O SENHOR é meu pastor e nada me faltará?

Postado por em: Reflexões

É muito interessante como em muitos momentos fazemos uma leitura tendenciosa da Bíblia. Olhamos para alguns textos e interpretamos conforme os desejos do nosso coração e não conforme o que Deus quis nos comunicar. Esse é um dos grandes riscos de ser apenas um leitor superficial da Bíblia e não um que medita e estuda com profundidade seus textos.

O salmo 23 diz que nada me faltará?Um dos textos mais famosos da Bíblia, sem dúvida, é o Salmo 23. Nele encontramos palavras magníficas de consolo que nos mostram o cuidado do Pastor Supremo pela vida de Suas ovelhas. Esse Pastor é identificado logo no inicio como o SENHOR, ou seja, o Todo Poderoso criador e sustentador de tudo que existe. Ele é quem pastoreia a ovelha do salmo.

Alguns têm feito desse Salmo uma base para suas pregações de prosperidade financeira ou de exigências para com Deus de uma vida “abundante” que se dá, é claro, através do conforto financeiro. O principal argumento é que “O SENHOR é meu pastor e nada me faltará”, ou seja, se Deus é o meu pastor, e ele diz que nada faltará, então, logo, posso exigir essa “promessa” de Deus em minha vida. Assim, não devo passar necessidade de nada, devo ser levado a “pastagens verdejantes e águas de descanso”. Assim deve viver o servo de Deus, insistem alguns, com total abundância daquilo que desejar o seu coração (pois a Bíblia diz isso).

A descrição acima é característica de uma leitura tendenciosa, superficial e adaptada aos desejos humanos. Vejamos:

O SENHOR é meu pastor e nada me faltará?

O verso está correto, o olhar humano cheio de carnalidade visto acima é que não. Nada me faltará? Sim, não me faltará nada daquilo que o Pastor Supremo achar que preciso como “ovelha”. O texto não afirma que a vida da ovelha será um “mar de rosas” de abundância financeira, mas que a vida da ovelha estará sendo cuidada pelo Pastor apesar de qualquer coisa.

Assim, posso afirmar sem medo que não faltarão águas de descanso e boas pastagens, mas também não faltarão pastagens ruins. Não me faltarão as correções, as dificuldades, as dores e os momentos tristes, mas também não me faltarão os momentos alegres, de riso, de descanso, de paz. Não me faltará o choro e nem a alegria. Não me faltará o “vale da sombra da morte”. Certamente, nada me faltará! Nada daquilo que o Pastor determinar como bom e necessário pra mim faltará.

Porém, naquelas coisas mais difíceis, dolorosas e não tão prazerosas, o Pastor Supremo estará comigo e me guiará de forma que finalmente eu seja uma ovelha conforme ele deseja. O meu desafio como ovelha é continuar firmemente focado em meu pastor e andando segundo a Sua vontade.

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

33 comentários

  • Luiz Henrique disse:

    Olá. Tenho um especial de frases evangélicas, segue o link: http://www.quemdisse.com.br/tema.asp?tema=17&t=frases-evangelicas .

    Responder
  • Aline Ferreira Rodrigues disse:

    Gostei muito do artigo. Parabéns ;-)

    Responder
    • lucilia disse:

      É maravilhoso servir a Deus a cada dia e saber que ele está ao nosso lado a todo momento pro isso temos que dá o melhor de nós para o Senhor Deus

      Responder
  • Aline Ferreira Rodrigues disse:

    Gostei muito do artigo. Parabéns ;-)

    Responder
  • Vanda Soares disse:

    O MAL DAS PESSOAS E ACHAR QUE SO TEREMOS COISAS BOAS, SE NAO FOSSA PRA TER LUTAS, DEUS NAO DIRIA, QUE NO MUNDO TEREIS AFLIÇOES…., MAIS TEMOS SEMPRE QUE CONFIAR E CRER NO BOM PASTOR, PQ ELE NAO NOS ABANDONA.

    Responder
  • Cris Ferreira disse:

    André, muito bom este artigo, gostei.
    Sobre o primeiro versículo do Salmo 23, eu gosto muito da tradução em inglês KJV, que dá uma conotação um pouco diferente da nossa tradicional em português, e menos propensa a erros de interpretação como o que você mencionou:
    “The Lord is my shepherd; I shall not want.”, que literalmente seria algo como “O Senhor é meu pastor, eu não sentirei falta de nada” ou ainda “eu não quererei mais nada”.
    Eu gosto de a ação ser nossa – o sujeito é “eu”, somos nós quem tomamos a ação de de não sentir falta de mais nada além daquilo que Deus nos dá. Não é sentar e ficar esperando Deus agir como o gênio da lâmpada, atendendo nossos pedidos. É estar satisfeito em todas as situações, e não querer mais nada.
    E sabe outra coisa curiosa? O próprio Davi descreve situações boas e outras nem tanto neste mesmo Salmo (afinal, quem gostaria de estar num lugar descrito como “vale da sombra da morte”?), então basta ler mais alguns versículos e a gente percebe que a vida não é um mar de rosas, mas se Deus é o meu pastor, isso me basta.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Muito bom, Cris! Valeu pela contribuição!

      Responder
    • Manoel Costa dos Santos disse:

      muito bom.

      Responder
    • LIZIANE MARA DIEDRICH disse:

      Muito bom seu cometário! A Palavra de Deus é muito rica e sempre nos permite interpretações, mas nossa fraqueza tende a fazer com que essa interpretação penda para nosso lado… Gostei demais da tradução que você postou a qual trouxe algo realmente enriquecedor ao tão conhecido e pregado Salmo! DEUS ABENÇOE

      Responder
  • Joaquim Rodrigues disse:

    MUITO BONITO PARABENS

    Responder
  • Bia Gullo disse:

    É MARAVILHOSO SABER QUE ESSE DEUS GLORIOSO SE IMPORTA E CUIDA DE MIM

    Responder
  • Maraiza Pinto disse:

    Estava buscando algo de Deus e encontrei seu artigo. Deus é fiel!

    Responder
  • Aldenor Pereira Melo disse:

    OLÁ ANDRÉ, GOTEI DO TEMA ABORDADO PORQUE TENHO FEITO ALGUMAS PESQUISAS RELACIONADAS AO SAL 23, SE O SR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ ENTÃO POERQUE FICO ANCIOSO, DEPRIMIDO, ANGUSTIADO, ABANDONADO, NÃO ME SINTO AMADO E ETC…”NÃO FICARIA MELHOR SE A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO FICASSE ASSIM, O SR É MEU PASTOR E(nada) ELE NÃO ME FALTARÁ” QUANDO VOCE MEDITA PROFUNDAMENTE NO TEXTO VERÁ QUE NA VERDADE E ELE QUE NÃO NOS FALTA VOCÊ NÃO ACHA? GRD ABRAÇO, ALDENOR

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Aldenor, creio que o texto é claro em nos tranquilizar a respeito de nossas necessidades. Pastos verdejantes, águas de descanso, cuidado… nada disso nos faltará. Inclusive, como você citou, não nos faltará a presença do nosso pastor supremo.

      Abs!

      Responder
  • Jósé Carlos da Silva disse:

    O Senhor é o meu pastor e nada me faltará é não vai faltar problemas mas também não vai faltar solução não vai faltar dificuldades mas não vai faltar ajuda.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      É isso, José!

      Responder
  • Mique disse:

    mto bom… gostei mto..
    o SENHOR é meu pastor, nada me faltará…
    ker dizer eu tendo DEUS teremos tudo…
    qualquer adversidade que possa surgir em nossas vidas sei que ELE estará conosco, nos ajudando, nos mostrando o caminho, só basta que confiemos NELE…

    Responder
  • Mique disse:

    gostei mto…

    o SENHOR MEU DEUS está comigo, presente em minha vida, isto me basta…
    não quer dizer que não passaremos por dificuldades não.
    porém, o versículo nos fala para termos a certeza que mesmo em meio as grandes diversidades ELE não nos abandonará…
    DEUS é conosco sempre… nos guia, nos protege, nos abençoa.

    DEUS é FIEL… SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGUSTIA…
    KI NÓS CONTINUEMOS BUSCAR A DEUS EM TODO MOMENTO DAS NOSSAS VIDAS, NÃO SÓ NOS MOMENTOS DE ANGUSTIA…

    Parabéns André…

    Responder
  • gilda disse:

    Fico feliz em saber que existe servos de Deus com uma visao tao linda e profunda…verdadeiramente quando o SAlmo 23 fala que o Senhor e o meu pastor esta incluido tudo ,e como o irmao escreveu,nao existe rosas sem spinhos..mcas contudo o Nosso Pastor o Senhor Jesus ele tem guiado a cada um de nos e nos sustentado nos vales ..sem contar que os vales nos chegar mais perto de Deus….

    Responder
  • Sandra Souza disse:

    lindoo!

    Responder
  • Dimas. disse:

    Somos seres humanos, com tendência carnal e pecadores. Portanto devemos entender com o coração que o Salmo diz. Sou o teu Pastor e nunca te falterei, não da forma que queremos, nada te faltara.

    Responder
  • MArcio disse:

    Se o senhor é o nosso PAstor e nada nos faltará, então pq nos falta???

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Tenho certeza que não falta aquilo que o Pai acha que é o melhor.

      Responder
  • gilvanete castro disse:

    Sou muito feliz porque mesmo passando por lutas sei que na minha frente vem uma grande vitória, pois eu não tenho nenhuma dúvida, que o meu Pastor cuida de mim.

    Responder
  • João disse:

    OLÁ UM ABRAÇO A TODOS, NA VERDADE O TEXTO NO ORIGINAL NÃO NOS PROMETE ISSO “NADA ME FALTARÁ” ESSE TERMO “NADA” NEM ESTÁ NO ORIGINAL, TRADUZINDO O ORIGINAL FICA ASSIM; O SENHOR É MEU PASTOR, NÃO ME FALTARÁ.
    COMO SEGUE EM HEBRAICO; יְהוָה רועִי לא אֶחְסָר ESTE לא é simplesmente “não”.
    sendo assim ao ler o texto no original em hebraico, já não precisamos de tantas explicaçoes. um abraço.

    Responder
  • Felipe Damodara disse:

    O versiculo e sem o “e” – O Senhor é meu pastor, nada me faltará…. quando se coloca o “e” muda o sentido…

    Responder
  • sara disse:

    O senhor é meu pastor e de nada sentirei falta! graças a Deus sou grata a tudo (pouco) que tenho, pois muito sem Deus é Nada, e o NADA com Deus é Muito!

    Responder
  • ana disse:

    Linda demais essa interpretação. Amei. Deus o abençoe.

    Responder
  • Hellen Ribeiro disse:

    Andre ,, graça e paz ! tudo bem ? meu amado ! meu querido não entendo nada do hebraico mas ouvi algumas pessoas dizerem que o correto desse vs é o Senhor é o meu pastor e não me farta -lo a eu acredito que seja
    assim basta olhar ao nosso redor as vezes na casa do cristão falta sempre alguma coisa as vezes alimento ,
    fica desempregado e sem dinheiro e até remédio Jesus mesmo disse no mundo tereis aflição mas tenha bom
    animo e depois vem o apostolo Paulo e diz :Sei estar abatido , e sei também em todas as coisas estar instruído
    tanto a ter fartura , como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade . Posso todas as
    coisas naquele que me fortalece Fl 4 : 12 – 13 peguei somente esses dois vs mas sempre devemos ler todo o texto ; Mas creio que Paulo mesmo tendo passado por tudo isso compreendeu claramente que Deus era com ele e estava dentro dele por isso suportou todas as coisa eu creio de verdade que seja assim se eu estiver errada por favor me corrige , hoje usam esse vs para varias finalidades dependendo da situação .
    Querido Deus abençoe .

    Responder
  • JUNIOR JOVANELLI disse:

    A PAZ DO SENHOR , LI OS COMENTARIOS E SENTI VONTADE DE PARTICIPAR, OQUE VAI FAZER A DIFERENÇA EM NOSSAS VIDAS É A OBEDIÊNCIA, O NOSSO COMPORTAMENTO, SÓ ASSIM SEREMOS CAPAZES DE ALCANÇAR A PAZ E NOSSA SALVAÇÃO, EM EF: 4: 27 AO 32, DIZ QUE NÃO DEVEMOS DAR LUGAR AO DIABO. SER CRISTÃO É SUPORTAR AS LUTAS E SE ALEGRAR COM A VITÓRIA EM CRISTO JESUS.FIQUEM COM DEUS.

    Responder
  • Antonio disse:

    Sr. André gostei muito deste seu artigo em reflexões,pois mostra que muitos veem nesta oração a maneira de ter muito dinheiro e bens materiais, sem nada de esforço e que tudo caia do céu. Lendo esse seu artigo me veio a calhar um filme que já assisti inúmeras vezes chamado ,onde mostra a fé, perseverança e a confiança de um homem em DEUS, sem dele nada exigir.

    Responder
  • edimar de carvalho disse:

    a palavra de de Deus é maravilhosa, e se renova a cada leitura,por isso é muito importante lermos a palavra do Senhor todos os dias…

    Responder
  • valdinei flor disse:

    paz do senhor, quero dizer q sou novo convertido, e apreendi muito com os comentàrios dos irmãova

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.