#VocêPergunta – Deus só está presente onde estão dois ou três reunidos?

Postado por em: #VocêPergunta

Por André Sanchez

dois ou três reunidos em meu nome, jesus, disciplina na igreja, pecadoSe você quiser fazer uma pergunta clique aqui!

#VocêPergunta: André, você poderia me explicar esse versículo?: “Mt 18:20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Sei lá, sempre achei esse versículo esquisito, pois dá a impressão que quando a gente está orando (sozinha), Ele não estará presente, nem ouvirá. O que significa esse versículo?

Cara leitora, a confusão na interpretação desse versículo está em tirá-lo do contexto (o que vem antes e o que vem depois de um texto). Lendo o contexto vemos mais claramente o significado dele (Mateus 18. 15-20):

Se você observar os versos 15 a 20, verá que eles tratam de um processo de disciplina na igreja. Eles falam de uma busca de reconciliação de dois irmãos, onde um pecou contra o outro (v.15).

O verso 16 mostra que, pela lei, havia a necessidade de, no mínimo, 2 ou 3 pessoas para que um depoimento de uma questão tivesse validade. Isso se dava se a conversa de forma pessoal não desse resultado para a resolução da questão (V. 15).

Veja que o texto ainda prevê o caso dessa pessoa não escutar nem esses dois ou três. Nesse caso a questão deveria ser tratada com a igreja. (V. 17)

Assim, quando duas ou mais pessoas se reúnem no nome de Jesus, em obediência à Sua palavra, têm a autoridade vinda de Deus para a solução de questões (V. 18). O foco desse texto é a solução de uma “demanda” entre irmãos na igreja. Isso mostra que Deus está no meio do Seu povo, conferindo-lhe sabedoria e autoridade, quando estes se reúnem em Seu nome. Assim, a presença de Deus, junto com a obediência das pessoas na condução da disciplina ao irmão que precisa rever sua posição errada, confere autoridade naquilo que eles estão fazendo. Esse é o significado focado nesse texto. A presença de Jesus confere validação à atividade judicial da igreja no tratamento da demanda.

Porém, não vejo nada de errado em pensar nesses “dois ou três” como a igreja de Jesus reunida com Ele abençoando-a e agindo no meio dela, pois Ele está ali. O que está errado é achar que isso é uma regra que estipule que Deus está presente apenas onde temos mais de “um” reunido em Seu nome. É importante que fique claro que esse não é o significado do texto discutido dentro do contexto apresentado na Bíblia.

Lembre-se que Deus é onipresente, o que significa que Ele está em todos os lugares!

Veja outras perguntas respondidas:

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

10 comentários

  • luis disse:

    é comum pessoas que não gostam de ler a bíblia pegarem vs. sitados por outros e tirarem conclusões falsas, tipo os ateus que afirmam achar contradições em tudo mas apenas em versículos isolados. Vamos ler a bíblia e para com esse negócio de cair de paraquedas sem saber voar.

    Responder
  • oliveira disse:

    EU ACHO, QUE O EVANGELHO QUE ESTÃO PREGANDO NOS DIAS ATUAIS: VENHA COMO ESTÁ E PERMANEÇA COMO ESTÁ, UM EVANGELHO DE PORTA LARGA !!!

    Responder
  • Paulo disse:

    A resposta é simples, reunião tem que ser obrigatoriamente mais que uma pessoa. Isso significa que mesmo reunindo o mínimo de pessoas que são dois, ali Deus se faz presente. Estar no meio tem que ser pelo menos de dois. A Bíblia cita inúmeros exemplos de pessoas que o buscam sozinhas. Parece brincadeira minha resposta, mas é óbvio.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, leia o texto novamente. Acho que você não compreendeu a explicação do contexto.

      Responder
  • MARCIO disse:

    ENQUANTO ESTIVER SÓ JESUS INTERCEDE POR NÓS MAS QUANDO Á 2 OU MAIS ALI ELE ESTA PARA SONDAR OS CORAÇÕES OLHA MATEUS 6:5 ALI VC LE QUE DEUS ELE NÃO ESCUTA MAS VÉ QUANDO ESTA SÓ EM ORAÇÃO

    Responder
  • Lívia disse:

    É incrível como as vezes nos esquecemos de entender o básico, o que está escrito. Mt boa a explicação!

    Responder
  • Gerson Pinto disse:

    Muito bom!

    Responder
  • Hugo disse:

    Acredito que a ideia de orar, rezar, estar junto a Deus, independe da quantidade de pessoas, desde que estejam realmente em um momento íntimo com Deus.
    Agora se pensarmos mais amplamente, a ideia de igreja, comunidade, é a união de vários indivíduos. E para que estejam em comunhão, todos devem estar ali em corpo e espírito, em nome de Deus. Se estivéssemos sempre reunidos uns com os outros seguindo esses princípios, penso que a grande maioria dos problemas sociais não aconteceria.

    Responder
  • Fabio disse:

    Muito boa sua explicação, concordo com o comentário até pq já muitos pregadores pregarei nesse texto de forma isolada, Jesus disse que estaria conosco Mt28.20b e não apenas quando apenas 2 ou 3 se reunisse. Deus continue abençoando.

    Responder
  • JORGE LUIZ SILVEIRA CORRÊA disse:

    A Bíblia fechada é um livro. Aberta é Deus falando comigo e contigo. Deus em Isaías 40:28 já começa a falar assim:Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

    Isaías 40:28…Pronto. Já falou…O simples fato de abrirmos a Bíblia…Deus já nos deu a grandeza Dele…e já falou comigo e contigo…perceberam????? O detalhe…eu não tinha percebido isto…Agora modifiquei meu modo de pensar…Mas se Deus não se cansa nem se fatiga…Vejam que coisa INESCRUTÁVEL…A INESCRUTABILIDADE EM CONHECIMENTO DE DEUS…TENTEM MEDIR…OLHEM PARA O CÉU…E COMO ELE QUE CRIOU TUDO…ENTÃO EU POSSO IR PARA O LADO DE QUE…O FATO DE EU ESTAR AQUI…JÁ SOMOS MAIS DE UM…ENTÃO DEUS FALA DE NOVO CONOSCO…Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
    Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
    Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

    Mateus 18:18-20…É INFINITO…É INESCRUTÁVEL…É DEUS!!!!!!!!!!…FALA PAI…MAIS…Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
    Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
    Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.
    Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.
    Pois o Senhor não rejeitará para sempre.
    Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.

    Lamentações 3:27-32…CONTINUE FALANDO PAI…
    As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
    Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
    A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
    Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
    Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.

    Lamentações 3:22-26…BOM DIA…SENÃO O PAI NÃO IRÁ PARAR DE FALAR…AMÉM…

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.