Se não existe a palavra trindade na Bíblia, como ela pode ser bíblica?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

#VocêPergunta: Eu sei que a palavra trindade não existe na Bíblia, mas não tenho certeza de que a Bíblia fale realmente sobre ela. Minha pergunta é: Existem evidências bíblicas que mostrem que a doutrina da trindade é correta?

A trindade é uma doutrina bíblica?Cara leitora, apesar de não termos a palavra trindade mencionada na Bíblia, podemos ver claramente a trindade sendo apresentada a nós, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. Irei demonstrar isso a você citando alguns textos:

Observe no texto a seguir que na descrição da criação que estava sendo realizada, temos um verbo empregado no plural: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” (Gn 1. 26). No próximo verso vemos a constatação de que “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 1. 27). Aqui vemos claramente o plural da trindade (nas palavras “façamos e nossa imagem”) e ao mesmo tempo a singularidade de um Deus único (nas palavras “criou Deus”).

Outra menção está em Gn 3:22: “Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal…”. Vemos novamente aqui a mesma pluralidade (nas palavras “como um de nós”) juntamente com a singularidade de um só Deus (nas palavras “então, disse o SENHOR Deus”). Ou seja, vemos indícios claros da trindade. Porém, até aqui não temos menção ou sugestão do número três da trindade. Mas essa questão muda no Novo Testamento.

Outra menção bíblica interessante é a do batismo de Jesus Cristo. Ali vemos claramente a menção da trindade: “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mt 3. 16-17). Observe bem que a trindade está presente naquele momento: Jesus, o filho (na água sendo batizado), Deus, o Pai (A voz que disse que Jesus era o Filho amado) e o Espírito Santo (descendo como pomba sobre Jesus).

Mas existem ainda mais evidências bíblicas sobre a trindade:

Em Mateus 28. 19, Jesus ordenou o batismo de seus servos do seguinte modo: “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Aqui fica bastante clara a trindade.

A promessa feita por Jesus Cristo, focando no que aconteceria depois de Sua morte, também aponta claramente para a trindade: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (Jo 14. 16). Note que no texto se menciona a trindade: O Filho clamando ao Pai pela vinda do Consolador que é o Espírito Santo.

Paulo também usa da figura da trindade, como fica evidente em uma de suas bênçãos à igreja em Corinto: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” (2Co 13. 13). Veja que é mencionado nesse texto Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo, ou seja, a trindade.

Assim, há elementos bíblicos suficientes para crermos na doutrina da trindade. É verdade que ela é uma doutrina de difícil compreensão para a nossa limitada capacidade, porém, esse fato não a anula e nem apaga o que, inquestionavelmente, dela se diz na Bíblia.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp