#VocêPergunta: O que significa o mundo inteiro jaz no maligno?

Postado por em: #VocêPergunta

Por André Sanchez

maligno, mundo, jaz no maligno, domínio, deusSe você quiser fazer uma pergunta  clique aqui!

#VocêPergunta: Afinal, o que significa o mundo jaz do maligno?

Caro leitor, essa expressão “o mundo jaz no maligno” se encontra em “1 João 5. 19: Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”

Bom, irei te explicar cada palavra em separado e depois juntamos tudo para compreendermos o que esta frase quer nos ensinar:

O mundo inteiro: Temos aqui a menção do sistema mundano. A Bíblia nos diz que o diabo é o deus deste século. “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos…” (2Co 4. 4). João tem em vista aqui a sociedade [sem Deus] dominada pelo diabo e pelo pecado. É uma constatação. Todo o nosso mundo, quando não tem Deus como guia, está entregue nas mãos do diabo e sob o domínio de seu mal.

Jaz: Essa expressão significa estar sob o poder do mal, ser mantido em submissão pelo diabo. Indica “alguém” que aceita o domínio do mal e o aprova.

No Maligno: Aqui temos uma menção clara ao diabo e ao mal. Note que no versículo o termo “Maligno” é grafado com a primeira letra em maiúscula, apontando para o representante de todo mal, o diabo. Ele é mencionado como o “deus” que domina a sociedade mundana.

Juntando toda a expressão, e considerando o contexto, podemos observar que essa expressão significa que o sistema mundano [sem Deus] jaz, ou seja, está sob o poder do diabo, está submisso a Ele e ao seu mal. Sem Deus, o mundo está aberto à ação do Maligno, principalmente, através das tentações que levam as pessoas a optarem pela vida de pecado. Uma vez consumado, o pecado gera a condenação. “Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1. 15)

Somente voltando-se a Deus pode-se quebrar esse domínio do Maligno, como vemos no versículo anterior: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1Jo 5. 18)

Veja outras perguntas respondidas:

8 comentários

    • André Sanchez disse:

      Marcos, não vejo que as pessoas tenham essa intenção. Normalmente a intenção é justamente mostrar que são filhas de Deus e, por isso, são poderosas, mas é uma frase bem sem sentido, pois só é filho de Deus quem crê em Jesus Cristo.

      Responder
  • Kakita Kakura disse:

    Não é uma frase sem sentido. Pelo contrário. É genial. Não sou o dono do mundo=não sou Deus. mas sou filho do dono=sou (um) filho de Deus. No caso, um cristão. Simples, não?

    Responder
    • denival disse:

      Mundo com rompido pelo pecado porque jaz no maligno

      Responder
  • cristiano disse:

    A palavra jaz que esta na biblia esta no sentido de habitar e não de estar sob o dominio ,pois quem deterna tudo é Deus o diabo não manda em nada.Ele não tem a chave nem da propria casa pois jesus ja a tomou.Muita gente quer dar ao diabo um poder que ele não tem.

    Responder
  • jose raimundo rios disse:

    DEUS o todo poderoso nunca deixou ou vai deixa a sua melhor obra entregue nas mãos do derrotado .

    Responder
    • André Sanchez disse:

      José, o que seria um derrotado para Deus?

      Responder
  • Juliana Santos disse:

    Pra mim a frase o mundo jaz do maligno significa que o mundo esta morto para o maligno e não que ele pertença ao maligno. Porque no túmulo de Jesus diz: Ele não está aqui ele ressuscitou. Mas com relação ao maligno o mundo está morto para que possamos viver neste mundo uma vida com abundância: uma vida santa, uma vida reta, uma vida integra, uma vida paltada na palavra de Deus, mesmo em meio a lutas e aflições. Porque o nosso galardão está na glória depois que vencermos a segunda morte. Portanto para mim: o mundo está morto e sepultado para o maligno. Oque tem faltado são homens e mulheres de Deus assumir suas posições na terra de reger e liderar e até mesmo governar como altoridades espirituais de extrema confiança do Deus vivo para administrar com sabedoria humana e espiritual aquilo que Ele mesmo criou para o nosso bem e para o benefício da palavra de Deus.
    Atenciosamente: Juliana santos.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.