O que significa Santo dos santos? Aprenda mais essa expressão bíblica

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Já ouvi muitas pessoas usando essa expressão (Santo dos santos), principalmente em algumas músicas, porém, tenho certeza de que muitas delas não sabem exatamente o significado dela. Nesse artigo explicarei de forma simples esse significado. Tenho certeza que será muito proveitoso para seu entendimento.

Santo dos Santos é uma expressão vinda do Antigo Testamento. Para a entendermos bem, devemos lembrar que Deus ordenou ao povo israelita, enquanto eles ainda estavam no deserto em direção à terra prometida, que fizessem uma espécie de “templo” móvel que a Bíblia chama de tabernáculo.santo dos santos, tabernáculo, lugar santíssimo, planta do tabernáculo

O que significa Santo dos Santos?

Deus deu a planta deste tabernáculo a Moisés e nele existiam algumas divisões e subdivisões. Existia uma divisão maior que era o páteo. Dentro do páteo existia uma área coberta dividida em duas partes. Em uma das partes temos o que chamamos de Santo Lugar. Ali os sacerdotes tinham acesso livre.

O Santo dos Santos (ou Lugar Santíssimo como também era chamado) era a outra subdivisão. Ela era a área mais restrita e ficava também na parte coberta do tabernáculo. No templo construído por Salomão muitos anos mais tarde também existia o Santo dos Santos (observe na figura acima a planta do tabernáculo).

O Santo dos santos era o lugar mais sagrado do tabernáculo e também do templo, pois nele ficava a arca da aliança, que simbolizava a presença do Deus vivo no meio do povo. Somente o Sumo Sacerdote (o “chefe” de todos os sacerdotes) podia entrar nesse lugar  e apenas uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados do povo (Levítico 16. 34).

Como você pode ver na figura acima, o Santo dos santos era separado do Santo Lugar por um espesso véu (Êxodo 26. 33). Era proibido a qualquer pessoas atravessar esse véu. Somente o Sumo Sacerdote tinha autorização para entrar ali.

Nos tempo atuais não existe mais esse lugar, pois Jesus Cristo rasgou o véu que nos separava da presença de Deus e nos deu livre acesso ao Pai.

E expressão Santo do Santos também pode ser usada de forma figurada para indicar a presença viva de Deus.

 

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp