#VocêPergunta: O que significa o mundo inteiro jaz no maligno?

Postado por em: #VocêPergunta

Por André Sanchez

maligno, mundo, jaz no maligno, domínio, deusSe você quiser fazer uma pergunta  clique aqui!

#VocêPergunta: Afinal, o que significa o mundo jaz do maligno?

Caro leitor, essa expressão “o mundo jaz no maligno” se encontra em “1 João 5. 19: Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”

Bom, irei te explicar cada palavra em separado e depois juntamos tudo para compreendermos o que esta frase quer nos ensinar:

O mundo inteiro: Temos aqui a menção do sistema mundano. A Bíblia nos diz que o diabo é o deus deste século. “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos…” (2Co 4. 4). João tem em vista aqui a sociedade [sem Deus] dominada pelo diabo e pelo pecado. É uma constatação. Todo o nosso mundo, quando não tem Deus como guia, está entregue nas mãos do diabo e sob o domínio de seu mal.

Jaz: Essa expressão significa estar sob o poder do mal, ser mantido em submissão pelo diabo. Indica “alguém” que aceita o domínio do mal e o aprova.

No Maligno: Aqui temos uma menção clara ao diabo e ao mal. Note que no versículo o termo “Maligno” é grafado com a primeira letra em maiúscula, apontando para o representante de todo mal, o diabo. Ele é mencionado como o “deus” que domina a sociedade mundana.

Juntando toda a expressão, e considerando o contexto, podemos observar que essa expressão significa que o sistema mundano [sem Deus] jaz, ou seja, está sob o poder do diabo, está submisso a Ele e ao seu mal. Sem Deus, o mundo está aberto à ação do Maligno, principalmente, através das tentações que levam as pessoas a optarem pela vida de pecado. Uma vez consumado, o pecado gera a condenação. “Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1. 15)

Somente voltando-se a Deus pode-se quebrar esse domínio do Maligno, como vemos no versículo anterior: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1Jo 5. 18)

Veja outras perguntas respondidas:

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

12 comentários

    • André Sanchez disse:

      Marcos, não vejo que as pessoas tenham essa intenção. Normalmente a intenção é justamente mostrar que são filhas de Deus e, por isso, são poderosas, mas é uma frase bem sem sentido, pois só é filho de Deus quem crê em Jesus Cristo.

      Responder
  • Kakita Kakura disse:

    Não é uma frase sem sentido. Pelo contrário. É genial. Não sou o dono do mundo=não sou Deus. mas sou filho do dono=sou (um) filho de Deus. No caso, um cristão. Simples, não?

    Responder
    • denival disse:

      Mundo com rompido pelo pecado porque jaz no maligno

      Responder
  • cristiano disse:

    A palavra jaz que esta na biblia esta no sentido de habitar e não de estar sob o dominio ,pois quem deterna tudo é Deus o diabo não manda em nada.Ele não tem a chave nem da propria casa pois jesus ja a tomou.Muita gente quer dar ao diabo um poder que ele não tem.

    Responder
  • jose raimundo rios disse:

    DEUS o todo poderoso nunca deixou ou vai deixa a sua melhor obra entregue nas mãos do derrotado .

    Responder
    • André Sanchez disse:

      José, o que seria um derrotado para Deus?

      Responder
  • Juliana Santos disse:

    Pra mim a frase o mundo jaz do maligno significa que o mundo esta morto para o maligno e não que ele pertença ao maligno. Porque no túmulo de Jesus diz: Ele não está aqui ele ressuscitou. Mas com relação ao maligno o mundo está morto para que possamos viver neste mundo uma vida com abundância: uma vida santa, uma vida reta, uma vida integra, uma vida paltada na palavra de Deus, mesmo em meio a lutas e aflições. Porque o nosso galardão está na glória depois que vencermos a segunda morte. Portanto para mim: o mundo está morto e sepultado para o maligno. Oque tem faltado são homens e mulheres de Deus assumir suas posições na terra de reger e liderar e até mesmo governar como altoridades espirituais de extrema confiança do Deus vivo para administrar com sabedoria humana e espiritual aquilo que Ele mesmo criou para o nosso bem e para o benefício da palavra de Deus.
    Atenciosamente: Juliana santos.

    Responder
    • Leila Gonçalves Oliveira disse:

      JULIANA SANTOS
      O MUNDO JAZ INTEIRO NO MALIGNO. Não sobra nada. Nada presta. Não existe nada de bom e quem diz isso não sou eu é a própria palavra de Deus. Basta estar neste mundo para já se estar contaminado, pois o diabo vive ao derredor. 1 Pedro 5:8

      Além disso, o próprio Jesus disse, que o governante deste mundo, não é ele, e sim Satanás.
      Ele disse ainda: MEU REINO NÃO È DESTE MUNDO. Jo 18:36

      E o próprio Jesus, negou-se a ser chamado de bom. Marc. 10:18

      A promessa de Deus para seu povo não é uma vida de abundância material, como dizem os adeptos da TEOLOGIA DA PROSPERIDADE. E nunca conseguiremos ser perfeitos, andar direitinho na presença de Deus, pois ele mesmo nos diz que somos imperfeitos pecadores. No entanto, temos um advogado, que intercede por nós, apesar dos pesares.

      Somos pecadores, mas não vivemos no pecado.

      Este é um MUNDO CAÍDO, foi entregue por Adão a Satanás. Perdemos nossa ligação com o PAI. Não depende de mim ou de ninguém fazer algo para mudar as condições deste mundo, pois sua História já foi Escrita por Deus do início ao fim e estamos na atualidade vivendo o TEMPO DO FIM da história Humana. Vivemos um grande conflito, para todos isso é evidente, mesmo para os gentios.

      O Mundo se assemelha cada vez mais a SODOMA E GOMORRA e já esta condenado.

      Neste mundo Deus separou e esta separando um povo e este grupo, ajuda, de forma missionária a levar a Palavra de Deus a outros povos, línguas e nações. É o máximo que podemos fazer. Cuidemos de nossa salvação.

      Responder
  • Erika disse:

    ANALISANDO A FRASE: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1Jo 5. 18)………….AINDA QUERO A RESPOSTA: ENTÃO POR QUE INOCENTES SÃO MORTOS, TORTURADOS NAS MÃOS DO HUMANOS SERVO DO DEMÔNIO? CRIANÇAS E ANIMAIS SÃO VÍTIMAS DESSES DESGRAÇADOS DO CAPETA, ONDE ENTRA O PROPÓSITO DE DEUS QUANDO DIZ QUE O MALIGNO NÃO LHE TOCA?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      É evidente que o texto não está dizendo de coisa físicas, mas de espirituais. O maligno age perseguindo pessoas e agindo, porém, será por pouco tempo, pois o juízo de Deus ocorrerá contra todos os que praticam a iniquidade

      Responder
    • Adriano Souza da Silva disse:

      Erica, Deus não se alegra na morte dos impios. Mas quando a palavra diz: nascidos de deus… está se referindo aos que aceitaram Jesus com seu único Senhor e salvador. Nestes realmente o inimigo não toca, pois estão salvos pelo sangue de Jesus.
      Deus Abençoe a sua vida e a sua casa, em nome de Jesus.

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.