor, esse é o meu nome, a minha glória pois, não a darei a outrem, nem a minha honra a imagens de escultura. Essa é meus princípios e princípios são imutáveis, pois os princípios são a base do nosso modo de vida e um Cristão verdadeiro tem seus princípios na palavra de Deus e não em dogmas e costumes papais.

          • paulo torres disse:

            Mas como não adoram as imagens! Se até pedem a elas pra interceder junto a Deus por nós , quando a bíblia diz que os salvos estão dormindo até a vinda de Jesus e nas igrejas católicas tem até um local paras as pessoas reverencias essas idolatrias satanicas.

      • Pedro disse:

        Embora sejamos sempre tentados a pensar na Santidade como algo inatingível, em Hebreus 12:14 a Bíblia Sagrada (tanto na versão Católica como na versão evangélica) nos instrui a buscar a Santificação e ainda nos adverte que sem a santidade NINGUÉM verá o Senhor. Todos precisamos buscar a santificação (separação desse mundo corrompido), e eu garanto que é uma delícia ter um viver santo! Agora, falar que Maria (mãe de Jesus, mulher santa sim, e amada sim) foi pro lado de Jesus pra ser intercessora… fala sério!! Será que o nosso Deus é tão fraquinho que precisa de um comedor de feijão pra ficar lá do lado dEle lembrando o que pedimos? Obvio que não! Isso é um engano terrível… Tem gente colando cartases por aí agradecento santo daqui e santo dali por terem dado alguma ‘graça’, e Deus, onde fica?? Sei que é uma ferida aberta pros Catolicos, mas basta estudar um pouquinho: essa veneração à Maria, surge da associação com deusas pagãs como Artemis, e a deusa Diana, na necessidade de ‘cristianilizar’ a religião pagã greco-romana, quando o imperador Constantino adotou o Cristianismo como religião oficial do império Romano (já que leu isso, leia também: http://www.alansemeador.xpg.com.br/Catolicismo.%20A%20HISTORIA%20DO%20CATOLICISMO.pdf).
        Que Deus abençõe todos, em nome de Jesus (somente de Jesus).
        Abs

        Responder
      • Elder Paz disse:

        Na verdade, você escreveu um texto enorme sem qualquer explicação que nos fizéssemos discordar da bíblia, leia a bíblia e verá que podemos ser santos sim.

        Responder
      • paulo torres disse:

        A paz de Deus! Mas a onde está na bíblia que um homem pode nomear outro como santo e a partir dali as pessoas sendo induzidas a pedir algo a esses supostos santos intermediar por nós perante o nosso pai Deus Jeová? A bíblia diz: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
        O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

        1 Timóteo 2:5-6

        E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

        Responder
  • Elisandra disse:

    Bom, vou falar com uma ex católica. É bom deixar claro uma coisa: não é só o fato de adorar imagens que é abominação aos olhos do Senhor. Eu quando católica não parava na frente de imagem, então eu achava que desse erro eu estava livre. Mas no meu pensamento, no meu coração, nas minhas ”rezas decoradas” eu chamava por santos. Então não é só o fato de prostrar-se diante de uma imagem feita por mãos humanas, mas sim colocar entre nós e Deus alguém além de seu filho Jesus.
    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Elisandra, você tem razão. A questão é bem mais ampla mesmo. Obrigado pela contribuição!

      Abs!

      Responder
  • Josiane disse:

    Hell a palavra de DEUS nos fala que nao somos salvos por obras,mas pela fe,fe em JESUS CRISTO,o que adianta ser bondoso e nao confessar JESUS como o senhor da sua vida,vai pro inferno nao tem jeito,ser SANTO e ser separado para DEUS e viver plenamente o evangelho.

    Responder
    • Roberto disse:

      Dê uma olhada no que jesus diz.
      Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
      Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
      Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará.
      Mateus 6:2-4
      Dar esmola tem um sentido mais amplo, um sentido de ‘boa obra’, caridade.O que muitas igrejas protestantes não fazem, baseadas nessa frase “não somos salvos por obras,mas pela fé”

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Roberto, somos salvos PARA as boas obras e não PELAS boas obras. Se alguém diz ser salvo, deve dar frutos.

        Responder
        • Pedro disse:

          Nossos atos não ganham a salvação, eles a exibem. – John Piper

          Nossas ações vão testemunhar a autenticidade ou a ausência de fé…

          Responder
          • André Sanchez disse:

            É verdade…

      • Pedro disse:

        Meu querido… muitas igrejas protestantes fazem ‘caridade’, mas essas ‘obras’ não aparecem porque nossas igrejas não tocam trombeta sobre isso, entendeu?… Se quiser saber se fazem pergunte na tal igreja e terá uma resposta… Se alguma disser que não faz, volte aqui e nos diga qual… É como disse John Piper: “Nossos atos não ganham a salvação, eles a exibem.” Pense nisso.

        Responder
  • Fabrício disse:

    Cara Josiane;
    Graça e paz.
    Verifico que a irmã deve ler um pouco mais a bíblia, pois na segunda carta de Paulo a Tiago eu verifico o seguinte:
    Tiago 2:17-18: “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.”

    Responder
    • Stela Matos disse:

      - O que é obra, é o que fazemos pelos outros ou o que é criado em nós pelo entendimento da palavra?… a palavra de Deus faz transformações em nossas vidas que refletem em nosso comportamento, não o contrario.
      – Ser santo é escolha nossa ao nos deixarmos ser tratados pela palavra de Deus, aceitamos as regras e vivemos com elas e por elas, sentimos na essência o poder dela em nossa vida e a verdade incontestável da nossa necessidade de tê-la e vivê-la em nossas vidas.
      – Não tem muito o que discutir… seria como explicar o amor… só sabe quem sente, e só sente que se deixa tocar!!!

      Responder
    • Stela Matos disse:

      Fabricio: Paulo não escreveu a Tiago, e sim Tiago escreveu as 12 tribos…

      Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
      Tiago 1:1

      Responder
  • chalita disse:

    melhor e maior exemplo de santidade, JESUS CRISTO O SALVADOR.

    Responder
  • phell disse:

    sealguem aceitar JESUS e no meio da caminhada se perder a depois se converter tem q aceitar JESUS de novo ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Phell, leia esse artigo que escrevi que talvez esclareça sua dúvida: Podemos perder a nossa salvação? http://goo.gl/fb/efyju

      Responder
  • rafael disse:

    amigo, santo etimologica,ente vem de sançao, mesma raiz de sancionar, que significa “de acordo com a lei”. daí a importancia das leis (ou preceitos etc) para as religioes mais antigas e em especial as que tiveram grande influencia dos povos africanos (a lei foi bastante cultivada pelos judeus quando no egito, norte da africa). Ele é a lei, dai que todos devem seguir a lei. daí faz sentido todas as referencias dos textos biblicos. daí sagrado, sacramento etc: tudo de acordo com a Lei. a grande questao atual, creio, são que após a vinda e o aceite de Jesus, a Lei demanda outra hermeneutica, afastada da formalidade mas integrada ao sentimento do amor, que seria a maior das leis. abs

    Responder
  • Ronaldap disse:

    Escrever sobre Maria é uma benção, e os católicos a veneram,mas estão conscientes que ela não está acima do FILHO nem do PAI, se CRISTO é o SENHOR, Maria é inegavelmente a mãe de CRISTO, O Anjo disse a ela «Salve, ó cheia de graça, o SENHOR está contigo.» Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Maria disse, então: «Eis a serva do SENHOR, faça-se em mim segundo a tua palavra.» somos gratos a Maria porque ela abdicou a si mesma para ser mãe do SALVADOR, demonstração do amor pregado por CRISTO, não que DEUS não achasse outra forma de enviar seu FILHO, pois certamente ele tudo pode e confiou na devoção de Maria, Mas inegavelmente ela é Santa de DEUS. No Evangelho há uma passagem em que uma mulher sofria de uma doença e perdia sangue durante dois anos e ela somente ao tocar nas vestes do SENHOR, ficou curada, então imagine só, a graça de carregar em seu ventre sagrado o filho de DEUS, durante nove meses, somos católicos e gratos a Maria e a amamos como amamos nossas mães, por sua coragem e fé, Ave Maria Cheia de Graça.

    Responder
  • santa serva do Senhor em Cristo Jesus meu Salvador disse:

    Ronaldap leia Hebreus 7:3 onde diz que Jesus não tem mãe, nem pai, nem genealogia!!!! Mas em Mateus 1 cita a genealogia de Jesus, e agora!? Seria uma contradição? De maneira nenhuma, pois a Bíblia Sagrada é a inerrante Palavra de Deus, sempre que você achar ter encontrado uma contradição, estude a fundo, peça orientação do Espirito Santo pois é você que não entendeu alguma coisa. Simplismente Jesus na sua natureza humana(a qual teve que manifestar para poder padecer em nosso lugar e nos conceder a remissão dos pecados/ salvação da alma)teve uma família na terra!!! pai, mãe, irmãos, tias, tios, primos, tudo. Mas na sua natureza divina Ele é Criador, Eterno, muito antes de haver mundo, muito antes de Maria existir, Ele já era Deus, e como Deus não tem genealogia, simples assim. Maria é ser humano, como eu e você! Não é adorada no céu, mas encontra-se entre os adoradores, pois é serva, adoradora de Deus, de Jesus, é nossa irmã em Cristo, nascida do mesmo Pai, e remida pelo mesmo sangue que nos remiu, carente da graça de Deus tanto quanto eu e você, portanto nossa irmã em Cristo e não mãe, agora se você acha que ela é santa na perspectiva católica= sem pecados, então só se ela não fôr humana, mas divina, pois a Bíblia fala em Romanos que TODOS PECARAM, todos!!! toda raça humana carece de ser salva pela graça daquele ùnico que é Santo por natureza: Jesus Cristo! Pois se houvesse alguém sem pecados não precisaria Jesus ter descido do Céus e tomado a forma humana pra morrer em meu e seu lugar, esse alguém santo e sem pecados poderia ter se sacrificado em nosso lugar, morrido na cruz! Mas não havia nem no céu, nem na terra, nem debaixo dela alguém Digno de com seu sangue comprar para Deus homens de toda raça, lingua e nações para Deus, senão o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, pois a Sua Santidade é tão grande que nos lava e santifica de toda nossa culpa e nossos pecados e torna nossas vestes mais alvas que a neve. A Paz! O Espirito Santo de Deus esclareça mais aos corações, amém!

    Responder
    • carlos disse:

      Querida serva, leia novamente Hebreus 7:3 e verás que não está falando de Jesus. O anjo (enviado de Deus) falou que Maria era Cheia de Graça (significa naquela época sem-pecado, senão Jesus nasceria com o pecado original). João Batista estremeceu ao ouvir a sua voz (Maria), Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Maria profetizou ser bem-aventurada por TODAS as gerações. Ela intercedeu em Caná e “abriu” o reino de Jesus (fazei tudo que ele vos disser). Ele nos entregou como mãe (João). detalhe: se tivesse irmão carnal, como cumpridor de lei, ele deveria entregar a um irmão, caso contrário contrariaria a lei. E vcs não conseguem ouvir o nome de Maria e diz ser ela uma mulher qualquer e pecadora, onde está o pecado dela? (já que tudo tem que estar na Bíblia). quando vc vê um promoção e diz que todo mundo comprou será que todos realmente compraram?

      Responder
      • Rafael disse:

        Carlos concordo com vc em partes pois Maria nao era qualquer mulher para receber essa dadiva divina que seria dar a luz ao filho de Deus,mas erramos ao pensar que ela era um pessoa sem pecado,pois todos pecaram e estao destituidos da gloria de Deus,Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
        Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
        Efésios 2:8-9,Como no velho testamento vemos que Nóe achou graças aos olhos de Deus,e fez q ele e sua familia vivessem.E honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
        Romanos 1:25
        Jesus nao nasceu sem pecado pq Maria o concebeu mas sim pq o Verbo se Fez Carne e abitou entre nós,Jesus nao era só humano ele era tbm era Deus.
        Quem sou para julgar mas acredito que se ela tivesse morrido antes do novo testamento ela iria para o Céu pois era uma pessoa reta aos olhos de Deus!
        Mas apartir que Jesus morreu na Cruz o véu se rasgou e a unica salvaçao esta em Cristo Jesus!

        Responder
  • THIAGO disse:

    Nunca vou conseguir ser santo. Pois vivo na masturbação, que já é um vício. Não consigo parar com isso. Não sei se a masturbação é pecado ou não, mas pra mim há algo errado comigo, problemas psicológicos. Já perdi a esperança. Sou um fraco.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thiago, você consegue se você tiver disposição para isso. Se ficar somente chorando a situação não conseguirá mesmo. Precisa se levantar, assumir seu erro diante de Deus e, com Ele, lutar como homem de Deus contra isso. Quer vencer isso ou vai preferir se fazer de coitado?

      Responder
    • João disse:

      Irmão, entregue seus caminhos ao Senhor e peça ajuda a Ele, Deus só nos ajuda se deixarmos que Ele aja em nossas vidas, ore muito, jejue peça ajuda. Jamais seremos totalmente santos, “somos santos que fogem do pecado” buscamos ser como Cristo era foi e sempre será! Fraco todo mundo é mas lembre-se que pecado não é vitamina mas Deus e sua Palavra são o/
      Espero ter ajudado, Deus te abençoe.

      Responder
    • Pedro disse:

      Thiago, sem dúvida há algo errado com você, como havia comigo… É claro que somos fracos! Mas é na nossa fraqueza que o poder de Deus é mais Forte ( II Corintios 12:9). Ha pouco mais de 3 meses estou livre desse hábito maldito que mantive por mais de 15 anos ininterruptos que me trouxe diversos prejuízos em todas as outras áreas da minha vida! A coisa é muito séria!! Hoje estou livre, e isso depois de entender melhor o que acontece com nossa mente… Veja bem, isso é uma junção de vários problemas, procure o livro: “No altar da idolatria sexual” do Steve Gallagher (custa uns R$ 35). Me ajudou entender, e com muita sinceridade na oração posso dizer que venci!

      Responder
    • josé carlos comper disse:

      Thiago nunca diga nunca, nunca diga que não consegue. Voce consegue sim, voce é forte. Repreenda, fala todo dia ao diabo que ele saia da sua vida, que voce será liberto, não só desse mau costume, como de outros que por ventura existir. Faça um proposito com DEUS, leia a Biblia Sagrada todo dia, se fortaleçe na palavra que o diabo fugira de vós. Segue esse versiculo do livro de Tiago>>>>“{Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós}.” (Tiago 4:7)

      Responder
  • Milson disse:

    Bem! se a igreja católica não adora imagens e, q apenas veneram. Segundo o dicionário venerar é o mesmo q adorar. Se as imagem não tem sentido de culto, então pq existe de maneira expostamente? Em êx 20.4-5 – afirma categoricamente q não se pode nem fazer imagem de escultura…E mais ainda nem representação alguma q há nos céus…Portanto ainda q alguém ou pessoa boa q morreu e foi para o céu, não se poderá representá-la aqui abaixo dos céus. É a Bíblia q o diz e a bíblia não poderá ser substituída por tradições humanas.

    Responder
  • Pedro disse:

    Embora sejamos sempre tentados a pensar na Santidade como algo inatingível, em Hebreus 12:14 a bíblia (tanto a versão Católica como a Evangélica) nos adverte que sem ela ninguém verá o Senhor. E a mesma Biblia nos exorta a sermos santos como Deus é Santo (Levítico 11:45 | I Pedro 1:15-16).

    Mas católicos queridos, é com muito temor eu escrevo isso: a igreja católica adotou os Santos para serem venerados/adorados (como preferir) no momento em que o Império Romano precisava de uma religião única, e a solução do imperador Constantino foi transformar os ídolos pagãos das religiões pagãs da época em Santos da Igreja. Maria foi tida como Santa à partir da deusa Diana, cuja imagem tornou-se a de Maria, e se analisar a história vai perceber que a forma como adotaram Nossa Senhora tem inúmeras semelhanças com a forma que os pagãos ‘adoravam’ Diana. Sem contar a semelhança com deusas Celtas.

    Sugestão1:
    Vejam esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Nppo_eMRANE

    Sugestão2:
    Leiam este documento: http://www.alansemeador.xpg.com.br/Catolicismo.%20A%20HISTORIA%20DO%20CATOLICISMO.pdf

    Abs

    Responder
  • Diego disse:

    Santo na terra foi o unico Jesus, ou seja Deus nao tem como ser santo a palavra escrita ser como para entendimento, eh seguir o que ele fez praricar coisas que agradam a Deus e que no caso n faz de mim um santo e sim um servo, muito diferente né. Como humanos somos pecadores desde a nossa existência… Acho mto ridículo uma pessoa ser santa se ja cometeu pecados anteriormente mesmo pedindo perdao a Deus.. Um erro do catolicismo eh pedir ao padre perdoar aos pecados.. Como pode um humano perdoar os pecados cometidos por outros… Outro fato é adorar o papa como acima.. Aquele povo pedindo bençao para ele se simplesmente eh um homem com bom corçao e fervoroso mas pecador como todos.. Sim catolicos adoram imagens nao obvio negar mesmo sendo mae de Jesus dando assim comouma humana e nao uma santa, abrem aos olhos de vcs isso é pecado.. Porem quem sou eu para julgar. unico de poder e santidade é Deus..

    Responder
  • Stela Matos disse:

    Meu resumo dessas questões todas:

    – Santidade é real e atingível, pois se não fosse Deus que não pode mentir nem negar a sua palavra, não nos deixaria como via de regra…

    – Maria, boa mulher em vida, reconhecida pelo próprio Deus como uma mulher que o agradou, pois assim a chamou agraciada. É errado pedir algum tipo de favor a ela, aos apóstolos, aos santos… em oração, porque como mortos não pode ser consultado, (…A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Isaías 8:19), (E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27), isso serve não só para Maria, mas para Pedro, Paulo, Antônio, Eu e todos os santos/santificados de Deus…

    – O único nome que é dado poder no céu e na terra, é Jesus que vive e reina (E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12) e ao Espírito Santo que traduz nossas orações com gemidos…(E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26)

    – Ao amado Thiago e a sua condição… se você acredita que não tem jeito, estará sem jeito. Mas se você crer que Deus em nome de Jesus tem poder o suficiente para libertá-lo dessa situação… Você estará curado em nome de Jesus, a fé gera obras, creia e verá a gloria de Deus!

    No mais, fiquem na Santa paz do Senhor Jesus e que o Espírito Santo de Deus continue nos esclarecendo toda a vontade do Pai, sobre nossas vidas!!!

    Responder
  • Douglas Marcos disse:

    Queria saber mais sobre o Apocalipse???

    Responder
  • genivaldo Conceição disse:

    Os Santos da Igreja Católica, apesar de canonização não existir na Bíblia. Pois é coisa do homem, mas merece toda nossa consideração e respeito .Embora estejam mortos e não tem poder nenhum, pois não vêem não falam e nem escutam.
    Muito s tiverem uma vida linda brm comunhão com Deus
    Somente um venceu ba morte. JESUS.

    Responder
  • O que significa santo na Bíblia? – Igreja Batista Shalom Adonay disse:

    […] Por:  André Sanchez em: EsbocandoIdeias […]

    Responder
  • Telemaco da Silva Pinho disse:

    Resumindo: É Bíblico ???????…..se não for eu não sigo……simples assim.

    Responder
  • Jeferson Santos disse:

    Parabéns André pelo seu site pois com ele temos um espaço para esclarecimento nos caminhos do Senhor com imparcialidade, sem propaganda de igrejas e sempre na verdade.

    A Bíblia não foi feita pra ser discutida, mas compartilhada e aceita. Nela está bem claro a questão de santidade, infelizme te a verdade é muito dura e simples ( ceú ou inferno ), entâo todos que não a aceitam tende a buscar sua salvação em coisas e caminhos próprios.

    Se lermos a bíblia com nossos sentidos abertos e aceitarmos a palavra de Deus, não haveria todas essas discussões sem sentido. Jesus veio e nos ensinou o caminho é uma simples questão de seguir ou não, o resto é história.

    Os santos que os catolicos usam são porque a doutrina os ensina assim se ela fosse mudada isso não aconteceria. O Vaticano manipula seus fiéis com doutrinas falsas e com heresias. Não sou ninguém para julgar porém,sou honesto em busca da verdade e com o catolicismo não haverá salvação.

    Minhas sinceras desculpas se eu ofendi alguémas a verdade é essa.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jeferson, eu discordo com você que a Bíblia não é para ser discutida. Ela é sim para ser. Inclusive somos orientados na própria Bíblia a avaliarmos e buscarmos a compreensão. O próprio Jesus discutiu O Antigo Testamento com fariseus e saduceus. Veja que discussão é diferente de discórdia. O debate saudável é extremante positivo. Não fosse esse debate, até hoje a Bíblia estaria nas mãos do clero e não teríamos a liberdade de ter contato com a Palavra.

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.