Receba nosso Informativo semanal e ganhe esse incrível presente:

#VocêPergunta: Saul conversou com o espírito de Samuel após a sua morte?

Postado por em: #VocêPergunta

rei saul, médium, samuel, em-dor, espiritismo, consulta aos mortos

Se você quiser fazer uma pergunta  clique aqui!

#VocêPergunta: Em 1 Samuel 28 vemos narrado o encontro do rei Saul com o espírito do já morto, Samuel, através de uma médium em En-Dor. Você não acha que essa passagem apóia o espiritismo, que crê na comunicação dos vivos com os mortos?

Caro leitor, realmente muitos usam esse texto como base para dizer que a Bíblia aponta que a comunicação das almas dos mortos com os vivos é algo possível. Mas será que é isso mesmo que o texto aponta? Será que uma análise aprofundada desse texto ainda faz dele um apoio à doutrina espírita? Vejamos algumas considerações sobre esse texto antes de tirarmos qualquer conclusão:

Já de início vemos o rei Saul descumprindo uma lei que Deus havia dado em “Dt 18. 11-12: …nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR…”. Pessoas que faziam esse tipo de “comunicação” com mortos eram consideradas uma abominação a Deus e consultá-las era afrontar a Deus. Isso por um simples fato: Não há possibilidade desse tipo de comunicação. A comunicação que dizem que fazem com as almas dos que já morreram é, na verdade, feita com demônios enganadores. Por isso era proibida por Deus.

Isso mostra o quão longe de Deus o rei Saul estava. E por causa dessa distância da vontade de Deus, vemos que Deus não mais lhe respondia. “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.” (1Sm 28. 6).

Saul, totalmente distante da vontade de Deus, resolve, por conta própria, fazer aquilo que não agradava a Deus: Consultar médiuns. Até aqui talvez você ainda não esteja convencido se Saul conversou ou não com o espírito do profeta Samuel. Vejamos se esse encontro realmente aconteceu ou se foi uma farsa demoníaca:

– No final do referido texto (1 Sm 28) vemos que Saul foi procurar a médium totalmente sensibilizado fisicamente e emocionalmente e, por isso, foi presa ainda mais fácil da enganação. Observe que ele estava em um jejum prolongado e totalmente mexido emocionalmente: “De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.” (1Sm 28. 20)

– A tal médium já recebe de Saul a dica de com “quem” ele queria falar, facilitando a enganação demoníaca. “Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.” (1Sm 28. 11).

– A médium diz espantada a Saul que estava vendo a Samuel. Mas, na verdade, fica mesmo muito assustada com a presença do rei Saul ali, pois ele havia eliminado de Israel vários médiuns pouco tempo antes e estava disfarçado (1Sm 28. 3). “Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.” (1Sm 28. 12)

– A médium diz que viu Samuel, mas Saul não viu nada, ficando totalmente à mercê de qualquer enganação, seja da médium, seja de demônios. “Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês?” (1Sm 28. 13).

– A médium faz uma descrição óbvia da figura de Samuel (um ancião de capa); e Saul “entende” que é Samuel. Mais uma vez friso: Saul não via nada, apenas era conduzido pela médium, sendo presa fácil. “Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.” (1Sm 28. 14). Observe quão desequilibrado estava Saul, pois, apenas “entendendo” que era Samuel já se prostrou com o rosto em terra.

– A coisa piora a partir de agora. [Considerando] que fosse Samuel quem falava pela médium, vemos que esse Samuel agia à parte de Deus, pois Deus havia desaprovado a conduta de Saul e não lhe respondia, mas esse Samuel respondia. O verdadeiro profeta Samuel sempre falava da parte de Deus e agora depois de morto não falaria mais da parte de Deus? Teria Samuel resolvido por si próprio falar a Saul sem o consentimento de Deus? O mundo espiritual estaria uma bagunça que fugia do controle de Deus?

– O tal “Samuel” faz profecias erradas, mostrando claramente que não vinha da parte de Deus e que, na verdade, era um demônio (limitado na presciência e enganador). Ele revela que Saul e seus filhos morreriam no dia seguinte, entregues nas mãos dos filisteus (v. 19). Isso não acontece. Muitos dias se passam e Saul e [alguns] de seus filhos morrem em batalha [diferente do que o tal "Samuel" tinha dito em 1 Sm 28. 19]

“Entretanto, os filisteus pelejaram contra Israel, e, tendo os homens de Israel fugido de diante dos filisteus, caíram feridos no monte Gilboa. Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul.” (1Sm 31. 1-2). Em 2 Sm 2.8 vemos que Isbosete, filho de Saul, não morreu na batalha, sobreviveu a ela. “Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim” (2Sm 2. 8). Assim, a palavra do tal “Samuel” que a médium consultava estava errada.

– Profecias que não se cumprem apontam para falsos profetas. “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Dt 18. 22). Samuel, em vida, era profeta verdadeiro de Deus. Após a sua morte viraria um falso profeta? Não! Esse tal “Samuel” que a médium entrevistava não era Samuel! Era um demônio disfarçado.

– A morte de Saul foi também conseqüência da consulta que fez a uma médium, demonstrando a desaprovação de Deus. Se Deus realmente falasse por intermédio da alma do já morto Samuel, por que Saul teria pecado em consultá-lo? “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.” (1Cr 10. 13-14)

– Para finalizar, deixo aqui o link de um artigo que escrevi sob o título: Para onde vai nossa alma depois que morremos? Nele explico a impossibilidade de contato entre mortos e vivos, biblicamente.

Concluindo: Não houve conversa alguma com o verdadeiro profeta Samuel que já estava morto, pois isso é uma impossibilidade mencionada claramente na Bíblia.

Veja outras perguntas respondidas:

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

49 comentários

  • Marcony do HDA disse:

    Excelente resposta … e o povo continua tentando achar brecha para determinadas seitas…

    #OMG

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Verdade Marcony. No final das contas falta mesmo é conhecimento da Palavra de Deus!!!

      Abs e obrigado pela visita!!!

      Responder
    • luis Cláudio Fernandes disse:

      É triste vê tanta burrice, leia 1°crônicas, e lá diz abertamente, Saul e seus filhos , claro os que podiam exercer o trono, e que estavam em guerra, os outros filhos não estavam na guerra. Leia também a bíblia católica, ECLESIÁSTICO, sobre Samuel. Falta discernimento nas pessoas, o próprio Jesus conversou com Moisés e Elias e também quando mandou Lázaro sair, e também quando ordenou a Talita levantar. Muitos ficarão espantados quando morrerem, e ver que não morreu, que foi só a carne. deus é D\eus de vivos e não de mortos.

      Responder
      • Iago Mello disse:

        Você está lendo fora do contexto, leia atentamente novamente a postagem. Sobre Lázaro há uma imensa diferença entre reencarnação e ressurreição, que foi o caso descrito. Enfim, não um versículo na Bíblia que apoie a reencarnação se for lido e estudado dentro do contexto Bíblico.

        Responder
    • daniel alves Gaspar disse:

      amados a paz seja com vcs acredito eu que o senhor tenha permitido samuel ir ter com saul depois de morto …pois o senhor havia virado as costas para saul…. e se arrependido de ter ungido saul rei de israel…se pegarmos o cap 15 no verso 35 a palavra diz e samuel nunca mais viu saul ate o dia de sua morte…. ora samuel morreu antes que saul…na biblia há exceçoes mas nao quer dizer que é regra e muito menos podemos fazer doutrina baseado em um acontecimento isolado…..fiquem na paz do senhor…..

      Responder
  • Marcos Roberto disse:

    Versículos de 1 Samuel 28:

    Quando a mulher viu Samuel, gritou e disse a Saul: “Por que me enganaste? Tu mesmo és Saul! ”

    Samuel perguntou a Saul: “Por que você me perturbou, fazendo-me subir? ”

    Disse Samuel: “Por que você me chamou, já que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo?

    Na mesma hora Saul caiu estendido no chão, aterrorizado pelas palavras de Samuel. Suas forças haviam se esgotado, pois ele tinha passado todo aquele dia e toda aquela noite sem comer.

    EU PERGUNTO: SE NÃO ERA SAMUEL, PORQUE A BÍBLIA DIZ QUE É SAMUEL CAUSANDO TODO ESSE TRANSTORNO NO NOSSO ENTENDIMENTO? O TEXTO ESTÁ ERRADO? PRA MIM É ESSE O ÚNICO PROBLEMA. TEM UM VERSÍCULO QUE SAUL ENTENDE QUE É SAMUEL, MAS NESSES QUE EU CITEI, O TEXTO BÍBLICO É CLARO DEMAIS. ELE DIZ “a mulher viu Samuel”, “Samuel perguntou a Saul”, “Disse Samuel”, “aterrorizado pelas palavras de Samuel “. E, nos versículos citados, é clara a conversa direta entre Samuel e Saul. Só não vê quem não quer. Os espíritas estão agradecendo por isso.

    Quem explica isso considerando a forma como o texto está escrito?

    Marcos Roberto (cristão evangélico que nunca entendeu esse texto).

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marcos, em muitos textos bíblicos vemos descrições de algo que aconteceu, não significando que aquilo é um mandamento. A Bíblia está mostrando como aconteceu. Cabe a nós verificarmos no texto o que o autor quis mostrar. Nesse caso, fui o que fiz no artigo. Leia-o atentamente e você compreenderá o exercício de interpretação do texto.

      Abs!

      Responder
      • Tiago Sanches disse:

        O livro de proverbio fala desse assunto em (Pv 30:6) diz assim: “Nada acrescente às suas palavras para que não te repreenda e sejas achado mentiroso”
        Isto refere-se a um alerta às pessoas que fazem especulações humanas quando suplementam a palavra de Deus.
        No livro de Deuteronômio também fala sobre isso: “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuirei dela, pára que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus que eu vos mando” (Dt 4:2)
        No ultimo livro da bíblia que é o Apocalipse há também menção idêntica: “Se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida , da cidade santa, e das cousas que se acham escritas nesse livro” ( Ap 22:19 ).
        Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
        Mateus 5:18

        Se na biblia esta Samuel. è samuel e Deus não é mentiroso.

        Tudo é possivel para Deus.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Tiago, a Bíblia não proíbe pensar e interpretar corretamente o texto. Foi o que fiz.

          Responder
    • Anderson Matheus disse:

      Marcos, lá em (1 Samuel 28:14) E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.

      Entendendo Saul que era Samuel, a bíblia não fala que foi o próprio Samuel, Saul que entendeu que era Samuel.

      E se você pega o Versículo 13 fica mas claro ainda na tradução hebraica original.

      E o rei lhe disse: Não temas: porém que é o que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.

      Fala que ela viu deuses, no plural tinha só um ? não, deuses também escrito com letra minuscula, significa outros deuses.

      O ponto muito importante é, que poder é esse, que uma pessoa abominada por Deus, tem o poder de trazer os mortos, e também não uma pessoa qualquer um espirito de um profeta.

      Se você pegar também o versículo 28:6.

      Consulto Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por
      profeta.

      O Senhor não o respondeu, nem por sonhos, nem por Urim que era um Sacerdote, nem pelo próprio profeta, que é o porta voz de Deus.

      Outro ponto importante também é, sobre a palavra “médium” a qual o rei Saul a consultou

      Traduzida em outra versões por: espírito adivinhador ou espirito familiares.

      Lá em Isaías 8:19 fala, Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; -não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?

      E Levítico 19:31

      Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles: Eu sou o SENHOR vosso Deus.

      Como já foi dito em alguns comentários abaixo temos que vigiar isso são pontos que outras pessoas, acham com sua própria forma de pensar abrem novas “religiões”.

      O texto não esta errado unica coisa errada é, a interpretação textual, espero ter ajudado.

      Responder
    • odecir da costa disse:

      Marcos Roberto, Davi por desobedecer os preceitos de Deus, Deus retirou seu Espírito dele e permitiu que um espírito do mal entrasse nele, por isso que Davi foi procurar uma necromante, veja as passagens que fala desse assunto:

      I Samuel 16:14
      Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor.

      I Samuel 16:15
      Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora um espírito maligno da parte de Deus te atormenta;

      I Samuel 16:16
      dize, pois, Senhor nosso, a teus servos que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa; e quando o espírito maligno da parte do Senhor vier sobre ti, ele tocara com a sua mão, e te sentirás melhor.

      I Samuel 16:23
      E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.

      I Samuel 18:10
      No dia seguinte o espírito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul, que começou a profetizar no meio da casa; e Davi tocava a harpa, como nos outros dias. Saul tinha na mão uma lança.

      I Samuel 19:9
      Então o espírito maligno da parte do Senhor veio sobre Saul, estando ele sentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e Davi estava tocando a harpa.

      Jeremias 36:31
      E castigá-lo-ei a ele, e a sua descendência e os seus servos, por causa da sua iniqüidade; e trarei sobre ele e sobre os moradores de Jerusalém, e sobre os homens de Judá, todo o mal que tenho pronunciado contra eles, e que não ouviram.

      O MAL A QUE SE REFERE ESSES TEXTOS, É A PUNIÇÃO POR TER VIOLADO A LEI DIVINA.

      DEUS TEM DUAS FORÇAS, A DA LUZ E A DA TREVA.

      QUEM SEGUE A LEI E PRATICA, RECEBE A AJUDA DA LUZ.

      QUEM DESOBEDECE A LEI, PERDE A COBERTURA DA LUZ, E FICA SUJEITO A PUNIÇÃO QUE AS TREVAS EXECUTAM.

      LEMBRE-SE DESSE VERSÍCULO:

      Isaías 45:7
      Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

      Espero ter ajudado, fique com Deus.

      Responder
  • liana disse:

    por isso que a biblia diz que o diabo e o pai da mentira samuel foi enganado porque procurou a pessoa errada,naqueles tempos DEUS falava com os homens atraves de seua santos profetas hoje ele fala com a gente atraves da sua palavra que e a biblia e atraves de JESUs principalmente.ha um abismo entre os mortos e os vivos portanto os que estao mortos nao podem subir de maneira nenhuma e os que estao vivos nao podem descer,diz a palavra

    Responder
  • Toni Boson disse:

    Parabéns amado irmão pela lucidez nos seus comentários. Toni Boson (pastor da PIB em Vamos Ver o Sol em Therezina- Piauí.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que honra receber a visita de um irmão de Piaui!

      Grande abraço, Pastor Toni!!

      Responder
  • Aio disse:

    Marcos Roberto, a resposta está em I SAMUEL [28] 14 e 15.

    14 Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência.

    15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir?

    A resposta é que a partir desse ponto, o diálogo é descrito na Bíblia sob o ponto de vista de Saul; então não dava para escrever tipo assim (observe os parênteses):

    “Samuel (ou aquilo que Saul achava que era Samuel) disse a Saul (que estava olhando para o chão) . . .”
    Essa explicação ajuda?

    Responder
  • Genevaldo Batista disse:

    o livro de jó diz que equele que desse a sepultura jamais tornará dela.

    Responder
    • JUNIOR disse:

      Na biblia diz q qnd Jesus ressuscitu o poder foi tão grande q mts foram ressuscitados… procure q vc verá. Fik com Deus FUI!!!

      Responder
  • Jeremias F Gonçalves disse:

    Amigos irmãos,
    O texto esta muito bem comentado, graças a Deus!
    Observe – que Jesus e os apóstolos pregaram ressurreição, a bíblia só fala de ressurreição, mas tem pessoas, pregam Reencarnação, para que não quer receber auxilio do espírito santo para entender a Bíblia; Vai continuar afirmando que Saul falou com Samuel?
    Por que ha pessoa que costuma ler a Bíblia só na parte que lhe – interessa, vai continuar na escuridão espiritual; pois Jesus Disse: Erreis por não conhecer as escrituras nem o pode de Deus.

    Responder
  • Renato A Nascimento disse:

    Gostaria de saber, se não tem comunicação com pessoas que já morreram, com quem Cristo conversou em: Marcos 9:04? Obrigado.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Renato, precisamos observar que o texto referido por você narra a transfiguração. Foi um momento especial vivido pelo Filho de Deus, o Deus todo-poderoso. Em nenhum momento Elias e Moisés falam com os apóstolos ali presentes, somente com Jesus. Foi um testemunho especial do poder de Deus aos apóstolos e uma indicação clara da união de Cristo com a Lei (Moisés) e com os profetas (Elias). Esse texto não nos dá margem para afirmar que exista comunicação daqueles que já morreram com as pessoas que estão aqui vivas, como afirmam os espíritas, que tiram o texto da transfiguração de seu cotexto.

      Na paz de Cristo.

      Responder
  • William Damasceno disse:

    Olá…sou evangélico desde tenra idade, e essa passagem que SAul falou com Samuel, é algo que não dá pra entender… a interpretação da Bíblia é gramatical e literal, ou seja, o que está escrito ali é o que aconteceu….senão vamos “extrapolar na interpretação do que diz a Bíblia e colocamos o sentido que quisermos e quando quisermos…na passagem diz, várias vezes: “e Samuel disse”…se fosse um espírito enganador, a Biblia diria no próprio texto……não dá pra aceitar, quando se diz que: “o que a Bíblia quis dizer”. Não vou mudar meu credo, muito menos minha fé em Jesus…mas ainda não achei explicação convincente….

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Willian, quem disse na Bíblia: “e Samuel disse”?

      Responder
  • WILLIAM DAMASCENO disse:

    Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida, da Sociedade Bíblica do Brasil, ano 1975…
    I Samuel Capítulo 28, verso 15 : “SAMUEL disse a Saul” :
    – Verso 16: Então disse SAMUEL… ;
    – Verso 20: E imediatamente Saul caiu estendido por terra e grandemente temeu por causa daquelas palavras de SAMUEL…

    será que minha Bíblia é muito velha ? (1975)

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Wiilian, você precisa observar todo o texto e contexto para compreender que não se tratava de Samuel. Saul não estava vendo Samuel. A médium que lhe disse que era Samuel e ele “entendeu” que se tratava de Saul. Um engano típico dos médiuns: “Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.”

      Dentre todos os argumentos que já coloquei em meu texto, o que você me diz a respeito das profecias que o Samuel de mentira fez e que não se cumpriram na vida de Saul? Samuel seria um falso profeta? Todas as evidências apontam para um grande engano da médium, que manipulou toda a situação e enganou Saul, que estava totalmente psicologicamente fora de si.

      Responder
      • WILLIAM DAMASCENO disse:

        Desculpe, mas vc falou, falou e nada disse dos versículos da postagem anterior em que escrevi SAMUEL em letra maisucula…acha que eui conseguiria convencer um espírita com suas colocações ? creio que não… A Bíblia diz, claramente: “e SAMUEL DISSE”…em nenhum momento a Bíblia se referiu a espírito enganador ou ancião…vendo todo o contexto lendo o texto todo, ainda assim não convence…Agora, se o que está falando é uma verdade absoluta que não pode ser contextada, aí sim…mas não existe outro texto bíblico que me diz que aquilo que estava escrito não é o que estamos entedendo na interpretação literal…obrigado pela boa vontade, mesmo assim…abraços

        Responder
        • André Sanchez disse:

          William, faça umas aulas de interpretação bíblica, que no seu caso te farão bem. O texto é claríssimo.

          Abs!

          Responder
          • Rick Olsen Slv disse:

            Irmão André, Tenho que descordar do senhor – Você esta totalmente equivocado na sua interpretação sem fundamento – Em “1 Samuel 28:19″ diz “amanha” E não no dia seguinte, cuidado para não alterar a Bíblia para sua explicação, ta bom?. Agora mais claro ainda, tenho no meu pc o programa “e-sword” que é gratuito, inclusive para não falar abobrinha é bom você instalar, la você tem acesso a escritura no idioma original e um dicionario em inglês das palavras originais.. A palavra usada em hebraico é para o teu “DIA SEGUINTE” é -“ומחר e a tradução é “”AMANHA, EM TEMPOS VINDOUROS, NO FUTURO”” (procure por strong word H4279)- Então??? A profecia de Samuel se cumpriu sim amigo… Cuidado com o que você prega, a bíblia nunca diz que era um demônio, porem a bíblia condena consultar espíritos…
            Paz do Senhor Yeshua na sua vida.

          • André Sanchez disse:

            Rick, você tem razão no emprego da palavra hebraica. Porém, isso não faz da minha interpretação um erro. Dia seguinte e amanhã vai dar na mesma. A profecia desse demônio que se passou por Samuel não se cumpriu.

  • Charles Simão (@CCharlessim) disse:

    EXISTEM ALGUNS TEXTOS DA BÍBLIA QUE TRAZEM PROBLEMAS DE HERMENÊUTICA:

    Observe que algumas traduções (versões) são mais claras e objetivas que outras.

    A linguagem utilizada é um outro problema.

    A cultura da época, tipos de escritas, vocábulos e etc.

    A Bíblia foi reproduzida (dos originais) pelos copistas que manuscreviam palavra por palavra.

    O texto em questão (I SAMUEL & II SAMUEL) foi escrito 1.000 anos antes de Cristo, ou seja, 3.000 anos atrás.

    ALGUMAS VEZES UM TEXTO PODE AFIRMAR ALGO QUE NÃO CONDIZ COM A REALIDADE

    Por exemplo:

    No Livro de Êxodo o texto diz que Deus endureceu o coração do rei do Egito (faraó), quando na realidade
    Deus apenas permitiu que aquele fato acontecesse. Afinal, o que Deus mais quer é exatamente o contrário: que o pecador abra (amoleça) o coração para que o Espírito Santo possa operar a conversão.
    Quem endureceu o coração do faraó foi êle mesmo pela sua obstinação e pelo orgulho.

    A narrativa do texto em questão foi colocada do ponto de vista da pitonisa de EN-DOR e de Saul. Ambos foram enganados por Satanás e acreditaram que fosse o espírito do profeta Samuel que estava ali presente.
    Note que Saul chegou a reverenciar o suposto profeta!
    Se a narrativa fosse colocada do ponto de vista de Deus (que dá a inspiração, mas não exatamente as palavras) ou do autor (escritor humano) profeta Samuel, com certeza teríamos uma exatidão literária que facilitaria a compreensão desse assunto.

    Todavia, deve-se levar em conta que Deus não é deus de confusão nem de contradições. Se nos outros livros da Bíblia está escrito que os mortos não sabem coisa nenhuma nem podem se comunicar com os vivos, por que entender que foi Samuel que esteve ali? A Palavra de Deus é perfeita e cheia de harmonia. Cabe a nós estudá-la sob a direção do Espírito Santo para não corrermos o risco de distorcê-la!

    LEMBRE-SE:

    UM TEXTO FORA DO SEU CONTEXTO NÃO É UM TEXTO, MAS UM PRETEXTO!

    Que Deus nos abençoe a todos!

    Responder
  • Charles Simão (@CCharlessim) disse:

    SIGNIFICADO DE HERMENÊUTICA:

    O que é Hermenêutica?

    Hermenêutica significa interpretar, e é um termo de origem grega. Hermenêutica na Bíblia é a compreensão das escrituras, para compreender o sentido das palavras de Deus. Hermeneutica está presente na filosofia e na área jurídica, cada uma com seu significado.

    HERMENÊUTICA BÍBLICA:

    Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as Escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam. Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não tem muito conhecimento das palavras e dos símbolos.

    ATENÇÃO!

    A BÍBLIA NÃO DEVE SER APENAS LIDA, MAS ESTUDADA, OU MELHOR, ESQUADRINHADA.
    E ISSO COM HUMILDADE E ORAÇÃO!

    Saudações cristãs.

    Responder
    • jhullyane amanda Damasceno disse:

      Olá, sou nova na fé, e o que me fez levar até Jesus Cristo foi passar a ler a Sagrada palavra de Deus todos os dias. E antes de ler aprendi com os meus pastores a orar e pedi direção ao Espírito Santo para que o inimigo não confundisse a minha mente e eu viesse a blasfemar contra a palavra de Deus. Leio a Bíblia atentamente e observo os detalhes com clareza. Muito melhor pedirmos orientação AO ESPÍRITO SANTO do que consultarmos a livros sem fundamentos que muitas vezes são escritos por Ateus para confundir a cabeça dos cristãos. Vigiai para não confundir as escrituras. A palavra de Deus não será e nem foi a palavra de Deus É.
      Não sejamos hipócritas. A bíblia não é pra ser discutida é para ser compartilhada e seguida. Quando traduzirem-na numa maneira que não concordemos devemos ter coerência e mansidão ao expressarmos nossa opinião. Jesus veio pregar o evangelho do reino do Pai, e não costumes, tradições ou doutrinas. Fico mau quando vejo pessoas se degranando discutindo a Bíblia, podendo está evangelizando as almas que anseiam e tem sede e fome de Deus. Jesus está voltando, breve será a sua vinda. a bíblia diz que O Noivo vem. E ele vem.

      Responder
  • Ricardo disse:

    Oi André, eu estava procurando um estudo sobre 1 Samuel 28, que fosse convincente, e eu encontrei a sua página, que sigo, e leio sempre seus artigos, e não tinha visto bem o que eu procurava hehe. Muito convincente, foi clara a sua interpretação, e não nos deixou dúvida alguma. A bíblia não entra em contradição, com certeza, não era Samuel que esteve falando com Saul, Eu só procurava outras interpretações, para ver se batia com a que eu tinha elaborado, e foi totalmente clara e bem interpretado o estudo que você fez. Que o Senhor continue te abençoando e te usando, para trazer os seus estudos para o povo que procura para determinada ocasião, você está em minhas orações, Deus te abençoe !!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Ricardo! Bom estudo pra você.

      Responder
  • Naty disse:

    http://igrejadecristodesperta.blogspot.com.br/2013/08/o-espirito-de-samuel-realmente-apareceu.html – vejam a postagem sobre esse assunto… ele se comunicou sim, é o testemunho da própria bíblia e Deus não age sempre conforme nossas expectativas, não devemos ver o que é lógico para nós… ele pode usar uma situação como essa para cumprir seus propósitos e foi isso que levou o Rei Saul a morte! ele e todos os filhos q lutavam com ele… a profecia do ser se cumpriu.. se vc observar os capitulos seguintes narram sobre a vida de Davi, e nem sempre a bíblia esta em ordem cronológica… amanhã nem sempre tem sentido de dia seguinte, muitas vezes pode ser “logo”… todos os filhos de Saul q lutavam com ele morreram, o que o ser disse: Tu e teus filhos… quando o ser disse que estaria com ele.. não quer dizer um lugar mais sim no mesmo estado: sepultura, morte… O ser não disse nada contra a palavra do senhor, apenas confirmou tudo o q este havia dito… quem a biblia diz que a mulher viu? Samuel Quem a bíblia diz que Saul temeu pelas palavras q tinha dito? Samuel… Deus não aprova o pecado, mais ele pode usar qualquer situação para cumprir a vontade dele… fiquem na paz e leiam a postagem vão compreender melhor!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sem comentários… fraquíssimos argumentos.

      Responder
  • Rodrigo disse:

    È bizarro como estão acabando com a biblia aos poucos ! . “não é assim , não é dessa forma , não ta dizendo dessa forma ! . a bíblia é clara . saul falou com o profeta samuel . porque Deus ia proibir uma pratica de consultar os mortos se isso não existisse ! . tanto é que nas escrituras o profeta samuel exortou e não trouxe um minimo conforto para saul . e ainda disse que saul e sua familia estaria com ele morto ! . ou seja reprovação total do profeta samuel pela pratica ! . PAREM COM ISSO , uns tempos atras veio uma turma de testemunhas de JEOVA aqui na minha casa “me ensinar a rezar o pai nosso ” a visão deles sobre a biblia me deu vontade de se matar ! . passei até mau ! . num é assim , ta escrito mais ta errado ! . num é literal , é parabola , num é parabola é literal ! . que bosta ! eles leem a biblia , ta escrito ali . MAS “ENTENDEN QUE NÃO É DAQUELA FORMA ! É TIPO A BIBLIA CONDENAR IDOLATRIA OU FORNICACÃO , ,, !!!””” aaa num é dessa forma … lem bem isso é parabola num é literal ! . VAI PRO INFERNO !!!!. SACO CHEIO .

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rodrigo, simples, Deus proibiu esse contato porque é com demônios que se faz esse contato e não com pessoas que já morreram.

      A lógica que você está usando é incorreta.

      Responder
  • Alexsandro Saturnino disse:

    porque a mulher si espantou a ponto de gritar a vê Samuel? si fosse um espirito maligno ela não tinha si espantado,pelo fato de que trabalhava com o mesmo! A palavra de Deus condena o individuo que comete o suicídio, e porque a mesma palavra,manda a pessoa atar uma pedra no pescoço e si lançar nas profundeza do oceano,o homem que conhece a verdade e não segue? espada de dois gomes

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Alexsandro, estamos falando de uma mulher astuta. Quando a Bíblia diz que ela gritou não diz se gritou de fato ou se foi um grito que fazia parte de seu teatro para enganar Saul. Sobre o comentário do suicídio, aconselho a estudar um pouco sobre figura de linguagem para entender o que Jesus disse sobre amarrar uma pedra.

      Responder
  • daniel disse:

    amados sou cristao sobre o assunto acima creio eu que o senhor ; permitiu que samuel viesse falar com saul, a palavra Deus condena tal pratica sim condena quem consulta os mortos…mas se analisarmos o texto saul foi consultar a medium porque o senhor ja tinha virado as costas para saul e nao mais o respondia… e se pegarmos o capitulo 15 versiculo 35 diz; ora, samuel nunca mais viu a saul ate o dia da sua morte mas samuel teve dó de saul e o senhor se arrependeu de haver posto saul rei sobre israel. ora samuel morreu primeiro que saul como ele poderia ter com saul quando este merresse se ele morreu primeiro ….. creio eu que o senhor permitiu que samuel subisse para falar com saul ….senao a palavra iria se contradizer com ela mesma no verso 35 do cap 15 …Deus realmente condena tal pratica mas na biblia há sempre uma ou outra exceçao mas isso nao é regra e nao se pode fazer uma doutrina em cima de um fato … que Deus abençoe a todos….

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Daniel, Deus condena quem consulta os mortos e participa de uma sessão espírita? Complicado isso, o texto não nos indica essa questão

      Responder
      • daniel alves Gaspar disse:

        amado eu nao disse que Deus aprova quem consulta os mortos, eu sei que Deus condena tal pratica e que aos olhos de Deus isto é abominavel… eu só indaguei o fato do cap 15 vers 35 que diz claramente que samuel nunca mais tinha visto saul ate o dia de sua morte… visto que samuel morreu primeiro que saul… nao sou eu que disse é a biblia que diz… se a biblia é a palavra da verdade ela nao pode mentir… entao samuel teve com saul no dia de sua morte se nao a biblia esta mentindo!! mas eu acredito na biblia!!!!!

        Responder
        • Adriano Quintino disse:

          Caro Daniel, será mesmo que Saul não viu mais a Samuel ? Perdoem minha santa ignorância. Sou Cristão Evangélico, sei que a prática de consulta aos mortos é incontestavelmente repudiada por DEUS e isso não é possível de acontecer, pois são demônios camuflados. Mas quanto ao versículo 35 do capítulo 15 do livro de 1 Samuel é interessante ver que: “E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte”.
          Caros leitores, será que esta foi a “última” vez mesmo ? Eu não sei bem ao certo, mas acompanhando este acontecimento, vi que Samuel quis muito matar a DAVI e este foi até à casa dos profetas, onde estava também Samuel… veja o capítulo 19: 18-24. Diz claramente no versículo 24 que “Saul profetizou diante de Samuel”. A Bíblia não contradiz, ela não mente, sei que há algum mistério ou as traduções em várias línguas ultimamente alterou alguma coisa…

          Responder
          • Adriano Quintino disse:

            Pedoe, não é samuel que quis matar a DAVI, mas sim o Rei Saul que quis matar a DAVI… inverti os personagens na hora de digitar…

  • Elias Santos disse:

    Bem essa passagem biblíca sobre consultar profetas(advinhos) , aconteceu também na mitologia grega com Ulisses que foi consultar um velho advinho (Finéas) para saber como voltaria pra casa, com Hércules e com Orfeu.o que quero dizer , como muitas passagens biblicas são colagens de estória, mitos anteriores , existe varios exemplos…

    Responder
    • Ricardo disse:

      O grande diferencial é que a Biblia não é um livro de histórias, é um livro inspirado por Deus para guiar-nos para o caminho da salvação, é tanto que as profecias se cumpriram, cumprem e cumprirão com o desenrolar da história do mundo, ela é clara qd diz que o inimigo é capaz de prodígios que irão enganar até os escolhidos, tb é clara qd diz que depois que morremos o sopro (alma) volta à Deus, não sendo possível ser naquela ocasião Samuel, visto que a narrativa é clara qd enfatiza o fato de Saul estar prostrado, olhando para o chão, sendo uma presa realmente fácil de ser enganada, a questão da interpretação realmente existe e merece respeito, poi senão seremos como os Fariseus da época de Jesus, que achavam serem os donos da verdade absoluta, respeito seu ponto de vista e concordo também querido André Sanches, porém também acredito que existam mistérios que serão solucionados apenas qd Nosso Senhor estiver conosco, e aí meu amigo, Tudo Será Explicado. Abraços .

      Responder
  • cristiano disse:

    Resposta da parte de Deus.

    Responder
  • Ademar Gonçalves disse:

    Ademar Gonçalves:
    Fica bem claro que, cada um entende como lhe convém.
    Todas interpretações estão corretas segundo o interesse de “cada sardinha”

    Responder
    • Ademar Gonçalves disse:

      Ademar Gonçalves:
      È por esta razão que existem uma variedades de RELIGIÕES, Se realmente todos entendessem o fundamental e primordial projeto de Deus com Cristo na terra para os homens, não haveriam tanta
      confusão e principalmente inúmeras guerras entre os homens, (Viide a da Faixa de Gaza – ente Árabes
      e Judeus)

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.