Cristãos e finanças: Por que as pessoas ficam endividadas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Cristãos e finanças | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

As dívidas são necessárias para a maioria de nós para que possamos viver em nossa sociedade capitalista. Não vejo as dívidas como algo ruim em si, pois, se bem pensadas, podem até nos ajudar a avançar na compra daquilo que precisamos e desejamos. Porém, não podemos negar que as dívidas têm um grande potencial de destruir um orçamento familiar. É nesse ponto que a pessoas ficam endividadas, ou seja, estão tão afundadas em dívidas que chegam a ficar com o nome sujo e até a sofrer penalidades legais devido à falta de pagamento dos compromissos assumidos. Assim, saber o porquê das pessoas se endividarem pode nos ajudar a fugir dessa triste situação, principalmente aos cristãos, que acabam envergonhando o nome de Deus e dando péssimo testemunho diante da sociedade.

Cristão e finanças: Por que as pessoas ficam endividadas?

1- ENDIVIDADOS POR FATORES ALHEIOS À NOSSA VONTADE

Às vezes uma pessoa fica endividada não porque foi negligente com seu orçamento, mas por fatores que fogem ao seu controle. Um desemprego, uma emergência médica na família, diminuição de salário, redução do cargo que antes ocupava na empresa, etc. Apesar dessas situações serem emergências, elas podem sim ser previstas em um orçamento. Já escrevemos aqui sobre como lidar com emergências na vida financeira, explicamos como se preparar para os fatores alheios à nossa vontade. Assim, não há desculpa para ficarmos endividados por causa desses fatores alheios. Precisamos nos preparar para o aparecimento deles.

2- ENDIVIDADOS POR DESCONTROLE

O descontrole é um dos principais fatores de endividamento. A pessoa simplesmente não faz anotações dos seus ganhos e gastos. Não sabe o que pode gastar com cada coisa e, por isso, vai fazendo gastos no “achismo” de que tem dinheiro sobrando. Quando percebe já está no buraco do endividamento! Já falamos aqui da importância de ser organizado nas finanças. A organização é uma ótima prevenção para não ficar endividado!

3- ENDIVIDADOS POR GASTAR ANTES DE RECEBER

Hoje o crédito está cada vez mais fácil. Apesar de poder ser bem usado a nosso favor, ele também pode afundar uma vida financeira. Isso acontece quando a pessoa vai comprometendo seu salário antes mesmo de tê-lo recebido. Vai gastando no cartão de crédito ou no cheque, por impulso, vai fazendo parcelas e mais parcelas e, quando se dá conta, percebe que já gastou o que ainda nem ganhou. É preciso muita cautela no uso do cartão de crédito! Já escrevemos aqui sobre como usar o cartão de crédito e fazer dele uma bênção.

4- ENDIVIDADOS POR COMPROMETER O ORÇAMENTO COM MUITAS PARCELAS

Você passa de frente a loja e vê aquela TV que você tanto queria por suaves 24 parcelas. Logo você pensa: Dá para encaixar no orçamento! O problema é que no orçamento já tem as parcelas das roupas, as parcelas do DVD, as parcelas do carro e, claro, as contas de consumo que estão lá todo mês. No final das contas acaba comprometendo quase 100% do que ganha com parcelas e, mais cedo ou mais tarde, o orçamento irá afundar. Esse é um comportamento de alto risco. Os especialistas afirmam, e estão certos, quando dizem que não podemos comprometer mais que 30% de nosso orçamento com parcelas. Já escrevemos aqui sobre como realizar seus sonhos de consumo sem comprometer a saúde de seu orçamento.

5- ENDIVIDADOS POR ALGUNS FATORES ALTAMENTE REPROVÁVEIS

Existem alguns fatores que também trazem endividamento e que se encaixam na categoria de totalmente reprováveis na vida do cristão: Vícios como o de jogo e de drogas (licitas ou não); apostas; preguiça de trabalhar; prejuízos por causa de golpes, etc.

E VOCÊ, POR QUE ACHA QUE AS PESSOAS FICAM ENDIVIDADAS? VOCÊ JÁ FICOU ENDIVIDADO?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp