O que significa lançar sortes [na Bíblia]?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu já ouvi pregações dizendo que sorte não existe, pois Deus é quem dirige todas as coisas, porém, como podemos entender quando a Bíblia fala de lançar sortes? Alguns textos apontam servos de Deus e também quem não cria em Deus usando esse recurso. Ajude-me a entender melhor isso…

Provavelmente você já deve ter se deparado, quando lia a Bíblia, com a expressão lançar sortes. Veja um texto em que ela aparece:

“E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.” (Jonas 1:7).

Muita gente se confunde com o que esse lançamento de sorte significa na Bíblia, pois, para nós sorte parece algo que nos remete ao acaso e não a ação de Deus. Vejamos mais detalhes sobre isso:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa lançar sortes na Bíblia?

Lançar sortes era uma espécie de um processo de “adivinhação” que era utilizado para saber qual era a vontade de Deus para alguma situação ou para alguma questão que parecia complicada.

Trazendo para os nossos tempos, imaginemos que seja algo parecido com um cara-e-coroa (muito visto nos jogos de futebol) ou um dois-ou-um, ou quem sabe o famoso método do palitinho.

No mundo antigo essa prática era usada para saber qual era a vontade de Deus para algum assunto. Apesar de esse método também ser usado por nações pagãs para saber a vontade de seus deuses, vemos que o Deus verdadeiro, o Senhor, não proibiu essa prática aos seus servos, antes, também a utilizava como forma de mostrar Sua vontade.

Isso porque Deus governa sobre toda “sorte” e por meio dela. Todas as situações estão descobertas diante do Senhor e Ele age como quer e com os métodos que desejar.

Assim, no mundo antigo, em vários momentos Deus mandou lançar sortes. Veja um exemplo:

“Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão.” (Números 26:55).

Ou seja, Deus indicaria através do “lançar sortes” a Sua vontade

Outro momento interessante que mostra que os pagãos também utilizavam desse método é quando Jesus foi crucificado e os soldados lançaram sortes para ver quem ficaria com as roupas de Jesus:

“Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá—para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.” (João 19:24).

Esse método também foi utilizado pelos apóstolos para escolher entre vários homens aquele que substituiria Judas, o traidor. “E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.” (Atos 1:26).

E para finalizar, lançar sortes na Bíblia, quando ordenado por Deus e de acordo com Seus propósitos, não têm nada a ver com jogos de azar, com loterias, com apostas, com as bruxarias, jogos de búzios, com superstição e coisas do gênero.

É apenas um meio pelo qual Deus manifestava Sua vontade ao seu povo que o consultava dessa forma, conforme o próprio Deus orientava e aprovava.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp