Podemos perder nossa salvação?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Uma coisa que sempre me intrigou é a salvação de Deus em nossa vida. Já ouvi pastores defendendo que não podemos perder nossa salvação. Mas isso me deixa confuso, pois, e se eu me desviar dos caminhos do Senhor? Ou se eu passar a ouvir o mal e não quiser mais andar nos caminhos de Deus? Mesmo assim permanecerei salva, mesmo vivendo um vida que não agrada a Deus?

Caro leitor, a primeira coisa a se dizer sobre este tema é que temos de fazer uma separação entre uma conversão genuína e uma aparente conversão genuína. Muitas pessoas afirmam que a salvação pode ser perdida quando olham para pessoas que se afastaram de Deus e da igreja. Essa é uma forma errônea de analisar a questão. O homem pode enganar o homem. E nós, como homens, não temos condições de determinar quem é verdadeiramente salvo, convertido, e quem é apenas convencido de que é salvo. Isso porque não enxergamos o coração das pessoas. Isso nos leva a pensar que muitos são aparentemente salvos e não verdadeiramente salvos. Dai vermos tantas pessoas que afirmam ter Deus em suas vidas, mas não andam nos caminhos dele.

Mas quais textos bíblicos afirmam que não podemos perder nossa salvação? É importante analisar bem essa questão à luz do que a Palavra de Deus nos ensina. Vejamos:

Podemos perder a nossa salvação?

Podemos perder nossa salvação?

Quem é verdadeiramente salvo nunca perderá a sua salvação. Isso porque Deus não faz a obra da salvação mal feita, pela metade ou por um tempo, antes, salva definitiva e eficazmente: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” (João 10:27-29).

Note no texto a certeza que Jesus exprime de que Ele dá a vida eterna as suas ovelhas. Note também que Ele declara que “Jamais perecerão” e também que “da mão do Pai ninguém pode arrebatar”. Essa fala de Jesus está totalmente de acordo com os textos bíblicos que afirmam que a salvação é obra de Deus em nossa vida e não das nossas próprias obras (Efésios 2:8-9). Esse fato comprova que não podemos perder nossa salvação! Mas por quê?

Por que a salvação, que é pela graça e pelos méritos de Cristo, não depende das nossas obras. Se dependesse, aí sim poderíamos perdê-la. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2. 8). Assim, o salvo irá perseverar até o fim, pois a garantia da sua salvação é Cristo, é a obra perfeita do Pai.

Se somente os que são perfeitos e os que se mantivessem perfeitos nesse mundo fossem salvos, a lista de salvos estaria vazia. Como ser humano imperfeito, por negligência, por falta de atenção, por dar ouvidos as tentações do inimigo, o salvo poderá pecar e desagradar a Deus. Por esse comportamento irá atrair sobre si juízos temporais de Deus, que o disciplinará: “Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1 Coríntios 11. 32). Porém, o Espírito Santo sempre reconduzirá o salvo a reconhecer sua real situação e retornar à comunhão com Deus. Isso explica o fato de algumas vezes vermos pessoas que eram crentes fervorosas estarem afastadas por algum motivo. Elas irão sofrer por não observarem o que a palavra de Deus as ensinou, mas serão reconduzidas ao caminho pela força do chamado de Deus.

Aqueles, porém, que pareciam ser salvos, mas se afastaram de uma vez por todas de Deus, na verdade, apenas pareciam salvos, mas não o eram. “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.” (1 João 2. 19).

 

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp