O que significa ministério?

Postado por em: O que significa isso?

Hoje é bem comum ouvirmos muitas igrejas e pessoas usarem a palavra ministério. Dentre os vários usos, temos o exemplo do ministério de louvor, ministério da pregação, ministério de oração, ministério de ação social, ministério infantil, ministério de dança e muitos outros.

o que significa ministérioMas o que  significa ministério na Bíblia?

A palavra ministério, na Bíblia, na maioria das vezes em que aparece, significa serviço. No Novo Testamento a palavra grega para ministério é “diakonia” e indica a prestação de algum tipo serviço ou trabalho. Como, por exemplo, nesse texto: “e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério [diakonia] da palavra.” (At 6. 4). Ou seja, eles se dedicariam ao trabalho, ao serviço da pregação da palavra de Deus.

Na Bíblia temos essa palavra aplicada aos vários serviços especiais designados por Deus aos seus servos. Por exemplo, vemos na Bíblia citados o ministério dos levitas, dos sacerdotes, dos profetas, dos apóstolos, etc. (2 Cr 6. 32; At 1. 25).

O ministério padrão para os outros ministérios é o de Jesus Cristo, que também teve seu ministério: “Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério….” (Lc 3. 23)

Assim, quem tem um ministério é um trabalhador, um servo voltado a agradar a Deus com aquilo que faz, com seu serviço. Quem tem um ministério tem o seu foco no próximo, no servir da melhor forma possível com o dom que Deus lhe deu.

Hoje em dia, infelizmente,  muitos têm usado essa palavra para mostrar certo status por pertencer ao ministério “a” ou “b”, o que foge totalmente do ideal bíblico.

Aquele que tem um ministério é comumente chamado de ministro.

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

29 comentários

  • Gilto Pereira Dias disse:

    Prezado irmão em Cristo Jesus, entei pela primeira vez neste sit gospel, gostei muito das mensagens escrita e gostaria de receber no meu e-mail se for possível.

    um grande abraço na paz do senhor Jesus

    Gilto

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Gilto! Já mandei para o seu email um convite para receber nossos artigos. É só confirmar.

      Abs!

      Responder
    • Antônio disse:

      Ô irmão; vc se intitula “ministro de louvor” más, onde tem esse ministério nas escrituras sagradas? sendo o significado da palavra “ministério” (serviço) e se tratando de louvores e adoração; isso não é (obrigação) de todos os cristãos? e não somente de um? por finesa se vc tem algum embasamento bíblico sobre isso mande-me um e-mail (veja: embasamento bíblico e não-blá blá blá ok? pode até não parecer más meu intuito é:tentar eliminar um monte de asneiras que se pregam por ai nas igrejas.

      Responder
      • Allex disse:

        Caro Antônio, bom dia, resido em Londrina no Paraná, não conheço o André Sanches, mas garanto que o intuito dele, em se intitular “ministro de Louvor(com ou sem embasamento Bíblico)”, é muito mais nobre e abençoado, do que o seu intuito de tentar eliminar um monte de asneiras que se pregam por ai nas igrejas. Desculpe, mas também não estou fazendo nenhuma crítica a seu respeito, estou tão somente querendo transmitir o valor que cada cristão deve com seu próximo, ligar os elos de bondade e amor, e acredito que André realiza um lindo trabalho!!!Vamos todos evangelizar,,abraço

        Responder
      • maria disse:

        quem tem ouvido ouça oque o espirito santo fala a sua igreja e assim terá discernimento do espirito santo

        Responder
  • marcio pereira disse:

    Amigo gosto de aprender mais da bíblia , e gostei do site do ensino que sempre tiram nossas dúvidas ,Deus abençõe a vida do irmão .

    Responder
  • Thiago Menezes disse:

    Ministério não seria os já apresentados na Bíblia como cita em efésios 4:11 ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thiago, as listas de ministérios citadas na Bíblia não são exaustivas, ou seja, não pretendem listar 100% dos ministérios que Deus dá aos seus servos.

      Responder
    • André Sanchez disse:

      Rafael, sobre ministério ainda não escrevi muito coisa, só esse artigo mesmo

      Responder
  • Vitoria Mendes disse:

    aiiii eu esto fazendoo um trabalho mas nem seii por onde começa

    Responder
  • PASTOR PAULO EDUARDO disse:

    SOU PR INTINERANTE
    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO REGISTRAR UM NOME DE MINISTERIO QUE DEUS ME DEU E CONTINUAR A SENDO INTINERANTE MESMO SEM IGREJA? POIS EU TENHO AMOR PELAS PESSOAS, MAS NÃO CONSIGO TER OU FICAR NA IGREJA, TENHO O DOM DE PREGAR, VISITAR CADEIAS, HOSPITAIS, FAZER MISSÃO, EVANGELIZAR, INTERCEDER POR PESSOAS SEJA ELA QUEM FÔR, IR EM CASAS DE RECUPERAÇÕES, ETC.
    PODERIA ME DAR UMA RESPOSTA? NO AGUARDO BREVE
    AMEM
    DEUS VOS ABENÇÕE SEMPRE
    PASTOR PAULO EDUARDO
    http://WWW.PAULOPROMOTER.NAFOTO.NET
    FACEBOOK PASTORPAULO EDUARDO

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, não vejo problema em você registrar um nome e ser itinerante

      Responder
  • Patricia disse:

    André muito boa sua explicaçao. Obg!! Foi Deus quem colocou seu blog na minha vida.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Amém, Patrícia!

      Responder
  • luciano levy alves de moura disse:

    ME TIRE UMA DUVIDA , UMA BANDA QUE SE DIZ QUE É MINISTERIO QUANDO TEM FINS LUCRATIVO PODE SER CHAMADA DE MINISTERIO?

    Responder
  • Eberton disse:

    Gostei desse site! Vai me ajudar muito no entendimento de muitas palavras q leio nas escrituras! E enfim, até q enfim msm, consegui entender o significado de “ministério” no contexto do cristianismo. Portanto sou grato.

    Responder
  • Izabela de Andrade disse:

    Muuito bom sua explicação! Me ajudou bastante, eu estava meio confusa com relação a algumas coisas do meu ministério.. Faço parte do ministério de dança da minha igreja e amo o que faço.. Muuito obg mais uma vez por ter somado com essas palavras!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Izabela. Fica com Deus e obrigado por ler

      Responder
  • sandro disse:

    A paz do Senhor!
    Estou assumindo a respossabilidade neste ano de 2014,
    de ser lider do ministerio de louvor na minha igreja.
    Ja sou vice lider a uns 4 anos
    No ano passado meu ex lider na nossa igreja me chamou para ser, e eu recusei.
    Mas este ano o ministerio foi um pouco devagar, entaum resouvi aceitar ser o lider.
    Mas sou muito franco e sincero as vezes acho que sou ate meio “ignorante” pois falo do problema e quem esta trazendo o problema.
    Sempre fui presente nos cultos e enssaios nas horas marcadas
    nas outras lideranças e sempre fui exigente com enssaio, culto e horario.
    Pois algumas pessoas do ministerio da minha igreja ja nao se preocupam com esses aspectos citados acima.
    E algumas pessoas do ministerio estao falando com outras pessoas que irao sair do ministerio de louvor em 2014.
    O que acha que devo fazer?
    E como mostrar para estao pessoas que nao ligam para enssaiar, horario e ate mesmo ir nos cultos?
    Estou precisando de ajuda pois quero fazer o meu melhor para que a obra do Senhor Jesus seja feita com amor, carinho, dedicaçao etc..
    Para que o reino de Deus possa alcançar e encantar e principalmente empactar e deixar semente em cada vida todos os dias que entrarem naquele templo de adoraçao.

    Responder
  • marcelo lima da silva disse:

    ola caro irmao sou tecnico de audio desde 1997 quando me batisei e o Senhor Jesus me capacitou para este ministerio mas ja sofri muinto pois como vc diz acima fou tirado da minha obra por outras pessoas pois queria fazer o trabalho par o qual fui separado mas o status e o poder de alguns lideres nao deixarao a obra ser feita, nao ligo se nao mme veem ou nao tocao em meu nome , mas ligo para que o nme do meu SENHOR JESUS seja as vezes me sinto só deixado de lado penso em desistir pois o meu ministerio nao é compreendido todos achao que so quem prega, ou ministra um cantico ou toca algum instrumento é mais do que os outro eu sei que meu trabalho nao me deixa evidente, mas eu amo o que faço pois foi DEUS quem me separou e me capacitou, obrigado, gstaria de receber seus comentario no meu face.

    Responder
  • Cruzantino r soares disse:

    Obrigado amigo estou lendo a biblia e tiro muitas duvidas aqui que DEUS nos abençoe sempre

    Responder
  • Solange M.Carvalho Guimarães disse:

    Eu acho impressionante esse nome: Ministério de louvor! Na bíblia , Deus disse em várias passagens de Salmos, Louvai ao Senhor , quem tem fôlego, louve ao Senhor, e em nenhum livro está escrito ,MiNiSTERIO DE LOUVOR!

    Responder
    • Dr. Dimys Reury Cavalcante disse:

      Se é para louvar a Deus, meu pai todo poderoso a quem dou glória e aleluias, que se criem ministérios de Louvor, de Adoração, o segredo é adorar, não importa a forma se for para servir aos propósitos de Deus, da palavra, de que vale a designação, o que vale é o amor, a prática da palavra Deus, neste momento em mistério DEUS me revela e fala AME A SEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
      Não se importe com o nome do ministério e sim para que serve o mesmo….desculpe mas neste momento estou em oração….JESUS AMA A TODOS VOCÊS!! pratiquem o amor e não atraia o que não é bom, com brecha para o que é pecado…

      Responder
  • Esequiel disse:

    Boa noite, gostei da sua colocação e ja tive o mesmo questionamento…
    se ministério é diaconia, diaconia é serviços, podemos achar sim na palavra várias situações falando de vários serviços, inclusive louvor e adoração(que não se resume ao serviço com música, pois louvor pe falar DE, e adoração é dirigir Á), os serviços do templo e até mesmo no tempo do tabernáculo podemos ver Deus dando ordem de convocaçãoou até contratação)

    Responder
  • Pinho Filipe Pedro Pires disse:

    gostei de saber sobre o Ministerio, muito obrigado Deus seja louvado

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.