O que significa nazireu e nazireado?

Postado por em: O que significa isso?

nazireu-nazireado-sansao

Com o lançamento da minisérie de TV sobre Sansão e Dalila, algumas peculiaridades dessa história e das personagens vieram à tona. Nessa história bíblica, vemos que havia um homem chamado Manoá, cuja mulher não podia ter filhos. Um anjo aparece a esta mulher e diz: “Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.” (Jz 13. 3). O menino que nasceu dessa promessa é o mais famoso “nazireu” da Bíblia.

Esse menino prometido é justamente Sansão. O anjo, porém, explica a mulher que esse menino que nasceria deveria ser um nazireu. “…porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe…” (Jz 13. 5)

Nazireu é o nome dado a pessoa que fez um voto (uma promessa) que na Bíblia é chamado [voto de nazireado]. Esse voto que se fazia a Deus, foi descrito de forma detalhada em Números 6. 1-21. Abaixo os detalhes do que a pessoa que fez esse voto não podia fazer:



Não faça a obra de Deus RELAXADAMENTE! Veja as novidades que preparamos para você. CLIQUE AQUI E CONHEÇA

– Terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas; (Nm 6. 3 – NVI)

– Não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada; (Nm 6. 3 – NVI)

– Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas; (Nm 6. 3 – NVI)

– Não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas; (Nm 6. 4 – NVI)

– Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça; (Nm 6. 5 – NVI)

– …Não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra. (Nm 6. 6-7 – NVI)

Esse é o voto de nazireado. Sansão, um nazireu, quebrou todas as proibições exigidas pelo voto e, por isso, foi reprovado por Deus.

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

Clique em curtir se você é cristão e ama estudar a Bíblia

Tem 32 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 5 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente. O presbítero André Já escreveu mais de 1050 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Baixe agora

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

8 comentários

  • Metushelach Ben Levy “מתושלח” disse:

    Somente um ponto de divergência, ele foi reprovado, castigado e redimido, pois vemos que como ultimo ato de sua vida, Sansão pede misericórida e a restituição de sua grande força, D-us mostra que não mais o reprova ao devolver suas forças para que num ato de justiça, castigue toda a corte Filistéia a soterrando debaixo do templo que ele derrubou com suas mãos.

    Responder
  • Misael Souza Felipe Felipe disse:

    SERÁ QUE PODEMOS DIZER QUE SANSÃO RECEBEU A SALVAÇÃO. COM SEU SUICIDIO..COLETIVO… (((((fugindo do assunto)))

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Misael, vejamos algumas ponderações:

      Com relação a se Sansão está ou não na eternidade é algo difícil de afirmar. Ao que parece ele se arrependeu no fim de sua vida e foi usado como agente de Deus para a condenação de uma parte dos filisteus, o que pode indicar que ele foi sim justificado pelo Senhor. Se ele foi usado pelo Senhor para executar juízo contra os filisteus, seria suicídio o que ele fez ou seria o cumprimento da ordem de Deus? Apesar de o motivo dele ser uma vingança contra os filisteus, o fato de Deus dar-lhe forças (sobre-humanas) não indica a aprovação de Deus naquilo que ele estava para fazer? Além disso ele é mencionado como um herói da fé: “Hb 11:32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,”. Se ele é um herói da fé, certamente foi salvo pelo Senhor.

      Acho que é isso!

      Abs!

      Responder
  • Midian Bomfim Braga disse:

    O que é a lei do nazireado?

    Responder
  • midian disse:

    O que é a lei do Nazireado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      É aquilo que está explicado no artigo acima.

      Abs!

      Responder
  • Cecilio disse:

    O ritual do voto de nazireu tem um importante significado espiritual. Ele significa q o crente em Cristo hoje só será forte espiritualmente se nao se prostituir (nao tocar em corpo morto) nao se contaminar com a alegria mundana (nao beber vinho q simbololiza a alegria mundana e a amizade com o mundo) e meditar sempre na palavra da Bibla para crescer no conhecimento de Deus (ter a cabeça e mente cabeluda, insistentemente
    pensativo e meditante na Palavra de Deus)

    Responder
  • JORCELY CUNHA disse:

    NÃO PODEMOS SE ESQUECER DE QUE A HISTÓRIA DE SANSÃO NARRADA NA BÍBLIA, TINHA O PROPÓSITO CLARO DE QUE DEUS O USARIA PARA LIVRAR O POVO DE ISRAEL DAS MÃOS DOS FILISTEUS -.JUÍZES 13:5B ” PORQUANTO O MENINO SERÁ NAZIREU DE DEUS DESDE O VENTRE; E ELE COMEÇARÁ A LIVRAR A ISRAEL DAS MÃOS DOS FILISTEUS ” . PODEMOS OBSERVAR QUE ALGUMAS SITUAÇÕES QUE SE PASSARAM, JÁ FAZIAM PARTE DOS PLANOS DE DEUS ( JUÍZES 13:25 – ” E O ESPIRITO DO SENHOR COMEÇOU A INCITÁ-LO DE QUANDO EM QUANDO PARA O CAMPO DE MAANÉ-DÃ, ENTRE ZORÁ E ESTAOL. ” . DE TUDO : ELE FOI O ESCOLHIDO E O PROPÓSITO FOI CUMPRIDO – 16:30 B ” E A CASA CAIU SOBRE OS PRÍNCIPES E SOBRE E SOBRE TODO O POVO QUE NELA HAVIA; E FORAM MAIS OS MORTOS QUE MATOU NA SUA MORTE DO QUE OS QUE MATARA EM SUA VIDA ” . ISSO SIGNIFICA QUE MESMO TENDO COMETIDO ERROS, SANSÃO CUMPRIU AQUILO QUE FOI DETERMINADO POR DEUS E POR ISSO ELE SE ENCONTRA REGISTRADO NO LIVRO DE HEBREUS COMO UM DOS HERÓIS DA FÉ E CREIO QUE PELA FÉ E PELA MISERICÓRDIA DE DEUS ” FOI JUSTIFICADO ” !!!

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.