É um pecado muito grande olhar outras mulheres além da minha?

Postado por em: #VocêPergunta

 Por André Sanchez

Se você quiser fazer uma pergunta clique aqui!

#VocêPergunta: Será que é um pecado muito grande ver outras mulheres além da minha?

cobiçar a mulher do próximo, olhar outras mulheresCaro leitor, pelo que entendi de sua pergunta, você já é compromissado com uma moça. Sendo assim, creio que primeiramente devamos entender o que é ver uma mulher e o que é cobiçar uma mulher. Ver, basicamente, é enxergar, olhar, perceber, avistar. Nesse sentido todos nós vemos mulheres o dia todo na rua, no trabalho, na TV, etc. Cobiçar é o que vai além do olhar. É olhar além do simples enxergar. É desejar o que se está vendo, nesse caso, outra mulher.

Nesse sentido, vemos que Jesus traz uma palavra clara àqueles que são casados, mas insistem em cobiçar outras mulheres: “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” (Mt 5. 28)

Observe que Jesus emprega o termo “adulterou”, ou seja, é uma palavra clara àqueles que têm um compromisso de casamento com alguém, pois quem é solteiro não tem como adulterar. Observe também que Jesus usa a expressão “olhar” seguida da expressão “intenção impura”, o que deixa claro que se trata de uma atitude de cobiça. Note ainda que Jesus vai além do ato carnal de transar com outra mulher, o que é reconhecidamente um adultério, mas mostra que a cobiça que ganha forma no interior do homem é também um adultério.

Assim, se você olha outras mulheres com olhos de cobiça, está sim desagradando a Deus. Nesse ponto nós homens precisamos de muita atenção, pois o nosso mundo é extremamente voltado à sexualidade desenfreada e as tentações são muito grandes. Precisamos sempre buscar a presença de Deus e o domínio próprio para não pecarmos contra Deus e contra nossa parceira, diante da qual fizemos promessas testemunhadas pelos homens e por Deus!

Creio que devamos meditar em textos da palavra que nos mostram que tipo de amor devemos ter com nossa parceira. Textos como Efésios 5.25: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”, nos mostram que devemos focar na qualidade do nosso amor diante de nossa parceira, e não ficarmos deixando escapar o nosso olhar para outras.

Precisamos ser tal qual Jó, que declarou: “Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (Jó 31. 1)

Pra finalizar, creio que não podemos relativizar ou tentar minimizar aquilo que Jesus disse a respeito desse assunto. Deus não minimizou seu desejo de santidade com o passar dos tempos. A palavra de Deus vale exatamente como é para os dias de hoje!

Dessa forma, homens e mulheres compromissados, precisam agir como tal diante do parceiro, da sociedade e diante de Deus na intimidade do coração.

35 comentários

  • Anderson disse:

    Ótimo! Gostaria de ressaltar que isso é considerado adultério não somente para os casados e também para os solteiros, pois o adultério se refere a uma traição não somente com as mulheres, mas também com Deus, pois o cristão tem uma aliança com Deus. Que Deus venha nos fortalecer para resistir às tentações!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Olá, Anderson. Eu discordo de você nesse ponto. O adultério tratado por Jesus nesse texto é o adultério em relações humanas (homem/mulher) e não um “adultério” de alguém para com Deus (o que nesse caso incluiria os solteiros). Tanto é verdade que a base do argumento de Jesus é a parte da Lei que fala do adultério (Ex 20.13). Sendo assim, o foco é em quem pode adulterar, no caso, alguém que tem um relacionamento constituído.

      No caso dos solteiros a questão é um pouco diferente. Diga-se de passagem, a atração por uma mulher é uma das primeiras coisas que atraem um homem solteiro em uma relação saudável. A atração do solteiro pelos “atributos” de uma mulher que ele deseja namorar é perfeitamente normal. Se Jesus estivesse condenando esse tipo de atração dos solteiros, ninguém conseguiria se relacionar nesse mundo!

      É evidente que os solteiros não tem uma licença para cobiçar todas as mulheres que quiserem. Eles também estão debaixo da ética bíblica que rege relacionamentos.

      Pra finalizar quero deixar o significado de adultério de acordo com o Dicionário Bíblico de Almeida:

      “ADULTÉRIO
      Relação sexual que um homem casado tem com uma mulher que não é sua esposa ou vice-versa (Jr 23.10; Jo 8.3). A IDOLATRIA era chamada, figuradamente, de adultério (Jr 3.8; Ez 23.37).”

      Abs!

      Responder
      • Anderson disse:

        “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” (Mt 5. 28) / No caso dos solteiros a questão é um pouco diferente. Diga-se de passagem, a atração por uma mulher é uma das primeiras coisas que atraem um homem solteiro em uma relação saudável. “”"”"A atração do solteiro pelos “atributos” de uma mulher que ele deseja namorar é perfeitamente normal. Se Jesus estivesse condenando esse tipo de atração dos solteiros, ninguém conseguiria se relacionar nesse mundo!”"”"

        Não estou me referindo a atração que um homem cristão solteiro, seja ele jovem ou velho, tenha por uma mulher a fim de namorá-la. Quem quer namorar tem pensamentos mais puros, mais românticos e sentimentais, como uma criança apaixonada. Me refiro ao tipo de olhar “com intenção impura no coração” como Jesus disse. Pois existem sim muitos homens cristãos solteiros que quando vêem mulheres atraentes não somente de rosto mas também de corpo, que pecam dentro do seu coração pois imaginam em suas mentes coisas carnais que vão contra a vontade do Espírito Santo de Deus que habita em nós. E tem muitos que se tivessem oportunidade de praticar algo, o faria.

        Não quero desviar o foco da mensagem que é para os casados e compromissados, mas quiz alertar aos solteiros que lêem este post para alertá-los a fim de que não pensem que estão livres para cobiçar mulheres com intenção impura no coração, pois sendo eles cristãos têm uma aliança com Deus a fim de não cometer pecado.

        Grande abraço!

        Responder
      • VAGNER SILVA FELICIANO disse:

        se eu sou solteiro e desejo uma mulher casada e me imagino em situação de sexo com ela , não estou cometendo adulterio ?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Vagner, adultério, não. Você cometeria adultério se fosse casado. Porém, está pecando do mesmo jeito, pois está se entregando à lascívia desejando uma mulher comprometida.

          Abs!

          Responder
          • Paulo Roberto disse:

            Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
            Mateus 19:9

  • Fabio Silveira de Faria disse:

    Se Adão tivesse optado em não comer da arvore do conhecimento do bem e do mal como seria nossos olhares e nossos desejos pelo sexo oposto? Entendo que essa é a melhor forma para examinarmos nossas atitudes, afim de saber qual a motivação real do desejo. Todo e qualquer tipo de motivação cuja origem estiver no próprio EU, por melhor intencionada que seja, não tem remédio: É PECADO!
    Propus esse debate em dois artigos publicados em meu blog e também na seção “palavra do leitor” da revista ultimatoonline sob os títulos ADÃO DISSE NÃO, E ADÃO DISSE SIM.
    ABRAÇOS.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Com certeza seria bem diferente, mas ainda assim, Adão teria o “olhar” para a mulher já que essa atração foi colocada no homem antes do pecado. É evidente que os desvios são grandes, mas é possível fazer do jeito certo, da forma que agrada a Deus.

      Abração, Fábio!

      Responder
      • Fabio Silveira de Faria disse:

        Concordo plenamente com sua colocação, pois, você usou a palavra exata: ATRAÇÃO! Eu me situei mais para o lado do desejo, o qual damos o nome de LUXÚRIA, e, essa nós sabemos que é fruto do Pecado.
        Abraços.
        Fabio.

        Responder
  • Fabio casado disse:

    Gostaria de um conselho, sou católico, amo minha religião, sou bem casado, tenho filhos, somos bem estruturados.
    Amo muito minha família, mas fazem alguns anos que estou há um passe de trair, não quero, sei do pecado que estou cometendo, conheço a palavra, participo de espiritualidades, mas o desejo é muito forte, não quero esse destino para mim. Estou com olhos de só ver o que é bonito, e esse desejo por outras atrapalha muito meu casamento. Não sei onde buscar forças…

    Responder
    • VAGNER SILVA FELICIANO disse:

      Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13
      ——————————————————————————————————————————————-
      Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; 2 Pedro 2:9
      —————————————————————————————————————————————-
      Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

      Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

      Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.

      Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

      idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

      e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

      Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

      mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

      Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

      Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

      Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
      Gálatas 5:16-26

      ————————————————————————————————————————

      ORE A DEUS PEDINDO TODOS OS DIAS O NOVO NASCIMENTO , DEUS O ABENÇOE

      Responder
  • Di disse:

    Ola e no meu caso Gosto de um agroto ja tem 4 anos mas ele nunca se quer olhou pra mim,agora depois desse tempo todo ele esta namorando mas eu continuo gostando dele ,é pecado?

    OBS nunca deseijei nada ruim pra ele ou sua namorada pelo contrario quando vejo uma foto dele sorrindo com ela fico feliz em velo feliz .

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Di, não creio ser pecado.

      Responder
  • Li disse:

    Pr, peço sua opinião sobre meu caso:
    Meu namorado é evangélico “de berço” e foi casado durante oito anos com uma mulher que não se interessava nem um pouco por Deus, de acordo com o relato dele. Eles cometeram fornicação e ele me conta que ambos faziam um “sexo animal”. Ele me contou também que ela usava o sexo como forma de manipulação. Pior que vi que ele era um escravo desse espírito de prostituição, mesmo que casados. Creio que ele está muito influenciado por isso.
    A muito custo e mostrando textos da Bíblia que consegui convencê-lo que fornicação é pecado, pois ele não via mal nenhum em fazer sexo antes do casamento. Mesmo convencido, não vejo nele um coração convertido. Ele frequentemente faz brincadeiras sobre sexo, que quer fazer sexo. Antes ele ficava tentando pôr a mão até nas minhas genitálias e agora fica olhando direto para meus seios. Quando nos beijamos ele fica mostrando direto que está aceso, falando para eu olhar para a calça dele. Eu sou brincalhona, mas essas brincadeiras estão me deixando oprimida e fico séria, até mal-humorada. Para completar, o que considero pior é o fato de ele ficar olhando constantemente para outras mulheres. Além disso ele é arrogante e só sabe falar dele e de como ele é importante. Na verdade vejo que ele era muito inseguro em relação à ex-esposa, que o traiu e arrancou o dinheiro dele, mas esse comportamento manipulador que ambos tinham – muito sexo em troca de presentes, faculdade, etc – permanece nele. O que fazer? por ora o que mais me incomoda mesmo é o fato de ele ter uma namorada muito mais jovem e bonita que ele e ele ficar olhando direto para outras, sem sequer tentar disfarçar.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Li, é preciso ter uma conversa séria com ele a respeito desse comportamento. Caso não haja mudança é melhor romper o namoro, pois é um barco furado. Terá muitos problemas no relacionamento

      Responder
      • Lilian disse:

        Obrigada, Pr, pelo conselho!
        Felizmente as coisas melhoraram um pouco. Ele aceitou fazer parte de um curso em uma Igreja sobre relacionamento cristão. Ele admitiu que precisa mudar muito, pois disse a ele que ele, em oito anos de casado, formatou o HD bíblico dele. (rsrs). Ainda bem que ele admite, pois antes ele respeitava as namoradas e estamos trabalhando para que ele volte a ser aquele homem. Estou pedindo a Deus que me dê forças para isso. A paz do Eterno e de Seu Filho!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Com trabalho e oração tudo irá chegar nos eixos, Lilian!

          Responder
  • Alegna disse:

    Boa noite! Estava conversando com meu namorado e ele contou que as vezes quando uma mulher chama a atenção, existe a tentação de desejar. Explicou que é um pensamento mais rápido que um segundo sobre a sensação do prazer sexual relacionado ao que se está tendo. Ele disse que não consent essee impulso. É pecado, infidelidade?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      A tentação em si não é pecado

      Responder
      • Al disse:

        Mas e esse pensamento rápido que ele descreveu? Contou que tem a tentação de lembrar depois…Esse não é o olhar impuro, de cobiça que Jesus diz que é pecado?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Al, essa é a ação da tentação. Ela chama a atenção. Pode ser rápido ou não. Se ele consegue matar a tentação ali, então ele saiu vitorioso.

          Responder
  • Al disse:

    Esses pensamentos rápidos já não são o olhar impuro e a cobiça que Jesus falou? Sofro muito com essas coisas, para mim é difícil entender. Gostaria de saber se é infidelidade outras mulheres chamarem a atenção e as vezes causarem a tentação de pensamentos impuros ou se é normal. Obrigada! Fique com Deus!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Chamar a atenção é algo normal. Agora a forma como você vai encarar isso é que definirá seu caráter diante desse “chamar a atenção”

      Responder
      • Al disse:

        MUITO OBRIGADA! Ajudou bastante! Deus abençoe!

        Responder
  • Bruce disse:

    Essa questão do adultério para mim é bem clara nesse texto, o que Cristo realmente esta dizendo se refere a pessoas casadas e não solteiras, então quem comete o adultério é aquele que tem um compromisso com alguém do sexo oposto, e não uma pessoa solteira, é importante enfatizar que esse tipo de pecado tem aumentado muito no meio Cristão, então devemos nos policiar mais, pois devemos ter cuidado com os escândalos.

    Responder
  • Francisco disse:

    Meus irmãos o impulso sexual de um homem por uma mulher não vai acabar nunca, sempre existirá, pois a natureza e estrutura física do homem deixa-o numa certa posição difícil, mas mesmo assim ele não é obrigado a pecar. os pensamentos podem vir (e certamente virão) mas o que você faz diante dos pensamentos é que fará a diferença. Mas repito o impulso, a atração por si só jamais deixará de existir, principalmente se o homem for solteiro, e o mesmo digo com relação às mulheres em maior ou menor (provavelmente) grau. Assim como você lida com os seus naturalíssimos impulsos é que fará a diferença. Ninguém, muito menos o cristão deve se conduzir por impulso, ataração ou instinto, isso fica para os animais pois faz parte da essência dos mesmos.

    Responder
  • Valéria disse:

    Paz do Senhor André. Meu marido tem o hábito de olhar mulheres na rua e isso me incomoda bastante. Sei que ‘agora’ ao meu lado ele tenta disfarçar porque já brigamos muito sobre isso, mas no fundo me sinto muito infeliz em saber que sozinho ele é diferente. Quando tive nenem, ainda na quarentena, ele viu mulheres nuas na internet e isso me abalou profundamente, me senti traída literalmente. Desde desse dia meu sentimento mudou completamente, é como se o amor e o ódio andassem juntos. Não consigo perdoa-lo porque ele fez isso numa fase em que eu mais estava fragilizada, tanto fisicamente, quanto emocionalmente. Não consigo me cuidar direito e sei que não vou conseguir me sentir mais bonita como antes. Também não acredito mais quando ele me diz que me ama ou que sou linda, acho puro fingimento, pois sou bem diferente dessas mulheres que chamam a atenção dele. Preciso de um conselho de como trabalhar a minha mente para aceitar isso melhor, e tentar ama-lo ao invés de odiá-lo. Somos crentes, praticantes e separação é ultimo plano…mas as vezes tenho dúvida se compensa viver sempre assim, amando da boca pra fora e odiando por dentro. obrigada, Deus abençoe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valéria, o que você precisa criar em você é o desejo de restaurar seu casamento. Isso se faz através de oração, de perdão, do diálogo, de mudanças de atitudes… não é fácil, mas é a vontade de Deus que o casal viva unido e que o casamento seja restaurado.

      Responder
      • Valéria disse:

        Infelizmente isso para mim é difícil ao extremo!
        Estamos falando da natureza do homem em gostar de mulheres e aprecia-las sem ser a dele próprio…e a mulher que vira um ‘caco’ (por causa dele) é quem tem que perdoa-lo todos dias para o amor ser restaurado.
        Acho que isso, como o dever da ‘submissão’ é a cruz que a mulher tem que levar pro resto da vida! Sempre aceitando quietas a mídia e os comportamentos que nos são impostos, e os maridos omissos deixando tudo acontecer na frente dos olhos deles 24hr/dia com argumentos do tipo “ela que usa roupa assim” “apareceu na minha frente”, “a internet que ‘joga isso’ toda hora”, “não posso deixar de assistir tal coisa ou deixar de ler meus emails porque ‘elas’ estão em todos os lugares, ‘fazer o que’?”
        As vezes penso que tem homens que parecem animais nojentos no cio 24hrs/dia, 7 dias / semana…SEMPRE! sem folga! Isso é frustrante pra quem procurou um casamento e uma história de amor!
        Agora me perdoe a ignorância, mas creio eu, que se fizerem uma pesquisa a fundo certamente verão que a maioria das mulheres que se tornaram homossexual após já terem sido hetero, é por não conseguirem conviver com esse instinto animal do homem em não estar saciado com uma só mulher!
        Sinceramente me desculpe o desabafo, mas sei que tem muitas mulheres que passam pelo mesmo constrangimento que eu e o conselho é sempre ‘pra elas’ perdoarem! Já os homens não…podem ter no cérebro uma ‘tal caixinha’ de não pensar em nada e uma caixinha de pensar em sexo o dia inteiro…e está tudo ‘normal’. OK! YES SUBMISSION!!!

        Responder
  • Di disse:

    Sou casada, estou quase m separando, meu marido e eu nao s damos bem. sou evangelica e ele nao. Tenho um amigo d muitos anos q hj gosta d mim, ele tbm é casado e nao vive bem com sua mulher, ele e evangelico e ela nao. estamos cometendo pecado, gostando um do outro e orando a Deus por esse sentimento?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sim, estão cometendo pecado.

      Responder
  • ale disse:

    da maneira como algumas questões são respondidas parece que se o homem não por em pratica ta tudo bem, fica como se a pessoa não precisasse se preocupar com o coração com o que pensa apenas com o que poe em pratica …eu acredito que Deus se importa com o que pensamos e muitas vezes um homem sente desejo atração por outras mulheres podendo decidir por atitudes que evitassem esses sentimento…

    Responder
  • Paulo disse:

    Uma das coisas que mais me irritam são essas mulheres, que pensam que todos os homens são iguais, mas elas sempre são super puras e santas. Então vejamos pela própria tirinha do texto: a loira dando bronca, porquê tem um homem se deliciando com o corpito dela, oras, se ela se acha tão santa assim, por quê foi sair com esse maiô ou biquíni? Por que na praia, a maioria dos homens usa pelo menos um short ou bermuda, mas a maioria delas (até as gordas e fora de forma) querem exibir sua calcinha fio dental ou maiô transparente? Ahann, se estão usando, é porque estão pedindo para serem olhadas e desejadas, querem se sentir gostosas, então cala a boquinha, deixe de se passar de vítima e não venha reclamar de nada! Elas gostam de nos provocar de todas as formas em toda parte, com seus decotes ousados, mini saias, roupas super agarradas pois querem se sentir desejadas!!!!
    Eu mesmo nunca tive ninguém na vida, então estou liberado pra desejar todas elas? Eu acredito que se fosse hoje a bíblia seria escrita da seguinte forma: Não só o homem que desejar uma mulher, mas principalmente TODA mulher que sair com intenções impuras no seu coração, com roupas sensuais, com o objetivo de chamar a atenção de qualquer homem, ou toda mulher ingênua que se veste de modo sensual, comete pecado do mesmo jeito que o homem (ou até pior)! Eu ainda acredito que se fosse hoje, o Apóstolo Paulo IRIA ORDENAR que todo homem tivesse sua própria mulher (um casamento fortalece muito o homem cristão contra esses golpes baixos das mulheres), pois a prostituição no mundo hoje está terrível, o adultério e fornicação estão comendo solto até dentro das igrejas, no ministério, grupos de louvor, etc. E a mulher não é em nada mais Santa que nós homens, oras, se elas não gostassem tanto de se exibir assim, não gostassem tanto de ficarem peladas e se exibir em toda parte, não ficar se oferecendo pra todo mundo.. não haveria tanta prostituição no mundo não é mesmo! E quando um homem trai, não tá traindo com outro homem, tá traindo com outra mulher, tão safada quanto ele!
    Tá vendo como vcs não são santas coisa nenhuma! Parem de posar de vítimas e coitadinhas!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, entendi, a culpa é sempre dos outros, né? Se a mulher “provocar” o homem tem uma “desculpa” para amenizar seu erro. Interessante…

      Responder
      • Paulo disse:

        Tsc Tsc, não foi isto o que eu disse: Leia no 2º parágrafo: “…comete pecado DO MESMO JEITO que o homem (ou até pior)!” Os não cristãos não enxergam problema algum, as mulheres nem reclamam de serem olhadas, pois elas já se vestem pra isso mesmo, elas gostam de se sentir desejadas, e os homens (do mundo) pouco se importam com o que pensam as mulheres, eles vão continuar olhando mesmo e mexendo mesmo com quem tiver “dando sopa”. Agora, para nós, os crentes em Cristo, é claro que continua valendo a palavra de Deus, que se desejarmos qualquer outra mulher que não nos pertença, cometemos pecado. Eu apenas quis dizer que a mulher é tão culpada quanto os homens, pois ela se veste pra provocar, induzindo os homens a cometerem esse pecado. Eu apenas critiquei nossa sociedade ocidental, que é extremamente sensualizada (principalmente as mulheres), as crianças são ensinadas desde sempre a esse comportamento ultra sensual, até vulgar, já crescem usando mini saia, roupas agarradas, etc. Mas procure imagens de praia dos países árabes, as moças no mínimo vestindo calção (igual aos homens) e bem vestidas, bem diferente das mulheres do mundo ocidental, que ficam praticamente nuas na praia.
        Na época de Jesus, para um homem desejar uma mulher (toda vestida, até com o véu da época) teria que ser muito cafajeste mesmo, bem diferente de hoje, em que elas estão em toda parte com pouquíssima roupa, muitas vezes eu tenho que só olhar pra um lado, pois se virar a cabeça, é impossível não ver, só se tiver cego. Até nas igrejas, muitas vezes, fico com dor no pescoço, só posso olhar pra frente, pois se abaixar a cabeça um pouquinho pra descansar, lá estão as lindas coxas da moça do lado, com seu mini vestido chamando atenção de todos, realmente muito lindas, mas a tal deveria ter mais respeito com a Casa de Deus. E vc como homem sabe muito bem do que estou falando, não venha dar uma de que não sabe! Graça e Paz!

        Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.