Deus sonha?

Postado por em: #VocêPergunta, Antropomorfismo

sonhos de deus, sonhar, deus sonha

Você Pergunta: Hoje em dia se fala muito sobre sonhos de Deus. Minha pergunta é: em que parte da Bíblia fala que Deus sonha?

Algumas pessoas exageram no antropomorfismo (quando se atribui a Deus características próprias dos humanos). A Bíblia até usa algumas expressões antropomórficas, como por exemplo, no “Salmo 34.15: Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.”Deus é Espírito, não tem uma composição corporal como a nossa, mas é descrito nesse salmo de uma forma que possamos entender, tomando como base nós mesmos (olhos, ouvidos abertos). Esse antropomorfismo bíblico, no entanto, não fere a soberania, onipresença, onipotência, onisciência e nenhum outro atributo de Deus.

Porém, quando dizemos que Deus sonha, estamos dizendo algo que não está presente nas Escrituras e que ainda vai de encontro ao que a Bíblia diz sobre Deus.

“Isaías 14.27 – Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?”

Se Deus determina, manda, faz acontecer a Sua vontade, onde entra o sonho? Deus não precisa sonhar nada, nem fantasiar uma situação ou aspirar uma realidade futura, pois Ele apenas faz acontecer toda a Sua vontade, soberana e irrevogavelmente, no tempo certo e determinado por Ele. Alguém que tem todo o domínio do universo em Suas mãos, todo o poder, precisa sonhar o quê? “Efésios 1.11 – nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade…

Assim sendo, Deus não sonha, pois todos os propósitos de Deus são realidade antes mesmo de acontecerem. Tudo está debaixo de Seu domínio!

Veja outras perguntas respondidas:

- Se quiser fazer alguma pergunta, preencha o formulário, clicando aqui!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

33 comentários

  • André Góes disse:

    Fala xará, tudo bem!? Bom tô aqui pra dizer que sempre leio os posts do site! E gostaria de parabenizar pela nova cara do Esboçando Idéias, muito bom mesmo!

    Sobre esse post do "sonhos" de Deus, cuidado hein André, vai que algum irmão tenha a revelação que Deus sonhou que a maldição vai te pegar hein!? Hahaha… Brincadeira!

    Mas hoje na igreja é cada "sonho" de Deus que eu me pergunto até onde vai a imaginação humana! O pessoal tem uma criatividade sem limites!

    Valeu pelo espaço. Abraços! Deus te abençoe!
    André Góes

    Responder
  • weverton disse:

    O GUARDA DE ISRRAEL NÃO TOSQUENEJA (NÃO COCHILA)
    ELE NÃO VACILA,ELE NÃO DORME.
    PARA SONHAR É NECESSÁRIO DORMIR.
    PENSEN COMIGO : SE satanás sen DEUS dormir pratica toda má obra, imagine se DEUS dormisse.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Weverton, obrigado pelo comentário…

      Abs!!

      Responder
  • Heldon disse:

    Deus não sonha mesmo. Quem sonha somos nós que projetamos algo no imaginário e até sonhamos acordados, mas Deus… Ele tem é vontade e se teve vontada faz sem problemas, é o Todo Poderoso e pronto!!!

    Abração. Gostei da página.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Heldon pela visita. Concordo plenamente com sua afirmação…

      Abs!!

      Responder
      • Daniel José de Lima disse:

        Infelizmente estão inventando cada coisa hoje em dia.Outra coisa que não concordo é com a expressão ” o melhor de Deus está por vir “.
        Para mim, o melhor de Deus já veio, que é o Seu Filho Amado Jesus, mas aceitá-lo como Único e Suficiente Salvador não querem, mas sim carros, mansões e muito dinheiro.Isto para eles é o melhor.

        Responder
  • Alberto Cristiano disse:

    essa idéia de “sonhos de Deus”, é mais uma das facetas dos pregadores modernistas na tentativa de mexer com o emocional de quem ouve.
    é semelhante as afirmativas: quem tem promessa não morre, pise na cabeça da serpente, e outras mais.
    se quando Deus sonha acontece cosios boa e quando ele tem pesadelo???
    fica a pergunta para quem crê nessa afirmativas.

    Deus abençoe o irmão pela questão levantada.

    a propósito abençoado, sou sergipano, maruinense e assembleiano desde o ano de 2002, montei um biblioteca evangelica interdenominacional aqui no município, poi bem, se porventura o irmao tiver algum livro que não mais faça uso, se lhe aprouver de doar-nos, entre em contato.

    visite o nosso blog: http://betodejesus2002.blogspot.com.br/

    no mais o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

    Responder
    • JOSÉ FERREIRA DA SILVA FILHO disse:

      FICO FELIZ COM AS COLOCAÇÕES DOS IRMÃOS DEUS SONHAR, ONDE CHEGAMOS? MAS GRAÇAS A DEUS POR PESSOAS QUE NÃO ABRIREM MÃO DAS VERDADES SAGRADAS.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        José, as verdades bíblicas precisam sempre sem testificadas em tempos onde as pessoas as deturpam. É nossa missão!

        Obrigado por ler!

        Responder
  • Marcony Jahel disse:

    Ae André mandou muito bem na resposta…. vc realmente é um sonho de Deus…rsrsrs….

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Eita… rsrsrs

      Responder
  • Jefferson Luis de Araujo Santos disse:

    Bom dia, divergindo de todos até aqui, quero a oportunidade de discordar do que foi colocado. Em primeiro lugar o verbo sonhar, nesse contexto, não está se referindo a sonho no sentido original, ma se refere a idealizar, a desejar. Como podemos afirmar que Deus sendo poderoso para realizar todas as coisas “não idealiza nada, ele faz”, como alguém afirmou aqui? E o livre arbitreo que Deus deu ao Homem? Como não poderemos dizer que Deus idealizou um homem perfeito, sem maculas, para viver no Édem sem pecar? E o que aconteceu com o homem? E então, Deus sonhou (idealizou) um homem e aconteceu outro. Ou, acaso, vocês acreditam no destino. Se pensarmos que Deus nos força a fazer tudo, negamos o livre arbitreo. Eu não vejo problema em dizer que Deus Idealizou (Sonhou) algo. Esse sonho a que se referem os irmão que usam essa expressão, esta significando o mesmo que Planos de Deus, Projetos de Deus. Só isso, A questão é lingua portuguesa, só isso!

    Exemplo: a Bíblia diz em Numeros 23:19 que “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa”,

    porém, diz em Samuel 13:1 E Deus se “arrependeu” de ter ungido Saul rei…

    O mesmo verbo com significados diferentes!

    Porém,ao autor que escreve que Deus não precisa idealizar nada, oque dizer de Saul….e Sansão…e da queda do homem? Foi isso que Deus idealizou?

    Vamos pensar mais!!

    Responder
  • Heldon disse:

    Jefferson, desculpa meu caro, mas você viajou legal… primeiro você escreveu a palavra “contexto”… que contexto se não exste o verbo sonhar na bíblia se referindo à Deus? forçou um pouco amigo.
    Outra coisa verbo é verbo e sonhar é sonhar. Se não existe contexto antropomórfico se referindo desse verbo para com Deus como você pode afirmar que sonhar quer dizer outra coisa se trata-se de ação?
    E outra coisa sem nexo que você comentou que podemos comparar a palavra “idealizar”… Deus não idealiza nada… Ele tem é vontade porque quem idealiza somos nós que temos certa idéia da forma que queremos quando vamos criar algo. Deus tem é certeza de como vai fazer as coisas e não precisa idealizar, ou fazer contas, ou outras coisas desse tipo.. tudo que ele faz é perfeito e não sujeito ao tempo… Como vou idealizar algo se, tudo que existe conheço nos mínimos detalhes (o caso Deus, claro)?
    Quando a bíblia cita plano de Deus e projetos de Deus nunca é em relação à |Ele… sempre é em relação à nos para que tenhamos um parâmetro temporal para aquilo que, para Deus, já aconteceu amigo…
    Quanto ao verbo arrepender citado por V.Sa. trata-se de outra comparação sem nexo, pois quando a bíblia se refere a arrependimento em relação à Deus, aí sim, trata-se de linguagem antropomórfica, para que possamos entender em função de não haver tradução que se aproxime do que sentiu Deus em ter feito algumas coisas. Veja o verbo sonhar não expressa um sentimento e sim uma ação. Mas o verbo arrepender-se não tem a ver com ação e sim com um sentimento de “coração pesado por ter feito determinada coisa”. É diferente.
    Pense sobre isso…
    Abraço.

    Responder
  • Jefferson Luis de Araujo Santos disse:

    Heldon, suas colocações, em primeiro lugar, são arrogantes e impositivas. Parece o dono da verdade. Se existe um local (blog) para discuções sobre a Palavra de Deus, é por que existem divergências de interpretação. E, repito, contexto existe sim e não adianta usar palavras rebuscadas para demonstrar conhecimento. Suas palavras conotam arrogância( Viajou legal, VSa – ironia,etc..). Quanto a Deus não idealizar nada…e a criação do Homem? Ou Deus é sádico que programa sofrimentos, erros, desajustes… e quanto ao livre arbitreo. Vejo nas tuas colocações discordância sem argumento. Penso que tu estás com uma ideia fixa e quer, simplesmente, impor algo e não discutir.(ou este espaço é só para os que concordam contigo?)
    Em suas colocações não demonstra amor em ensinar (isto seria atitude de Cristão) mas demonstra soberba. Cuidado meu irmão!
    Desejo, sem ironia, que o Espirito Santos lhe dê sabedoria.

    Responder
    • Heldon disse:

      Jefferson… sinto muito, mas, viajou de novo…
      Parece-me que as suas palavras no comentário que agora respondo, estas sim, conotam um certo desequilíbrio emocional, em função de ter se sentido ofendido, pois no meu comentário anterior, embora você o considere carregado de prepotência e, é direito seu interpretar como queira, tenha eu, citado contrapontos à sua idéia, coisa que você não fez agora…
      Por exempo: Mais uma vez voê cita “contexto” e eu queria que você me respondesse que contexto é esse na bíblia porque a palavra sonho em relação Deus NÃO APARECE NA BÍBLIA. Contexto bíblico para qualquer passagem significa que a relação textual entre o que se discute e o objeto da discussão, estão escritos. E como a relação escrita entre “sonho e Deus” simplesmente não há… Fica difícil
      Não sou o dono da verdade, pois sei que a verdade não tem dono. A verdade é Cristo e Cristo, este sim é dono daqueles que Deus deu a Ele.
      Outra coisa que você postou em relação à minha pessoa tem a ver com “divergências de interpretações”. Isso sempre vai haver e você não pode ficar milindrado ou zangadinho com que as pessoas comentam. Imagine se Jesus fosse assim… Não teria resistido as humilhações calado e não se submeteria à Pilatos, sendo que a própria autoridade que Pilatos teve de condená-lo foi concedida pelo próprio Jesus…
      As pessoas postam aqui o que querem e colocam suas opiniões como desejam, o espaço é democrático e, ser criticado, de um jeito ou de outro, dependendo de quem critica e da forma que o faz é problema de cada pessoa.
      Quanto as palavras rebuscadas, penso eu, que era necessário colocar do jeito que foi colocado pois a refutação do que foi postado por você precisava exatamente dos conceitos em relação ao que foi postado por mim.
      “Viajou legal” significa que você postou coisas sem nenhuma ratificação fincada na Palavra de Deus em relação ao tema, só isso… e, outra coisa, V.Sa. é pronome de tratamento que redunda em respeito e não em ironia… desculpe mais esta viajada foi um pouco mais além do que a primeira…
      A criação do homem não foi idealizada por Deus, pois me diga: Como Deus idealiza (faz uma idéia) daquilo que já conhece com a maior profundidade possível? Pense bem… não dá…
      Os sofrimentos que existem no mundo são permitidos por Deus, ou essa você não sabia???
      O que o livre arbítrio tem haver com Deus sonhar…??? Essa realmente preciso de sua ajuda, não consegui qualquer nexo, para justificar tal comentário em sua resposta.
      Gostaria de solicitar que aponte as minhas discordâncias argumentativas para que eu possa esclarecê-las e assim dirimirmos qualquer dúvida.
      Este espaço são para todas as pessoas que querem discutir, mas essas discussões precisam ser o mais fundadas possível nos princípios e conceitos bíblicos, e ai, mais uma vez eu peço que: você aponte algum que vá na direção de que Deus sonha.
      Amor em ensinar??? Vamos lá… Deus amava os fariseus e os chamava de raça de víboras, amava Pedro e o repreendeu várias vezes na frente de seus apóstolos e de pessoas comuns, amava a Levi e o envergonhou em um jantar em sua casa na frente dos seus amigos… e aí? hummmm…. Amor não significa concordância Jefferson..
      Orgulho é uma palavra que qualquer pessoa deve ter muito cuidado ao usar, pois esta palavrinha Deus abomina e assim quando acusas alguém de orgulhoso pode ser um ato de preciptação de consequencias terríveis.
      Obrigado pelo desejo que esternou por mim em relação ao Espírito Santo de Deus, tanto, que digo: Amém…
      Deus o abençoe também e faça com que o rosto de Cristo resplandeça sobre você.
      Te amo em Cristo.
      Fica na paz…

      Heldon.

      Responder
      • Jefferson disse:

        Sem comentários…sabedoria é dom de Deus. E tu estas longe disso. Falas em Fariseu e exatamente igual a um fariseu que estas se comportando diante da minha discordância.Quando falei em contexto não estava me referindo a contexto biblico mas a lingua portuguesa! Procure um dicionário. Reafirmo tudo o que disse e pelo que respeite minha opinião Agora entendo por que a Letra mata! Viajou legal!!!

        Responder
        • Heldon disse:

          Finalmente, alguma coisa bíblica em suas palavras… ufa!!! A sabedoria é dom de Deus mesmo e se assim você descreve, sabe também que é fruto do Espírito Santo dado pra quem Ele quer e, portanto, podemos inferir que esta distribuição também é um ato soberano de Deus. Parabéns!!!

          Quanto ás suas palavras “sem comentário” creio ser em função de uma certa desistência comum no meio cristão de aprofundar um pouco mais as discussões e, claro, em amor.

          No meio cristão na maioria das igrejas, não se discute mesmo, as pessoas ficam zangadas e melindradas com a discordância, coisa que você afirma que eu fiquei, mas no entanto, você é quem desiste de que aprofundemos um pouco mais a questão.

          Pena, muita pena mesmo. Talvez por isso que a bíblia cita que muitos estão doentes e sonolentos nos ajuntamentos cristãos, sem querer conhecer um pouco mais à fundo as escrituras e são levados por todo vento de doutrina.

          Quanto a sua explicação de “contexto” em suas postagens, aí que a viagem ficou mais além ainda, pois se estamos falando da palavra sonho no contexto bíblico, sua exposição de um contexto diferente e voltado somente a nossa lingua, fica totalmente à margem da discussão. Não preciso procurar dicionário para entender o que passaou longe de sua abordagem, sinto muito.

          Quando você, ao final de sua postagem, “reafirma” tudo que postou anteriormente, sem colocar contrapontos bíblicos e plausíveis, não posso caracterizar com outro adjetivo senão TEIMOSIA, o que infelizmente nunca constrói, ao contrário, imperra as coisas e tende a destruir somente.

          Continuo te amando em Cristo e sei que as coisas que são contrárias à Palavra de Deus, não são obras do homem e sim dos principados e das potestades nas regiões celestiais e, é contra elas que devemos lutar.

          “As armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruição das fortalezas”
          (2 Co 10.4)

          Deus o abençoe e ilumine a sua mente com o poder do Espírito Santo.

          Abração.

          Heldon.

          Responder
  • Jefferson disse:

    Heldon, muito obrigado pelas orientações. Sua divergência aos meus comentários me fizeram buscar mais informação. Deus o abençoe!

    Responder
    • Heldon disse:

      Amém… Obrigado Jefferson… Deus abençoe você e sua família grandemente. Abraço.

      Responder
  • Elane disse:

    Boa tarde, André Sanchez !

    Que felicidade encontrar uma página como esta ! Hj o povo de Deus está cada vez mais sendo levado por modismos e deixando de ler as escrituras, infelizmente… com isso o povo permanece na ignorância e se deixa levar por quaisquer ventos de doutrina, e isso é um perigo ! o povo precisa saber que Deus não tem sonhos ! e sim VONTADE ! A VONTADE de Deus jamais deixará de ser cumprida. Apenas nós sonhamos, e sonhos podem ou não serem realizados… isso depende da VONTADE de Deus. “Pedis e não recebeis porque pedis mal…” (ou seja, sem entendimento) “pedis para o vosso próprio deleite…” Deus o abençoe querido !

    Responder
    • André Sanchez disse:

      É verdade, Elane! Deus te abençoe!

      Responder
  • Claudyana Vieira disse:

    Disse tudo meu irmão.Atualmente,é cada pensamento sem fundamento nas Escrituras, que tudo o que lemos ou ouvimos hoje em dia tem que passar por um processo de “filtração”(rsr).Muito boa esta explicação.Como voçê bem disse:DEUS NÃO PRECISA SONHAR NADA.
    Aproveito esta oportunidade para agradecer pelos estudos,são uma benção para mim.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Claudyana!

      Responder
  • João Bovolini disse:

    Claro que Deus Sonha, não com a mesma conotação do sonho humano, mas sonha no sentido de que tem desejos e prazeres. Deus por exemplo, não tem prazer na morte do ímpio, logo ELE SONHA com sua salvação, ou seja, que ele viesse a se arrepender dos seus pecados!

    Se Deus não sonha, Ele também não vê nem ouve, por não ter olhos e ouvidos como os nossos!

    Um abraço e bons sonhos!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      João, discordo de sua posição. Pesquise um pouco sobre “antropomorfismo” que você entenderá melhor essas descrições de características “humanas” a respeito de Deus.

      Responder
  • wallace disse:

    OLÁ QUERIDOS !! SHALOM .
    Eu acredito que quando se fala Sonhos De Deus na verdade quer se falar Propósitos de Deus.Inclusive tem uma canção que diz: Não desista ,não pare de crer os sonhos de Deus jamais vão morrer.Acredito que falem no sentido de propósitos de objetivos de Deus para alguém ,não no sentido literal da palavra sonhar ,fantasiar usar de utopia de coisas surreais pq deus não precisar Sonhar se ele já tá lá no nosso futuro .

    Responder
  • raquel disse:

    Li e achei bastante incoerencia e ironia parte do Heldon. Deus tb nos feliz livre, Ele idealiza planos pra nossa vida, porem temos o livre arbitrio de aceitar ou nao seus planos. Ele nao sonha literalmente mas esse “sonho” tem haver com suas vontades para nossa vida. E lembrem-se o Criador quer ser amado por suas criaturas GENUINAMENTE e nao por uma obrigacao ou imposicao Dele.

    Responder
    • Heldon disse:

      Raquel… as vezes quando comentamos algo e o fazemos com “certo” fundamento, e, cada um à sua maneira, concordo com você, pode soar irônico as vezes, sei disso.
      Mas a falta de simpatia pela resposta ou comportamento de alguém, não pode ser o único motivo para refutar as compreensões da mesma, em relação a determinado assunto, e ainda mais, quando feita com “certos” fundamentos.
      Tudo bem, você não gostou do modo com que me pronunciei. Respeito isso. Mas, voltando ao assunto de Deus sonhar, você não foi nada convincente em seus argumentos, para firmar um entendimento contrário, no tocante a firmar o entendimento que Deus sonha. Sei também que somos passíveis de criticas e isso é normal do ser humano. Mas comente a respeito dos itens abaixo, pois quero compreender melhor o que comentaste:

      1) Onde houve incoerência de minha parte no tratar do assunto?

      2) O que tem com o assunto aqui tratado, com Deus “nos fazer livres” como você comentou ( e aí temos que entender melhor a que você se refere quando se refere a isso, não ficou claro)?

      3) Deus idealiza planos meso, tendo todo poder de fazer o que quiser??? Mesmo??? Como pode ser? Se ele diz que não somos nós que O escolhemos, mas sim, Ele é quem nos escolhe… (assim até a vontade de O buscarmos depende do operar do próprio Deus) como conciliar a sua fala com isso???

      4) Se Deus não sonha “literalmente” como você comentou, que outro “sonho” é este??? Estranho, pois se tem a ver com as vontades do Criador, não seriam mais sonhos e sim vontades… descomplique o que complicou…

      5) Deus é feliz em Si mesmo e completo em tudo, não precisando de que qualquer o homem O ame para absolutamente nada. Se tem alguém que tem necessidade é o homem de Deus e nunca, Deus do homem… você não acha??? Ao meu ver Deus busca a Sua glória, nós existimos para a Sua glória, amá-Lo é uma ordem… “amar a Deus sobre todas as coisas” e quando se entende quem Ele é, isso é mais que prazeroso…

      Abração e Deus te abençoe grandemente!!!

      Heldon.

      Responder
  • Renata disse:

    Heldon, peça discernimento ao Espírito.
    Concordo com eles, neste caso, a palavra SONHAR significa que Deus tem planos para nossas vidas, que se nao tivermos de acordo com Ele e com a Sua vontade e palavra, nao se realiza em nossas vidas.

    Responder
  • Joás disse:

    Um dos significados da palavra “sonhar” de acordo com o dicionário Aurélio significa – “desejar muito”. Ainda tendo como base o dicionário Aurélio, a palavra “sonho” significa: Desejo intenso e vivo, ideal. Ideal refere-se a algo que desejamos muito realizar. Porém se queremos realizar algo é porque obviamente houve uma ideia anterior, um pensamento, uma imaginação, um sonho.
    Em 1 Timóteo 2:3-4 está escrito:
    “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
    QUE QUER que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”… ou seja, essa é a vontade, é o desejo, é o sonho de Deus, que todos sejam salvos, no entanto, devido ao livre arbítrio, escolhemos servir a Cristo ou não, e como já sabemos nem todos escolhem o caminho da salvação. Porém o que Deus deseja muito (sonha=deseja) é que todos nós fossemos salvos. É esse o sentido da expressão “sonho de Deus”. (Planos de Deus). O plano de Deus ou o sonho de Deus é que todos sejam salvos.
    No dicionário Aurélio Pensar significa- refletir; formar, combinar ideias. / Meditar, raciocinar. / Supor, cuidar, IMAGINAR. / Cogitar, PLANEJAR.
    Imaginar é uma característica de quem sonha, e quem sonha, quer realizar muito, o que idealizou. Outro detalhe importante é que para se sonhar, isto é, imaginar, planejar algo não precisamos está dormindo.
    Ora! Eu imagino algo, planejo e depois executo, se vai dá certo ou não, não depende somente de mim. No caso de Deus, Ele pensa, ou seja, imagina, planeja, e se vai dá certo ou não só depende dele, afinal ele é Deus. Em Isaías 55:8-9 está escrito:
    “Porque os meus pensamentos (sonhos, planejamentos, imaginações) não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Em outras palavras, os sonhos de Deus, os Planejamentos Dele, os pensamentos Dele são maiores e melhores que os nossos. E na continuação do versículo Ele diz que a palavra dele fará o que ele planeja ou o que Ele deseja, ou o que Ele sonha. Isaías 55:11 “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
    A letra da musica do Nani Azevedo diz: “Deus vai cumprir os seus sonhos em mim, ele vai fazer o que lhe apraz”. Deus vai cumprir os seus planos, ele vai fazer como ele planejou, imaginou, sonhou•.
    É dessa forma que entendi, no entanto, concordo que há um excesso de antropomorfismo nas musicas evangélicas.

    Responder
  • Jefferson Brites disse:

    Deus não dorme, como é que ele pode sonhar? acorda povo de Deus, vamos ler mais as nossas bíblias, e parar de ouvir músicas de auto-ajuda dizendo que Deus sonha, esses músicos querem é dinheiro, Deus já sabe o futuro, como é que Ele sonha? Sonhos são coisas que podem ser realizadas ou não no futuro, olha que nem usei ainda os versículos bíblicos. um abração ao povo Deus o grande Soberano.

    Responder
  • Hellen disse:

    André e quando Deus diz para nós que ele tem sonhos para nós e diz para buscarmos saber quais são esses sonhos (ou planos)? Um dia Deus usou um profeta para dizer algo mais ou menos assim.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Hellen, na realidade a Bíblia não menciona em nenhum verso “sonhos de Deus”. Isso foi invenção de alguns pregadores. Deus tem planos para nós, isso sim está correto.

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.