Ensino dos 10 mandamentos: O que nos ensina o 1º mandamento?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Ensinos dos 10 mandamentos | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Por André Sanchez

O que Deus quer nos ensinar no primeiro dos dez mandamentos?

O primeiro mandamento está em Êxodo 20. 3 e diz: “Não terás outros deuses diante de mim.”. Ele faz parte da primeira divisão que trata do relacionamento do homem para com Deus. É bastante interessante notar que logo no primeiro mandamento Deus ordena que o Seu povo O tenha como um Deus exclusivo, único. Essa ordenança de Deus mostra o zelo especial que Ele tem com o relacionamento que devemos ter com Ele.

Vou analisar esse mandamento destacando três expressões da frase:

Qual o ensinamento do primeiro mandamento?1- “Não”

Apenas para deixar claro, a frase se inicia com um sonoro “não”. Isso significa que se trata de um mandado, uma ordem, e não um simples desejo ou aspiração de Deus para o seu povo. Esse “não” iniciando a frase, serve para que fiquemos atentos, pois aquilo que Deus vai falar é ordem!

2- “Não terás outros deuses”

Esse termo usado por Deus é amplíssimo, pois nos faz refletir a respeito de tudo aquilo que é “outro deus” em nossa vida. A idolatria está em foco aqui, mas não somente ela, já que existem muitas outras formas de termos outro deus no lugar de Deus: A idolatria já tão conhecida; o egoísmo e a soberba que nos faz sermos nosso próprio deus; o ateísmo que promove o desprezo por Deus; a troca que fazemos quando confiamos em coisas ou pessoas e não em Deus… Além dessas, certamente podemos enumeras outras milhares de formas que o ser humano inventou para colocar seu Criador em segundo plano, descumprindo a Sua vontade.

Assim, qualquer coisa que assuma o lugar de Deus em nossa vida, seja em termos de prioridade, em termos de adoração, em termos de confiança, em termos de amor, em termos de fé… é ter outro deus e, portanto, fere o primeiro mandamento. Interessante notar que uma das tentações que o diabo oferece a Jesus, requeria justamente que Jesus se prostrasse e o adorasse, fazendo-o quebrar o primeiro mandamento: “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (Mt 4. 8).

3- “Não terás outros deuses diante de mim.”

A frase “diante de mim”, em minha opinião, mostra claramente que Deus é um Deus zeloso e presente naquilo que acontece nesse mundo. Assim, aqueles que o substituírem por outro deus, o farão diante de sua vista, O rejeitarão face a face, pois Ele está vendo e acompanhando todas as coisas, todas as vidas, por mais escondida que possa ser essa troca de prioridade. Não há como enganá-Lo nessa questão.

Conclusão

Assim, concluo que no primeiro mandamento Deus ensina uma exclusividade de adoração e dedicação a Ele. Além disso, mostra que não aceita ser o segundo e nem dividir a Sua glória com nada nem ninguém. E também fica evidente que a quebra desse mandamento é bastante prejudicial ao ser humano, pois desordena aquilo que Deus colocou em ordem: nossa adoração exclusiva a Ele.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp