O que significa apostasia?

Postado por em: O que significa isso?

apostatar, apostata, apostasia, perder a fé, desviar-se da fé

O significado da palavra apostasia é especialmente importante para os nossos tempos. Saber o seu significado nos ajudará a compreender algumas passagens bíblicas e também algumas atitudes que encontramos em pessoas que estão ao nosso redor.

Apostasia significa o abandono e a negação da fé. Ou seja, a negação daquilo que se crê, ou melhor, que se cria. De uma forma bem simples, é a negação do ensino da Bíblia e o afastamento das pessoas da vontade de Deus.

Destaco na Bíblia um exemplo de dois homens que apostataram da sua fé, ou seja, que a abandonaram e a negaram. Vejamos:

“Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.” (2Tm 2. 17)

Notem que estes dois homens (Himeneu e Fileto) estavam pregando algo contrário ao que as Sagradas Escrituras (a verdade) ensinavam e foram rapidamente identificados por Paulo como apóstatas. Geralmente o apóstata tem dificuldade de se arrepender e defende a sua “doutrina” com unhas e dentes. Daí a necessidade de serem rapidamente questionados e combatidos. Himineu, Fileto e outros, traziam confusão negando a verdade da Palavra de Deus.

A Bíblia também nos mostra que nos últimos tempos haverá um abandono da fé por parte de muitas pessoas. “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1Tm 4. 1). Justamente por não valorizarem a Bíblia estas pessoas se perderam em ensinos que não vêm de Deus, ensinos de espíritos enganadores e de demônios.

Infelizmente estamos vivendo um tempo de grande apostasia, pois as pessoas têm rejeitado a Palavra de Deus, trocando-a por outros ensinos que têm “aparência” de verdadeiros, mas que as levam para cada vez mais longe de Deus. E o pior de tudo é que muitas igrejas têm sido totalmente apóstatas inventando doutrinas que não existem na Bíblia.

Por isso, leia a Bíblia, aprenda o que ela ensina e fique vacinado contra a apostasia!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

177 comentários

  • Jorge Gabriel Kuhn disse:

    Creio que a escolha de alguém em não ter mais fé (ateus) fica a critério de cada ser humano, Cristo nunca perseguiu aqueles que não o acompanhavam, apenas os alertava que para chegar até seu Pai somente poderia ser feito através dele, mesmo aqueles que o crucificaram receberam seu perdão

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jorge, não devemos perseguir quem quer que seja. Porém, observe que a Bíblia nos alerta que nos últimos tempos muitos abandonaram a fé e obedecerão a ensinos malignos… Infelizmente nosso mundo vai de mal a pior.

      Abs1

      Responder
      • Vivam livres! disse:

        Claro que quem escreveu a bíblia preveu isso, eles sabiam que essa mentira não ia tão longe! Não é difícil abrir a bíblia e achar várias contradições, absurdos, etc. Lembrando que não acreditar em nada não quer dizer que você esteja “obedecendo a ensinos malignos”. O que a palavra “NADA” significa pra ti? Não acreditamos em nada, nem em deus, diabo, santo, capiroto, demônio, que seja. Apenas vivemos livres de qualquer corrente, amamos e fazemos o bem sem almejar um lugar no “céu”, nem julgamos gays, mulheres, e outras crenças em nome de um livro totalmente incoerente. Falo isso por mim, atéia desde criança. Não quer dizer que eu não erre, pois sou HUMANA acima de tudo, só não preciso de um manual de como ser ovelhinha do pastor/padre/ser imaginário criado por pessoas que queriam fazer as outras de besta e ganhar dinheiro.

        Responder
        • mario de assi rodrigues disse:

          quanta ignorancia com aquele que nos criou sua imagem e semelhança,quanta indiferença com aquele que nos amou mesmo quando eramos pecadores ele nos deu a vida o ar que respiramos e ainda nos prometeu nos levar para ele mesmo(jesus),mais tudo isso é compreensivo erramos por nao examinarmos as escritura ,que Deus tenha piedade de ti e espero que vc reveja o seu conceito em relaçao a Deus,pois a nossa atitude com a biblia sera tambem nossa atitude com Deus.

          Responder
          • Maria de Fátima disse:

            Querido irmão mande-nos outros assuntos sobre o que eta na bíblia como: adoração, consagração, santidade eta. Muito abrigado pelo assunto apostasia mande-nos outros.

          • mario de assis rodrigues disse:

            A BIBLIA TEM EXEMPLO DE HOMENS QUE ADORARAM A AO DEUS VIVO TAIS COMO:NOÉ,ABRAAO,MOISES MIRIAM E TANTOS OUTROS QUE EU PODERIA CITAR AQUI.SÓ A UM QUE CONHECE O VERDADEIRO ADORADOR E ESSE É DEUS.JOAO 4V24 DISSE JESUS QUE OS VERDADEIRO ADORADOR ADORARIAM AO PAI EM ESPIRITO E EM VERDADE.
            O Que Significa a Palavra “Adoração”?

            O dicionário Aurélio define adoração como culto a uma divindade; culto, reverência e veneração. O mesmo dicionário define o verbo adorar como render culto a (divindade); reverenciar, venerar (Dicionário Aurélio Eletrónico). As palavras que definem adoração, no Velho Testamento, significam ajoelhar-se, prostrar-se (#7812, Strongs), como em Êx. 20:5. As palavras que definem adoração, no Novo Testamento, significam beijar a mão de alguém, para mostrar reverência; ajoelhar ou prostrar-se para mostrar culto ou submissão, respeito ou súplica (#4352, Strongs), como em Mat. 4:10 e João 4:24. Adoração então é uma atitude de extremo respeito, inclusive ao divino, que se expressa com ações singulares de reverência e culto.

        • MARCELO CARDOSO disse:

          Viviam, não adianta perder tempo com os TEÍSTAS. Nada do que dissermos vai adiantar. Pelo simples motivo de eles não serem vulneráveis a argumentação lógica e racional. Eles, ao contrário, têm uma necessidade débil de acreditar nesse deus inventado e fomentado pela GIBÍBLIA. Eu confesso que já fui como vc. Hj eu apenas deixo que eles falem as bobagens deles e vivam em suas ilusões. São doentes. Acreditar nessa baboseira na Idade Média, vai lá… mas, hj, com a vasta gama de conhecimento a que temos acesso, a pessoa continuar a acreditar que existe uma merda de um deus é muita idiotice.

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Marcelo, muito me admira um “lógico e racional” estar aqui discutindo algo que julga ilógico e irracional… pesquise a história científica e veja as contribuições que teístas deram. Você vai se surpreender em ver como seu pensamento é raso.

          • valter disse:

            tu ta ferrado falando assim de Deus,vc vai ser consumido

          • san disse:

            Marcelo, se vc é ateu problema é seu, então pque entrar em assunto de pessoas que creem em Jesus?? se nao cre, afaste-se..mas julgar, ofender, blasfemar e depois se diz o tal.?? quer causar?? vai debater com o vento, espaço e nao com quem vc discorda…m. é vc…

          • MARCOS TROQUEZ disse:

            QUE ESTE DEUS QUE VOCÊ ACABOU DE CHAMAR DE .M. TENHA MISERICÓRIDA DE VOCÊ MARCELO.

            EU PEÇO AO MEU DEUS QUE DE ALGUM MODO TE MOSTRE A VERDADE E QUE AINDA TE DÊ TEMPO DE SE ARREPENDER.
            UM ABRAÇO.

          • lengo disse:

            Simplismente, a vc que diz, que nao cre no unico DEUS VIVO e SOBERANO, POR FAVOR, RESPONDA-ME ALGO: > Como algo pode ser criado do nada

        • Raquel disse:

          Sou como Voltaire: “Posso não concordar com uma só palavra sua, mas darei a minha vida pelo seu direito de dizê-las”! Acredito em Deus, não na igreja! São os absurdos que acontecem nesses “templos” que levam as pessoas a descrer! Compreendo você! Um abraço…

          Responder
          • Giuliano disse:

            Cara Raquel.
            Sabe, definitivamente não são as igrejas ou o comportamento de sacerdotes que levam à descrença. Os próprios sacerdotes e suas igrejas passam essa ideia errada de propósito, para que os descrentes pareçam ingênuos, ou bobos, ou até infantis. Não, o que asfalta o caminho da descrença é a racionalidade. Religião e razão são incompatíveis e quando se percebe isso, não há mais volta, pois se percebe que querer conhecer a verdade (seja ela qual for) é muito mais importante do que uma suposta paz interior.

            Um abraço!

          • Adalberto disse:

            Marcelo, pesquise o que é Blasfemia, que voce não sabe, e vai ver , que boca fechada não entra fogo

        • FREDERICO disse:

          Quando se diz não crer em nada já prova que se crer em alguma coisa! Então pelo fato de nada já ter existido em um tempo; e o SENHOR mudou tudo isso criando a existência das coisas. Se disser que não acredita em nada assim mesmo as coisas continuam existindo independente de se acreditar ou não. Nessas existências que se diz não acreditar as malignas vão tirar proveito de você; eu não!

          O maior problema do mundo é querer viver da maneira que se quer! A própria natureza se observada demonstra possuir uma lei que define sua existência. Observe tudo que o homem construiu foi observando o que já existe!

          Responder
          • Giuliano disse:

            Frederico.

            Quando alguém costuma dizer que não acredita em nada, quer dizer que não acredita no sobrenatural. Incluindo gnomos, fadas, deuses cristãos, nórdicos, fantasmas, poderes psíquicos e tudo o mais. Não há ligação lógica entre “dizer que não acredita em X” e “X existir”, pois X é um elemento cultural. Usando o mesmo raciocínio se poderia atestar a existência de unicórnios rosas, pois haverá alguém que não acredita neles. É uma questão lógica bastante simples. E uma questão de interpretar o que se quer dizer por “nada”, que certamente não é o equivalente a não acreditar que o mundo exista.

            Certamente é um problema que se viva sem regras. Por isso existe lei, polícia, prisão e principalmente ESCOLA (pra ensinar civilidade). E sim, civilidade foi algo construído racionalmente e não através da religião.

        • Mundo Perecível disse:

          Infelizmente, para você, nem a turma de Deus, nem a turma do Diabo precisam da sua crença neles para existirem. Vc porém, quando sair do plano da matéria (que é perecível) , será um espirito imortal e ficará sujeita a “casa” de um dos dois…eternamente!!!

          Responder
        • rafael disse:

          Olá minha querida que se diz atéia. Infelizmente você está incluída entre os apóstatas, pois você está trazendo confusão e negando a verdade da Palavra de Deus. Você tem todo o direito de não acreditar e eu tenho todo o direito de te alertar para que não seja tarde demais para acreditar na PALAVRA DE DEUS e não na religião, aliás a religião tem afastado muitos homens de Deus. Infelizmente você diz que a bíblia é contraditória e blá blá blá. Você diz isso porque ainda não entende o que é viver debaixo da GRAÇA de Deus, porque o dia em que entender seus olhos abrirão e você entenderá que Deus nos ama tanto que ELE mesmo se tornou humano para que todos nós pudéssemos ser salvos. Instituições religiosas e muitas doutrinas que são ensinadas dentro destas instituições infelizmente não estão de acordo com o EVANGELHO. Que Deus abra nossos olhos para enxergar a verdade do evangelho. Eu declaro sobre a sua vida a Paz de Cristo.

          Responder
        • Dan disse:

          Perfeito.

          Responder
      • johnson oliveira disse:

        esse jorge tem que ler mais a biblia ele entendeu tudo errado kkk amei este estudo sobre a apostasia parabens que DEUS abençoem

        Responder
  • Maria do Socorro Alves disse:

    …nos últimos tempos muitos abandonarão a fé e obedecerão a ensinos malignos…
    Infelizmente muitos já estão vivendo esse afastamento da fé. Se desviaram da verdade para seguir o caminho fácil da liberdade, e o pior, ainda usam o nome de Deus. Ainda teem a ousadia de dizer, eu orei muito a Deus antes de tomar tal decisão. Querem entender que foi Deus que os instruiu a agir assim, e levam a vida dessa forma, querendo que a rebeldia seja abençoada por Deus. É preciso buscar o Espírito Santo para nos orientar a viver segundo a vontade de Deus e não a nossa.

    Responder
  • Rangel disse:

    È muito facil descobrir o siguinificado da palavra apostasia , basta vc olhar para a igreja dos dias de hoje então vc percebera que o senhor nosso Deus já foi trocado pelo dinheiro , pelas coisas deste mundo , olhe para teoria da prosperidade ,para o fim que estão dando aos dizimos , olhe para quantidade de igrejas evangelicas , vcs acham que é por amor a obra de Deus que se abre tantas igrejas ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rangel, muitas igrejas estão sim nesse andar, mas não podemos generalizar. Existem muitas que são verdadeiramente de servos de Deus comprometidos.

      Abs!

      Responder
      • lionaldo disse:

        ANDRE SANCHEZ TE DEVO DESCULPAS.POIS MINHAS RESPOSTAS SÃO PARA O MARCELO CARDOSO.MAS UM PROBLEMA NO MEU COMPUTADOR NÃO ME MOSTROU SUA FOTO.E EU SÓ IA CLICANDO OK… PELO CONTRARIO VC E UM ARAUTO DO REI UM PALADINO DA VERDADE..

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Sem problema, irmão!

          Responder
    • Fernanda Dantas disse:

      Gostaria de saber porque as pessoas criticam tanto a devolução do dízimo? Falam tanto no assunto “as igrejas só pensam em dinheiro”. As mesmas pessoas que criticam, não podem se esquecerem que também são apegadas ao dinheiro, se não, não criticariam. É melhor ter várias igreja evangélicas como vc falou, do que o dobro de prostíbulos, prefiro dar meu dinheiro com muito orgulho na minha congregação, a ter que dar em contribuição para destruir vidas, em bares, bordéis e etc. Amo chegar na minha congregação e ter cadeiras confortáveis para me sentar, banheiros limpos para minha higiene e necessidades, ar condicionado para me refrescar, água pura nos bebedouros, um som com instrumentos para louvar ao SENHOR com volume agradável, tudo isto é custo. E quem não gosta ou não precisa de dinheiro, me manda um e-mail no [email protected], que eu te passo o número da minha conta pra vc me abençoar com toda a sua renda. kkkk. E é para OBRA DE DEUS SIM, que existem tantas casas abençoadas, glorificando O NOME DO SENHOR. Agora têm que se observar as doutrinas, e ser temoroso e obediente a DEUS para ser abençoado e prospero em tudo que fizer sem esquecer também de seguir o caminho do EVANGELHO de JESUS, isso sim é que vale a pena para a salvação eterna, e o resto é só mesquinharia.

      Responder
      • nubia corrêa disse:

        eu discordo de vc fernanda o dizimo nunca foi e nem será uma obrigação e sim uma forma de agadecimento á deus pelas bençãos recebidas as trasformaram isso em uma forma de ganhar dinheiro facil por isso o grande numero de igrejas

        Responder
      • emdio emidio lourenço de carvalho disse:

        A senhora deve ser “pastora”, mulher de pastor ou de líderes que existem por aí. Jesus pregava e ensinava, não tinha poltrona, ar condicionado, bandas, cd, dvd etc. Concordo em parte c/ o que diz, porém, não se esqueça p/ fazer a obra de DEUS basta o que foi ensinado no Sermão do Monte. Por isso e por outras coisas que a igreja de hoje precisa de AVIVAMENTO E REFORMA; VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA POLÍTICA E C/ OS GOVERNANTES HOJE, não é diferente c/ as igrejas. Vejo irmãos(a) entregando moedinhas, outro triste por não ter nada, somente o seu coração, o que é bem maior. Mas, vejo também “pastores” saindo de “carrões”, enquanto os irmãos voltam à pé. É justo?

        Responder
      • Daniel disse:

        Fernanda Deus não muda confirme esta escrito em Ml 3.6 mais e preciso entender que a ordenança do dízimo foi para o povo de israel se vc encontrar na biblia algum cristão dando o dízimo então vc fem toda a razão para devolver o dizimo mais acredito q vc não vai encontrar nenhum cristão dando o dizimo isso e apenas uma desculpa dos pastores para tomar o dinheiro de vcs.

        Responder
        • Giuliano disse:

          Daniel,
          Você está errado. Deus muda sim!
          Veja GEN 6;6:
          Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Giuliano, estude um pouco sobre antropomorfismo que seus argumentos estão bem fraquinhos

    • Lucia Brasil disse:

      Na verdade, muitos abrem igrejas pensando em ter uma renda…que Deus tenha piedade de suas almas!

      Responder
    • José Essinho disse:

      mano eu ja frequentei muitas igrejas e sempre tinha algo contraditorio a palavra de deus e fala muito em dinheiro ai deus vendo q eu sou om bom servo me enviou a igreja verdadeira …amemmm por isso estou muito bem e nunca ninguem vai achala contraria a palavra de Deus so recolhe dizimos e oferta 1 vez por semana se vc devouver amemm se vc n devove normal é entre vc e Deus IGREJA ADVENTISTA DO 7 DIA AGENDE UM ESTUDO E VC SERA MUITO FELIZ COM DEUS NA SUA VIDA amemmm!!!!!!

      Responder
  • lindemberg disse:

    eu so vou crer no sistema religioso atual,quando alguem daí ou de lá,se levantar contra o que esta ai hoje,vc diz para não generalizar,então me digaéses dizimos e ofertas arrecadadoa pelo sistema religiosa estao realmente fazendo a obra de Deus? porq ntão a pobreza,a mizeria,a corrupção, a apostazia,nunca estiveram tão em alta,vc não v nada de estranho nisso ai?onde esta o movimento religioso na marcha contra a violencia?onde esta esta o movimento religiosa na marcha contra a corrupçao? e o pecado da omição,como fica? eo pior
    é q qem luta por direitos qe são de todos nós,são grupos ateus,qe infelismente são indiretamente mais cristãos doq muitos aí com a biblia debaixo do brço,q como vc simplesment não fazem nada,ficam ai escorados na graça q épra todos,mas nem todos tem o direito de aprender, é isso mesmo,aprender,porq num é graça? porq temos q pagar,se é de graça?de graça receberdes,de graça seja dada.não é assim q diz a palavra? ntão irmão deixemos a hipocrisia,e sejamos verdadeiros cristãos,seguidores de cristo,e não seguidores de homens,pois um cego q se guia por outro cego,ambos cairão no mesmo buraco. De um crente descrente no sistema religioso,mas nunca desamparado pela palavra de Deus,e seus mandamentos Amem!

    Responder
    • Regino disse:

      lindemberg,,,é por isso que a bilbia diz que por causa da iniquidade ,,o amor de muitos esfriará,,,e se vc nao sabe ,,existe um povo que serve a DEUS em espirito e e m verdade, que tem como objetivo somente a salvaçao,,nao se prega nada material,, nao se cobra dizimos ,,,pois as escrituras afirmam que ja foi abolido,,essa obra nao tem nenhum fim comercial..o objetivo dela é anunciar a graça de JESUS CRISTO e conduzir o povo a salvaçao,,mas de graça como falou JESUS CRISTO..,,,essa obra nao tem comercio,,mao aceita politicagem e o pastor desse povo é unicamente JESUS CRISTO como está escrito,, e nós todos somos irmãos,,,os pregadore e ,evangelistas nao recebem salarios …pois o salario do crente é a vida eterna,,e quem quiser comer tem que trabalhar e nao viver as custas do suor dos outros como fazem os falsos ensinadores

      Responder
      • CRISTÃO disse:

        boa resposta irmão regino, os cristãos estão se desviando da verdade por causa dos ensinos erroneos desses pregadores do dinheiro da avareza, do beneficio proprio, mas o Criador está separando para si um povo fiel e verdadeiro que tem como seu unico e verdadeiro pastor O SALVADOR JESUS CRISTO, que não estão embasados em doutrinas de homens aproveitadores, que pregam o que todos querem ouvir, bençãos materiais promessas de saude beleza estética e uma vida regalias carnais.

        Responder
  • Clóvis do Espirito Santo Sena disse:

    Gostei muito da simplicidade do artigo , foi muito presiso também, ajudará a amadurecer reflexões que faço sobre a minha vida em face da palavra de Deus ,parabenizo o autor . Meu comentário é que devemos ir um pouco mais além , Paulo recomenda que devemos verificar se ainda estamos na fé : 2 Corintios 13 :15
    Nova Versão Internacional (© 1984)
    Examinem-se para ver se vocês estão na fé; mesmos testes. Não percebem que Cristo Jesus está em você – a não ser, é claro, você falhar no teste?
    New Living Translation (© 2007)
    Examinem-se para ver se a sua fé é genuína. Teste-se. Certamente você sabe que Jesus Cristo está entre vós, se não, você não passou no teste de fé genuína.
    Americana King James Version
    Examinem-se, se você estar na fé; provar a vós mesmos. Sei que você não a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós, exceto você ser reprovados?

    Na carta aos Corintios Paulo (segundo a pregação de meu pastor no domingo passado) apreenta ass caracteristicas fundamentais de alguém que é genuinamente cristão , ai vai :
    MORAL ELEVADA – não apenas no sexo , mais nas finanças , e tudo da vida
    CASAMENTO EQUILIBRADO
    CARÁTER INTEGRO
    ADORAÇÃO EXCLUSIVA -tudo o que interfere em nossa relação com Deus é idolatria , trabalho, namorada(0)
    INTERDEPENDENCIA FRATERNAL – tem que ver com o envolvimento com os irãos da fé , pastores etc
    SERVIÇO ABNEGADO
    AMOR VERDADEIRO – o amor fingido é uma realidade , seria o nosso amopr verdaeiro ?
    ESPERENÇA ETERNA – a convicção de que estamos salvos , moraremos no céu , vivemos de acordo com a vontade do altissimo e fazemos parte de sua igreja , de modo que estamos convencido de que se Jesus retornar hoje iremos com ele para o arrebatamento . Caso jesus volte e nos encontre mortos seremos ressuscitados .
    Este é o exame segundo Corintios .

    Responder
    • Maria de Fátima disse:

      Sou professora da Escola Bíblica Dominical, e a 1ª aula deste ano de 2013 fala da apostasia… fiquei grata por sua explicação. Deus continua lhe abençoando.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Que bom que foi útil, Fátima. Deus abençoe!

        Responder
  • Flavia disse:

    Jesus esta voltando! Somente isso e o q importa!Vamos parar de ficar acusando e apontando o pecado do proximo, a nao ser q for uma conversa com a propria pessoa, para ajuda-la. Lem brem-se q a salvacao e individual!

    Responder
  • ALEX disse:

    A Vida só tem um caminho. Felizes os que o encontra.

    Responder
  • Luiz Henrique disse:

    Muito bom cara.vou basear um palavra em minha celula atreves desse sua explicação sobre apostasia…Creio que Deus fala muito mais através de você então que ele abençoe ainda sua vida irmão…FLW lol

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Deus abençoe, Luiz! Que possa ser instrumento nas mãos de Deus!

      Responder
      • Jardel disse:

        Que Deus abençoe irmão Sanchez obigado.

        Responder
  • Carvalhojr disse:

    Belo ensinamento sobre apostasia, André Sanches

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Carvalho!

      Responder
  • Mozar Garcia de Abreu disse:

    gostei da explicação do significado de apostasia. A doutrina da trindade é apostasia, está contra o que Jesus disse em jo 17:3 que o Pai é o único Deus verdadeiro, não é três pessoa é uma só

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Mozar, você está enganado com relação a doutrina da trindade. Não tem nada de apostasia, é bíblica.

      Responder
    • José Essinho disse:

      LEIA AI MESMO EM JOAO 17;11 O QUE JESUS AFIRMA SE UM ELE E O PAI E PEDI POR NOSSA SALVAÇAO A FIM DE QUE UM DIA POSSA NOS TAMBEM SER UM JUNTO AO PAI ,..E JESUS TAMBEM FALOU AI EM JOAO 14;6 EU SOU O CAMINHO VERDADE E A VIDA NINQUEM VEM AO PAI SE N POR MIM AI VC LER 7.8.9 FECHA COM A PERGUNTA DE FILIPE JESUS SENHOR MOSTRA NOS O PAI ,E ISSO NOS BASTA VERSSO 9 JESUS FALA FILIPE; A TANTO TEMPO ESTOU CONVOSCO , E NAO ME CONHECE ??? QUEM VER A MIM VER AO PAI COMO VC ME PEDE PARA EU MOSTRAR O PAI …SE VC CONTINUAR LENDO JOAO 14 ;16 AO
      26

      Responder
    • José Essinho disse:

      LEIA TAMBEM JOAO 1 ; 1 AO 14
      AI FICA BEM CLARO ACEITE A VERDADE NAO É PALAVRA MINHA É PALAVRA DE DEUS A BIBLIA SAGRADA

      Responder
  • Lu disse:

    Sigam os ensinamentos da bíblia, assassinem mulheres soteiras que não são virgens e gays também.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Lu, quanta ignorância! Dá pra ver que você nunca leu o livro que critica.

      Responder
  • Leydson Oliveira disse:

    Gostei muito da sua explicação sobre apostásia, Deus continue te abençoando e te dando graça e sabedoria… Leydson Oliveira ADPB João Pessoa/PB.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Leydson, obrigado por ler!

      Responder
  • stewart aleex disse:

    vi varios comentarios e da pra notar alguns não tem nenhum conhecimento de Deus,nem das suas palavras.os6.3

    Responder
  • evanildo disse:

    Porque,pela graça que me é dada,digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber,mas que saiba com temperança,conforme medida da fé que Deus repartiu a cada um. Rm 12;3.Parabéns pelo seu estudo André Sanchez.

    Responder
  • Wallace Barbosa disse:

    Ótimo texto, curto e direto! Uma pena estarmos enfrentando essa bendita apostasia cada vez mais… Que cada um aqui cuide de si mesmo e dos seus próximos, afim de tbm ñ serem descaídos da graça de Cristo! Paz!

    Responder
  • Hudson disse:

    No mundo de hoje as pessos perderam o temor e o amor de Deus para as suas vidas
    e infelizmente as nossas igreja estão se esvaziando e é ai que sabemos que a vinda do
    Senhor esta proxima.

    2 Tessalonicenses 2

    Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,

    Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.

    Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

    O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

    Responder
  • Marcio disse:

    SENHOR JESUS FALOU EM SUA PALAVRA ENTRAI PELA PORTA ESTREITA PORQUE LARGA É A PORTA E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ A PERDIÇAO E SAO MUITOS AS QUE ENTRAM POR ELA E PORQUE A PORTA É ESTREITA APERTADO O O CAMINHO APERTADO E SAO POUCO AS QUE ENTRAM POR ELA PARA A SAUVAÇAO.

    Responder
  • ozimar justino ferreira disse:

    o abandono da fé em Jesus Cristo é vista em muitos templos, por que agora estão crendo no sabonete da cura , na alinça do casamento , no descarrego , poro sincretismo abondonaram a Jesus.

    Responder
  • Ricardo disse:

    Ola André, a paz do Senhor.
    Sou professor da escola biblica, e surgiu um duvida. Um crente desviado pode ser comparado a um apóstota? Vale lembrar que um apóstota nega todas as base bíblicas ao contrato do crente desviado que reconhece que está errado e deve voltar para o convivio cristão, apenas dele estar afastado, jamais nega o cristianismo.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ricardo, creio que teremos de ver caso a caso. Se esse crente abandonou a fé, ele se enquadra sim no termo.

      Responder
  • Ageu disse:

    Muito boa materia…Deus abençoe e te ilumine mais e mais.

    Responder
  • marisete ferreira de lima disse:

    porque cada um dara conta de si mesmo a Deus,quem quiser ir pro inferno é escolha de cada um,eu quero é Deus viver com o Senho sera tudo de bom .O glória!!!!!!

    Responder
  • gilda aparecida cardoso disse:

    Gilda Cardoso, è muito triste saber que as pessoas não querem saber da verdade , preferem viverem de qualquer jeito, porque não tem noção da importancia da salvação do encontro com Cristo.

    Responder
  • Danielle disse:

    Em Hebreus 5. 11-14 continuando no capítulo 6 também fala sobre o perigo da Apostasia.

    Responder
  • Denis Souza disse:

    Ensino de bons vão para céu e os maus para o inferno é certo dizer?ensino da Trindade está correto segundo a biblía?E tem alguns ensinamentos que criam as vezes duvidas naqueles que não tiveram revelação do espiríto santo sendo levados por “pastores” que no fundo tem o intuito de arrancar dinheiro daqueles que ainda se dizem fiéis á DEUS.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Denis, a salvação não tem nada a ver com bondade ou maldade. Ela é só pela graça de Deus. A trindade é sim bíblica.

      Responder
  • BISPO SANTTOS disse:

    o cristo tá dentro de cada um
    faça sua parte se fizeres o bem todo universo ganhara
    se fizestes pensares e liberta odio ou outras desgraças
    pagara ao senhor

    Responder
  • Eduardo disse:

    André,

    Estava fazendo meu diário bíblico, deparei-me com esta palavra “Apostasia” e procurei aprofundamento. Então encontrei o seu texto, quero parabenizá-lo e solicitar sua permissão para corroborar suas palavras com o seguinte texto:

    “Não se deixem perturbar tão facilmente! Não se assustem, como se o dia do Senhor estivesse para chegar logo, mesmo que isso esteja sendo veiculado por alguma suposta inspiração, palavra, ou carta atribuída a nós. Não se deixem enganar de nenhum modo! Primeiro deverá chegar a apostasia. Depois aparecerá o homem ímpio, o filho da perdição: ele é o adversário que se opõe e se levanta contra todo ser que se chama Deus ou é adorado, chegando até mesmo a sentar-se no templo de Deus e a proclamar-se Deus.” 2 Ts 2-4.

    Estamos no tempo da Apostasia.

    Eduardo Oliveira.
    Católico

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Eduardo, pela sua contribuição.

      Responder
  • Fernanda Dantas disse:

    Gostaria de saber porque as pessoas criticam tanto a devolução do dízimo? Falam tanto no assunto “as igrejas só pensam em dinheiro”. As mesmas pessoas que criticam, não podem se esquecerem que também são apegadas ao dinheiro, se não, não criticariam. É melhor ter várias igreja evangélicas como vc falou, do que o dobro de prostíbulos, prefiro dar meu dinheiro com muito orgulho na minha congregação, a ter que dar em contribuição para destruir vidas, em bares, bordéis e etc. Amo chegar na minha congregação e ter cadeiras confortáveis para me sentar, banheiros limpos para minha higiene e necessidades, ar condicionado para me refrescar, água pura nos bebedouros, um som com instrumentos para louvar ao SENHOR com volume agradável, tudo isto é custo. E quem não gosta ou não precisa de dinheiro, me manda um e-mail no [email protected], que eu te passo o número da minha conta pra vc me abençoar com toda a sua renda. kkkk. E é para OBRA DE DEUS SIM, que existem tantas casas abençoadas, glorificando O NOME DO SENHOR. Agora têm que se observar as doutrinas, e ser temoroso e obediente a DEUS para ser abençoado e prospero em tudo que fizer sem esquecer também de seguir o caminho do EVANGELHO de JESUS, isso sim é que vale a pena para a salvação eterna, e o resto é só mesquinharia,

    Responder
    • ANTONIO CARLOS LOBATO DE ALMEIDA disse:

      Sem problema Fernanda….. O Waldomiro agradeçe. Há não esqueça de fazer uma forçinha nesse mês e dobrar a sua oferta. A gente vai te dar uma almofada extra.

      Responder
      • Fernanda Dantas disse:

        A hipocrisia manda lembrança Toinho… Me mostre um abençoado neste planeta que não gosta de conforto. Avááá me conta outra.

        Responder
  • Erica aquino disse:

    Valeu a explicaçao d apostasia,estava sem rumo,se a igreja esta apostata,devo sair d la?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Érica, se uma igreja inteira abandonou o evangelho, dificilmente você sozinha poderá fazer alguma coisa ali

      Responder
  • ANTONIO CARLOS LOBATO DE ALMEIDA disse:

    Se é apostasia deixar de acreditar em um livro bobo….. Tô dentro. Acho que nós adultos deveriamos deixar de incultir na cabeça das crianças essa estorinha de jesus… de deus. Deixar primeiro eles crecerem e depois lêr pra dizer se querem ou não acreditar em um livro cheio de erros e um deus que não aparece nunca, que não fala, onde ninguém sabe onde ele vive. Um conto onde diz que um tal de cristo ressuscitou. Cara ressuscitar e morrer e viver novamente quer dizer voltar a viver entre a gente e não se meter pra junto de um outro que nunca aparece. Isso não é mesmo RESSUSCITAR.

    Responder
    • Luna disse:

      Isso sim é desrespeitar a fé dos outros. Vc quer ser respeitado não é? Quem tem fé em Deus, de verdade não da boca pra fora, não trai, não rouba, não mata, ad famílias estão destruídas pela violência e desonestidade, e isso esta acabando com o mundo. Vc com certeza não viveu uma dificuldade de verdade para lembrar que Deus existe, ou viveu tantos traumas que prefere pensar assim, que Deus tenha misericórdia de vc.

      Responder
    • Maria Aparecida lima disse:

      ANTONIO CARLOS

      Que pena tenho de você, sabe porque? você está morto, uma pessoa que não crê na palavra de Deus alegando ser um livro bobo como você disse, com certeza está morto e pra seu governo Deus ele fala sim, mas somente pessoas especiais são capazes de ouvir a sua voz, aquelas que o espírito santo protege, acolhe, como verdadeiros filhos de Deus, ouvir e sentir o sobrenatural não é para qualquer alma pecadora e insensível como você, como disse o apóstolo paulo você é um dos mais miseráveis dos homens.
      mas o tempo ainda não acabou, peça ao Espírito Santo para te mostrar a verdade, pois Deus é capaz de perdoar você, então você sentirá uma alegria que você jamais ousou esperimentar, ele vai encher o teu ser e te mostrar que existem muito mais do que nós humanos e errantes nesta terra poderemos compreender e aí sim você viverá.

      QUE SEUS TENHA MISERICÓRDIA DA SUA VIDA.

      Responder
  • IVONEI disse:

    IVONEI S J SC 04-05-13
    ANDRE S. AMIGO E AMADO DE DEUS ,O MEU CORACAO ENCHE-SE DE ALEGRIA , E LOUVO MAIS AINDA O SR DEUS NOSSO. POR INSTRUMENTO IGUAL A VOCE , UM DIA EU ACHAVA QUE PAGAVA DIZIMO, HOJE TENHO CERTEZA QUE DEVOLVO , PARTE DUM TODO QUE RECEBO DE DEUS .. E SOBRE APOSTASIA ,DEUS NOS FALA ATRAVEZ DE RM CAP.4 1 A 5 AMEM

    Responder
  • Domingos Pantoja disse:

    Ensino maravilhoso,parabens irmão André,isso enriquece nossos conhecimentos e fortalece os verdadeiros cristãos,q Deus vos abençoe

    Responder
  • Tiago Henrique disse:

    Muito interessante esses ensinos…
    Deus te abençõe…

    Responder
  • Bete Cogrossi Moreira disse:

    Eu amei saber o significado de apostasias, pois estou fazendo um estudo biblico pela NET estou adorando nao quero ter essa ignorancia de chamar a biblia de livro bobo.Deus te abencoe Andre

    Responder
  • Serva do Deus Altíssimo disse:

    Esta semana ao acordar cedinho pela manhã ouvi uma voz dentro de mim que repetia continuamente “APOSTASIA” então decidi me aprofundar no tema e nessa busca detive-me no texto de Mt 24;10-13,II Ts 2 e Hb;10-39 até que cheguei aqui.contudo estou impactada pois o Senhor é conhecedor de todas as guerras que tenho enfrentado na Igreja que congrego,uma guerra que se arrasta a mais de 2 anos e que me fez parar totalmente de fazer a obra de Deus,parei de cuidar das vidas que o Senhor me confiava abandonei todos os cargos e funções na Igreja e por medo de sair da minha atual congregação e enfrentar decepções ainda maiores em outro ministério fiquei por lá porém o fogo do Espírito santo já não arde mais em mim.Agora decidi me erguer e buscar forças no Senhor para mais uma vez reascender o fogo do Seu Espírito em mim,mesmo que para isso seja necessário buscar outra Igreja.
    Obrigado e que o Senhor continue usando sua vida sempre.

    Responder
    • Giuliano disse:

      Olá, Serva.

      Ao contrário do que abundantemente falam, a apostasia não contem nenhum mal absoluto. Só é um mal para as instituições religiosas, que perdem seus cabrestos e seus respectivos 10% mensais. O mal-falar da apostasia é uma enganação em causa própria, portanto. Eu, como apóstata, posso dizer com todas as letras: o sentimento de culpa e medo fazem parte da artimanha para que não “desista”. A apostasia é o sopro de liberdade aos grilhões da religião, que constrange seus membros de forma a lhes embutir medo, culpa e o tal pecado! Sei do que estou falando pois passei por isso e sei como é dolorido. Também sei que é um caminho sem volta! Quando se sente o gostinho da liberdade de pensamento, não há passo definitivo para trás!

      Se quiseres conversar comigo: ggaspa arroba gmail ponto com
      Abraço

      Responder
    • Regino disse:

      serva,,,busque uma igreja onde o pastor é somente JESUS CRISTO,,aí vc passará a ser serva de DEUS verdadeira ,pelo contrario vc estará servindo ao falso pastor e nao a DEUS..,, pois entre nós e DEUS há um só mediador..JESUS CRISTO NAZARENO..

      Responder
  • Giuliano disse:

    Eu entrei neste blog pois procurava maneiras de prosseguir formalmente com a minha apostasia católica. Infelizmente, dei de cara com um artigo dogmático e preconceituoso, que generaliza o ateísmo conforme o desejo psicológico de considerar os descrentes como moralmente inferiores. Não creio em deus algum e sou uma boa pessoa, sempre gentil, solícito e humilde. A religião me desencanta ainda mais quando eu vejo, como nesses comentários todos e em seu blog, o preconceito que ela patrocina e propaga. É muito triste ver isso. Conheço uma dúzia de ateus e todos são boas pessoas, amam suas famílias, tratam bem aos outros e são pessoas ordeiras. Eu entendo o preconceito de vossa parte, e portanto fico entristecido com tamanha curteza de pensamento, que se vê justificado num simplório “eu creio nisso”.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Giuliano, discutir ideias não é preconceito. É, inclusive algo que nossa constituição brasileira protege. Infelizmente hoje virou modinha dizer que pensamentos contrários é preconceito. Talvez por falta de coragem para o debate. Eu te desafio a achar uma única linha de preconceito em meu artigo.

      Responder
      • Giuliano disse:

        Decididamente discutir não é preconceito; jamais falei isso. Deixar de discutir ideias é que gera preconceito, mas deste mal não sofremos, certamente.

        Quando citas o trecho de Timóteo, “Além disso, a linguagem deles corrói como câncer”, concordas que ideias apósticas são corrosivas, maléficas. Não sejamos ingênuos: há uma dose típica de preconceito para com os não-crentes e estes são tratados como péssimas pessoas. Há exemplos fartos desse preconceito na bíblia. Mais ainda, no mar de comentários que sucedem ao seu texto.

        Responder
  • Vicente disse:

    Dízimo = Antigo Testamento para os levitas
    O Novo Testamento em Cristo Jesus nos pede a coleta ou a oferta que faz parte do culto de adoração dominical.
    Vão ler a bíblia!!!
    Se darmos o dízimo temos que cumprir o Velho Testamento e tem igrejas que já estão fazendo isso falando sobre a arca, sobre por um anelzinho no dedo, sobre bençãos que só vem quando estão no monte, etc… Daqui a pouco vão querer sacrificar animais também!!!
    Ou se cumpre o que Cristo ordena ou estaremos vivendo o judaísmo e não o Cristianismo.
    A Igreja de Cristo foi fundada em 33 depois de Cristo e é a mesma.

    Responder
  • klaus klimowicz disse:

    AFINAL O DÍZIMO,TEMOS QUE DAR,OU SÓ VALERIA NO VELHO TESTAMENTO (LEVITAS)?
    NÃO QUERO + ERRAR COM RELAÇÃO A ISSO!.GRATO!.OUTRA COISA,
    O ROCK GOSPEL QUE TRAZ MENSAGENS BÍBLICAS EM SUAS MÚSICAS,ISSO É APOSTASIA OU NÃO?.E JESUS DISSE QUEM NÃO É CONTRA NÓS É POR NÓS!.ISSO BATE COM O ROCK GOSPEL OU NÃO???????????????????GRATO!.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      É claro que os dízimos hoje não são mais Lei como no tempo do Antigo Testamento e não tem status de obrigatoriedade sob a nova aliança, mas seu principio permanece, pois a igreja foi instituída por Cristo e precisa ser mantida pelos seus servos em todas as suas missões. Nesse sentido, o dízimo é um referencial justo a ser praticado na atualidade. Não consigo enxergar nós, servos de Deus, que estamos sob a superior aliança de Jesus Cristo, fazendo menos do que faziam nossos pais. Assim, defendo que o dízimo pode ser usado como referenciar na igreja cristã.

      Responder
    • Regino disse:

      o roque gospel e tudo quanto é musica gospel ,,é uma armadilha que o diabo colocou dentro das igrejas para chamar multidoes,, e principalmente a moçada jovem…e nesta armadilha estao caindo muitos,,por nao aceitarem ou nao procurarem conhecer a verdade,,,,resumindo,,,é simplesmente um evangelho pagao que nao trás edificaçao nenhuma para a igreja

      Responder
  • Maria disse:

    Gostei de sua explicação! Sua postura e suas palavras mostram uma ética e um carinho verdadeiro difíceis de encontrar nos dias atuais. Sou católica e, exatamente por não lhe achar preconceituoso ou ensinar falsas idéias, é que o parabenizo e agradeço! Independente da opinião de cada um, você anunciou o real ensinamento de Jesus! Que Deus continue te abençoando!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Maria!

      Responder
    • Fabiano disse:

      Concordo. Tambem sou catolico e gostei de sua maneira etica de tratar todos os assuntos. ISTO eh testemunho. Parabens.

      Responder
  • afranio nogueira disse:

    O APOSTOLO PAULO ESCREVEU NO LIVRO DE TESSALONICENSE. 2 O TITOLO O ANTI CRISTO E AQUI ELE VAI MOSTRA QUEM E O ANTI CRISTO. VEJA QUE ELE DIS QUE NIMGEN DE MANEIRA MEM UMA VOS EMGANE SEM QUE ANTES VENHA A APOSTASIA E SE LEVANTA O FILIO DO PECADO E DA PERDIÇAÕ ELE VAI REVELAR QUEM E O ANTI CRISTO E NOIS TEMO QUE TER SABEDORIA PARA ENTENDER O QUE E APOSTASIA PRIMEIRO E O AFASTAMENTO DA SÃ DOUTRINAS BIBLICAS E COMESA A CRIAR UM NOVA DOUTRINA DE CULTO PARA DETER AS DOLTRINAS VERDADEIRAS E ESTE CULTOS SERIA ANTES DA VINDA DE CRISTO JESUIS PARA EMGANAR OS QUE PEREÇE POQUE NAÕ RECABERAM O AMOR DA VERDADE PARA SE SALVAR. E DEPOIS VEM O DELIBERALISMO TOTAL QUE SEGUINIFICA LIBERA TODOS O TIPO DE PECADO PARA RECEBER VANTAGEN FIMANCEIRA E RETER A VERDADE E DAR ESPAÇO PARA O PECADO DENTRO DAS IGREIJAS DE CRISTO JESUIS E FINALMENTE O AFASTAMENTO DEFINITIVO PORQUE AS IGREIJAS NAÕ TEM MAIS COMO VOLTAR PORQUE O QUE O RETIA FOI TIRADO DO MEIO DELES E O PECADO TOMOU CONTA DE TUDO RESUMINO TUDO ISSO EM TRES PALAVRA QUE REVELA QUE E O ANT CRISTO A APOSTASIA NOS DA O ENTENDIMETO DISSO QUE E O AFASTAMENTO DELIBERADO E DEFINITIVO E SE TRANSFORMA AS IGREIJAS NO ANT CRISTOS DOS ULTIMOS DIAS AS DUAS BESTA E DOIS REGIME POLITICO UM SOCIALISMO E OUTRO DEMOCRACIA QUE ESTAÕ JUNTAS PARA O GOVERMO DO ANT CRISTO E O FALÇO PROFETA DO APOCALIPICE E ENTAÕ O ANTI CRISTO E AS IGREIJAS APOSTADAS DOS ULTIMOS DIAS QUEM LER ISSO ENTENDA POQUE NAÕ NOS RETA MAIS MADA PARA SE CONPRIR ORAI PORQUE JESUIS VAI APARECER AMEM.

    Responder
  • Pedro Ceron disse:

    DEUS DISSE NAO OLHAI PARA O HOMEM QUE SAO PECADORES ,MAS OLHAI PRA JESUS QUE E´O CABEÇA DA IGREJA AMEM DEUS O ABENÇOE.

    Responder
  • Noemi Mattos disse:

    Sobre o comentário que o evangélico é so dinheiro faço uma pergunta se você tivesse uma casa velha sem cadeiras sem nada você iria lutar para comprar a mobília e deixar sua casa bonitinha. Nossa igreja também é nossa casa e queremos ela bonita e o nosso Deus diz assim: -Dae a Cesar o que é de Cesar, e dae a Deus o que é de Deus. E sobre o outro assunto de miséria, banditismo, gays, corrupção, fome, etc. Deus deu livre arbítrio para cada ser humano, por isso que o mundo esta neste caos, pois o homem que escolheu ser livre e procurou tudo isso para ele, Deus não tem culpa de nada, cada um assina a sua sentença quando escolhe o bem ou o mal. Eu escolhi Deus e não me arrependo.

    Responder
    • Giuliano disse:

      Noemi,
      É a coisa mais evidente possível verificar a quantidade de sacerdotes enriquecendo às custas da ilusão dos fiéis. Isso acontece muito mais entre o setor evangélico. Basta assistir as pregações onde 90% do tempo o pastor vomita formas de doação, constrangendo moralmente o povo, fazendo apelos esdrúxulos ao inferno, entre outras ameaças que o ingênuo crédulo não sabe lidar. E esvazia a carteira já pobre pro bando de sanguessugas da fé enriquecer ainda mais.

      Responder
  • Germano disse:

    Caro André, engraçados (se não fossem trágicos) alguns comentários aqui escritos. Se você pegar um piloto experimentado, com anos de estudos e milhares de horas de voo e disser a ele que ele terá de voar num avião sem instrumentos, ele ira se recusar definitivamente. Por mais que ele saiba, não consegue controlar tudo, altitude, velocidade, direção, etc…Ai eu vejo pessoas com pouca ou muita instrução criticando a Biblia. Ela é o instrumento de voo que precisamos. Por mais “boazinhas” que sejam certas pessoas (atéias ou não) não existe postura digna de caráter ou ação que possa nos elevar aos níveis de Deus. Mesmo porque a Psicologia explica que somos todos impostores, mostramos ao mundo um personagem mentiroso, que no fundo da alma cultiva seus podres. Alguns tentam sufocar isso no prima do ateísmo, mas no fundo todos buscam um sinal divino nas suas vidas. Como dizem: não há ateu que resista a um avião caindo. Muitos não percebem, mas suas próprias vidas estão em “voo cego”. Grande abraço, belo artigo.

    Responder
    • Giuliano disse:

      Germano.

      Achei interessante seu comentário, quase que explicitando uma raiva pelo simples fato de ateus existirem. O ateísmo apenas existe porque estas pessoas permitem-se o questionamento honesto. Tão logo um religioso começar a questionar honestamente a veracidade da bíblia ou mesmo do conceito de existência de deuses, se tornará um ateu. Logo, quando dizes que um ateu não sobrevive ao avião caindo, está na verdade confirmando que deus não passa de um favor psicológico para momentos de fraqueza e não de algo real. E portanto é um argumento ao ateísmo: a religião só existe no medo. É uma ideia útil para gente fraca. Gente forte procura um pára-quedas, resolve a situação. Gente fraca cai humilhado de joelhos em prantos .Você mesmo diz isso em seu comentário. No fundo, eu penso, o ateísmo te irrita pois mostra que existem pessoas que não PRECISAM acreditar num conceito divino sobrenatural para serem melhores e para serem resolvidas. Decididamente a psicologia mostra que somos impostores. A impostura chega a tal nível que a ideia de deus jamais sofre ataque intelectual por um crente, sem que este se sinta intelectualmente desonesto, tamanha a parcialidade com que trata tal conceito! Um ateu se livrou desta prisão do medo pois decidiu perguntar-se se seu medo do escuro se justifica. E, como podemos facilmente observar no mundo, não se justifica. O pensamento religioso, tipicamente ideológico ao criar valores arbitrários, esta muleta psicológica, jamais construiu nada de bom na civilização. Apenas trouxe guerras, sofrimento, angústia e mais medo do que propõe-se a sanar.

      Sabedoria e amor.

      Responder
      • Germano disse:

        Caro Giuliano, não sei de onde você tirou a idéia que tenho raiva de ateus, talvez não tenha me expressado corretamente. Tenho alguns amigos ateus, outros espiritas, etc, respeito suas opções, bem como eles respeitam a minha. A Biblia diz que há homens “naturais” e homens “espirituais” e que coisas espirituais se discernem espiritualmente. portanto não tenho a pretensão de convencer ninguém. O que acho engraçado é que não acredito em fantasmas ou vampiros, nem por isso entro em blogs desses adeptos para debater com eles. Uso meu tempo para coisas mais elevadas. Um abraço e Deus o abençoe (não se irrite).

        Responder
        • Giuliano disse:

          Germano.

          Eu não disse que tens raiva de ateus. Disse que tuas palavras parecem explicitar uma raiva pelo simples fato de ateus existirem. Não leve tanto a sério…..

          Ora, se você não quer entrar em blog de vampiro, apenas não entre. A questão é um respeito a uma ética mínima, no caso, não importunar. Como podes ver pelos meus demais comentários, não importunei, mas troquei ideias. Quando sugeres desta forma a alguém certo comportamento está imitando o caráter absolutista histórico da religião, o que no fundo é extremamente coerente. Eu vou onde quiser, falo com quem quiser, pois sou suficientemente educado para conviver com a diversidade da opinião contrária, sem ofender. Como de novo aparenta, pareces conviver mal com o contraditório, ao ponto de recomendar minha ausência. Não quero privar-me de falar com pessoas que podem gostar de dialogar comigo porque alguns preferem apenas confirmar suas ideias usando de censura e não um confronto saudável e construtivo. Vejo que de tudo que eu escrevi não aproveitaste nada e apenas concentrou-te na minha personalidade e numa maneira de me afastar daqui.

          Há uma figura de épica clareza a demonstrar isso: os três macacos. Um tapando os olhos, outro as orelhas e outro a boca: “Nos deixe aqui, em nosso mundinho! Não queremos procurar a verdade, mas apenas a sensação de possui-la.” Essa mesma reação descabida já observei em todo tipo de grupo ideológico: astrologia, homeopatia, motos-perpétuos. Um perfil de comportamento bem repetitivo. “Nos deixe em paz aqui em nosso grupo de mútua afirmação.” É uma atitude pouco sábia. Pense nisso, Germano.

          Germano, a Bíblia também diz para matarmos homossexuais e ensina que Deus estripa crianças que caçoam de carecas. Não se pode dar qualquer título virtuoso à Bíblia, assim apressadamente. Tanto menos o de um guia de conduta. Mas sobre as “coisas espirituais”, a bíblia é auto-referente, o que não dá credibilidade alguma no sentido de criar um conceito a diferenciar as pessoas em um seleto grupo de “sábios deslocados” da horda dos comuns. Espiritualidade é um conceito artificial, hábil por ser aceito por quem deseja possuir sabedoria e elevação. Ou seja, é um meme.

          Responder
  • Euclydes Cruciti disse:

    Você que se diz ateu: você diz que Deus não existe. Eu digo que Deus existe e mandou seu filho para salvar a todos os pecadores. Agora uma dica importante para você. Se depois da morte você e eu descobrirmos que Ele não existe tudo bem eu e você estamos bem. Mas se depois da morte nos descobrirmos que Ele existe eu vou para o céu, e você segundo a Bíblia ira para o inferno. Então meu caro ateu, é melhor crer que Ele existe aqui, e assim não vai haver surpresas desagradáveis do outro lado. Deus abençoe você meu amigo. A Bíblia diz que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não resplandeça o poder do evangelho de Cristo. Que Deus possa abrir seus olhos antes de passar para o outro lado.

    Responder
    • Giuliano disse:

      Euclydes:

      Eu me digo ateu tanto quanto você se diz cristão. Eu não digo que Deus não existe, mas que não há evidências de sua existência. É apenas isso. Pesquisei muito, li MUITO, e no fim deixei de ser cristão, porque não vejo razões para ser cristão ou para crer no sobrenatural.

      O que você entrega para mim é conhecido como “Aposta de Pascal”, cujo fundamento é nulo, pois:
      1) Baseia-se em dogmas
      2) Pressupõe que exista apenas um deus certo e um paraíso certo
      3) Pressupõe que você crê no deus certo.
      Logo, dada a multidão de deuses em toda a história humana, acho bastante complicado que eu deva cair de joelhos, numa “loteria divina”, justamente ao seu deus. O deus Judaico-cristão é apenas mais um dentre a multitude de panteões que sempre povoou a história da Humanidade e portanto não tem nada de especial, por exemplo, em relação a Odin e o paraíso Valhala. Uma lista de paraísos: http://en.wikipedia.org/wiki/Paradise . Então, por favor, me convença que o correto é o cristão.

      É agora que eu inverto a aposta para você, Euclydes: se VOCÊ estiver crendo no deus errado, será mandado para Seu inferno. E, como disse, há muitos deuses e muitos infernos. Ademais, como já disse, a bíblia afirma que a Terra é plana, que coelhos são ruminantes e se contradiz fortemente sobre a existência do inferno. Ela não merece crédito. Basta lê-la e verificar suas contradições. Certamente conheces os trechos da bíblia que negam o inferno.

      Para saber mais:
      http://www.youtube.com/watch?v=xu6PGFFzPes
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Aposta_de_Pascal
      http://ceticismo.net/ceticismo/a-aposta-de-pascal/

      Além disso, é uma atitude extremamente mesquinha mandar alguém pro inferno porque não acredita nEle. Mais conhecido como “ataque de pelanca” ou piti. Eu certamente não quero fazer parte desse clubinho de vantagens, onde um chefão precisa ser bajulado diuturnamente, sem parar, senão seus súditos serão torturados, queimados, empalados. Ou seja, é uma AMEAÇA, a maior que eu já vi, coisa de fazer inveja ao líder do PCC. Só gente muito ruim faz ameaças. Só gente ruim coaduna com torturas. Pra mim, sabe, isso é falha de caráter, coisa de deus mal resolvido, de um deus mimado. Ou, na verdade, um deus incomodamente HUMANO, tão humano que se confunde com a imaginação de beduínos raivosos, vagando no deserto sob céu escaldante. Esse é um dos fatores que me fazem ser descrentes: a semelhança gritante do perfil dos deuses com características de humanos contemporâneos com seu surgimento.

      Responder
    • mario de assis Rodrigues disse:

      OS ESCRITORES DA BIBLIA NAO SE PREOCUPARAM EM PROVAR A EXISTENCIA DE DEUS,DEUS EXISTE INDEPENDENTE DO MEU CONCEITO DE ACEITAR OU NAO.

      Responder
      • Giuliano disse:

        Mario…

        Mas sua afirmação de que deus existe é apenas seu conceito… Logo, ele existe apenas dentro de sua cabeça. Ou não? Se não, o que dá força a esta afirmação?
        Abraço

        Responder
        • Regino disse:

          QUEM CRÊ E FOR BATIZADO SERÁ SALVO,,MAS QUEM NAO CRÊ JA ESTÁ CONDENADO !!!

          Responder
          • Giuliano disse:

            Caro Regino…

            Você afirma que “QUEM CRÊ E FOR BATIZADO SERÁ SALVO,,MAS QUEM NAO CRÊ JA ESTÁ CONDENADO !!!”
            Isso não me parece nem um pouco condizente com o discurso do perdão cristão… Tipo, Jesus diz que tem que perdoar, mas chega na hora e não perdoa…. Levemente contraditório, não?

            Ademais, que espécie de justiça é essa, que se julga alguém a uma tortura eterna apenas porque não vê motivos para crer? O sábio então é aquele que não usa a razão?

            Devo lembrar que praticamente todos os deuses condenam o ímpio a algum tipo de punição…. qual deus devo escolher? Aquele que tortura menos?

          • Regino disse:

            o proprio JESUS CRISTO, ,,disse: bem aventurados os que creram no que nao viram,,,,e crer no que vê é muito facil,,mas quem vive pela fé vai crer até o ultimo dia ,,,mas quem nao crer,jamais verá a gloria de DEUS,,,

          • Giuliano disse:

            Mas Regino….
            Como você pode realmente saber se ele disse isso?

            E outra coisa… Suponhamos que seja verdade: você vê BONDADE CRISTÃ numa ameaça horrenda dessas? “Creia em mim ou vá pro inferno!”
            Abraços

          • regino disse:

            giuliano o diabo tem suas astucias,,ele usa das pessoascomo vc pra dizer que DEUS nao existe ,ele coloca incredulidade,e ainda acusa aqueles que servem a DEUS,

          • Giuliano disse:

            Olá, Regino.

            Não entendi… Você está me acusando de conluio com esse tal diabo? Nem conheço ele…

            E você não deu razão alguma para acreditar em deus. Apenas criou uma teoria maluca de conspiração onde eu (que você não conhece) sou acusado de promover algo ruim, de sabotar pessoas. Gostaria que você se explicasse melhor sobre isso, pois no mínimo está sendo muito mal educado, me acusando sem provas.

            O que ameniza sua situação é que o diabo existe tanto quanto deus. Ou seja, muito improvável.

            Abraço e pense bem no que diz. Está sendo leviano e nada cristão com acusações como essas.

          • Giuliano disse:

            Olá, Regino.

            Não entendi… Você está me acusando de conluio com esse tal diabo? Ou dizendo que eu sou vítima dele?

            E você não deu razão alguma para acreditar em deus, ou seja, mudou de assunto. Apenas criou uma teoria maluca de conspiração onde eu (que você não conhece) sou acusado de promover algo ruim (mostrar descrença em algo improvável – ou seja, bom senso). Gostaria que você se explicasse melhor sobre isso, pois no mínimo está sendo muito mal educado, me acusando sem provas. Mas, se eu sou vítima, como posso ser condenado? Que juiz faria isso?

            O que ameniza sua situação é que o diabo existe tanto quanto deus. Ou seja, muito improvável.

            Abraço e pense bem no que diz. Está sendo leviano e nada cristão com acusações como essas.

        • mario de assis Rodrigues disse:

          MEU CONCEITO TA BASEADO NO QUE A BIBLIA ME DIZ E SE A BIBLIA ME DIZ QUE DEUS É DEUS
          TO CONVENCIDO,

          Responder
          • Giuliano disse:

            Mas Mario, vamos conversar sobre isso…

            Você disse que os escritores da bíblia não se preocuparam em provar a existência de deus. Agora você diz que usa este mesmo livro para se sentir convencido.

            Eu não entendi. É contraditório! Numa hora você diz que a bíblia não prova deus, depois diz que sim…. Me explique melhor esta contradição.

            Caso responder sim, gostaria que me dissesse COMO ela consegue provar… Onde estão as provas?

            Abraço

  • A volta de Jesus Cristo disse:

    Sinais do fim do mundo

    Responder
    • valter disse:

      ESSA QUESTÃO DO DÍZIMO
      PARA ENCHER O BOLÇO DOS
      HOMENS DA IGREJA É MUITO
      RELATIVO, BOM SERIA NÃO
      GENERALIZAR, TEM HOMENS
      SANTOS QUE VIVEM NA MAIOR
      SIMPLICIDADE, PROCURE
      CONHECER POR EXEMPLO A
      HISTORIA DO PADRE ROBERTO
      DA TOCA DE ASSIS QUE VC VAI SE
      SURPREENDER, SERTA VEZ RESERVARAM
      UM HOTEL DE LUXO PARA ESTE PADRE NU
      MA DETERMINADA CIDADE DO INTERIOR DO
      PARANÁ, ELE SIMPLESMENTE RECOLHEU O
      QUE HAVIA EM CIMA DA MESA DO HOTEL LEVOU PARA
      OS MENDIGOS COMER E ALI FICOU PERNOITANDO
      JUNTO AOS SEUS IRMÃOS DE RUA NUM ALOJAMENTO
      DOS FRANCISCANOS.

      Responder
      • mario de assis Rodrigues disse:

        como se construiria uma igreja,como a igreja pagaria suas contas de agua luz etc,como o pastor faria a parte social sem ajuda alguma dos fíeis?sem dizimo sem ofertas como faria?só queria uma resposta convicente..dizimo e ofertas é uma questao de fé e amor a obra de DEUS.mais nós somos tao preso ao dinheiro que nao queremos ajudar a obra de DEUS. quando a biblia diz que DEUS ama a quem da com alegria,e isso sem falar nas promessa de DEUS de repreender o devorador por causa de nós mesmo ser dizimista e ofertante é uma bençao e um privilégio para nós.

        Responder
        • Regino disse:

          olá Mario,,,temos sim que cooperar na obra de DEUS,,mas nao em forma de dizimos e oferendas ,,pois a ultima oferta foi feita por Jesus CRISTO ,,oferecendo a sim mesmo em sacrificio para salvar o mundo do pecado e mesmo assim foi rejeitado e está sendo até hoje,,pois o povo prega jesus cristo mas nao faz o que mandou, e volta a viver pela lei, e despreza seus mandamentos,,pois se pagar o dizimos tem que fazer todas as outras coisas que sao 613 ordenanças mais os dez mandamentos……se pagar o dizimo tem que guardar o sabado ,,nao comer certos animais,apedrejar mulher adultera,circuncidar criança aos 8 dias ,,etc e etc,,,,hoje vivemos pela lei e pra gente cooperar na obra de DEUS,, se fazem forma de coletas 1 corintios 16:2 e 2 corintios 9:7,, pela voluntariedade,sem pressao,e ocultamente para que ninguem seja exaltado porque deu mais ,ou desprezado porque deu menos,, e sabendo que esse dinheiro nao vai pro bolso de ninguem e sim 100% para a obra de DEUS..,uma parte vai para a construçao ou manutençao da igreja ,,outra parte vai para a obra da piedadeque que sao os necessitados,porque na lei os dizimos era dividido em 4 partes,,,1 parte paras as viúvas 2 orfãos 3 necessitados e 4 levitas que hoje nao tem mais no nosso meio..e vc acha que os pastores recebem os dizimos e destinam ele para esse fim ???,,é por isso que foi estabelecido a graça para que o homem nao viva sob o jugo da servidao da lei,,mas aqueles que nao querem trabalhar e viver do suor alheio ,,dizem pro povo que o dizimo é obrigatorio, e isso é engano pois o mesmo foi por CRISTO abolido juntamente com as outras ordenaças,,mas quem quiser continnuar pagando o dizimo ,que pague ,,mas saiba que vc estará servindo aos homens e nao a DEUS,,hoje o dizimo é colocado em primeiro plano nas igrejas ,,e a salvaçao em ultimo plano,,fique atento ,,pois onde se cobra dizimo do povnao pode oferecer a salvaçao ao mesmo tempo,,pois assim diz a biblia…Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
          Gálatas 3:10..,pois …,A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27..,,

          Responder
        • CRISTÃO disse:

          A resposta está aí mesmo, nunca foi pedido para se construir templos que vemos hje por isso não existiria as contas para pagar, pois o Criador não habita em templos feitos por mãos de homens, como criar uma sinagoga e chamar ali de casa de Deus? santificar esses lugares é errado e pecaminoso, pois os verdadeiros adoradores adoram em espírito (entendimento) e em verdade. Não existe horário nem liturgia, nem locais definidos por lideres religiosos, pois quem adora verdadeiramente reconhece que o Criador estará com ele na sua casa, e fez dele sua igreja. Ser dizimista de dinheiro?? dar para pastores usufruir nos seus engodos? Dizimos era colheita e não ficava para um lider, era distribuido para os orfãos as viuvas e os estrangeiros, isso na velha aliança para a tribo de levi. Somente o sacerdocio levitico tinha o direito de recolher o dizimo. Seu pastor é sacerdote levítico?

          Responder
      • Giuliano disse:

        Valter,

        O “pecado” de generalizar é tão grave quanto o de escolher os pedaços de bolo com cerejas . Vou explicar por que.

        Evidente que a generalização tem grande potencial de injustiça, afinal um grupo qualquer de pessoas eh heterogêneo em sua composição. Muitos não terão certa característica de tendência, ou média. Nem todos sacerdotes são ladrões do povo. Mas cabe dizer que uma grande parte de fato o é, falando coisas agradáveis e intercalando com maquininhas da VisaNet. Falando outra e encaminhando boletos gordos. Falando uma terceira e ameaçando e constrangendo sutilmente com o inferno quem não “tem para Deus”. O nome disso: extorsão. E configura em crime grave; o problema que a sutileza do método disfarça sua natureza de extorsão. Costumeiramente, os clientes dessas religiões são pobres ou têm suas economias contadas, mostrando o tamanho da bandidagem dessa corja, que gateia uma vida melhor de gente humilde e sofrida. O tal amor cristão deveria se preocupar com esses doadores e fazer algo no sentido de impedir tais práticas, mas o que eu vejo se aproxima muito mais com um egoísmo muito medíocre: se eu consigo comprar minha salvação, fodam-se os outros: o meu tá garantido. Sentimento esse que patrocina aquele famoso argumento do “a justiça divina dará jeito”: quem diz isso apenas lava as mãos pois não quer se envolver. Vê toda a sujeirada de camarote mas a cadeirinha comprada no céu lhe constrange de denunciar o vendedor fraudulento, sentindo que tem muito a perder e portanto eu o chamo de egoísta. Não são pessoas melhores do que os pastores arrecadadores.

        É muito, muito claro que montar uma igreja se tornou um negócio muito lucrativo. Vende pra agora um produto que só se entrega post mortem. Mas se o cara REALMENTE morreu, não tem como reclamar! Não tem Código de Defesa do Consumidor que dê conta disso!

        Sobre o argumento da exceção, não o podemos usar. Sempre haverá um ou outro que não condiz com o grupo e portanto jamais poderemos afirmar coisa alguma. E o que fazer? Ora, pensar em médias, em probabilidades, em maiorias. Senão, alguém sempre terá um tio que não fita com a afirmação.

        Responder
  • Nilda melo disse:

    O dizimo foi uma ordenança de Deus.agora cada um obedecem a lei do Senhor ou não.independente de religião.

    Responder
    • Regino disse:

      nilda vc precisa enxergar a verdade e tirar o que o seu falso pastor lhe colocou dentro da mente ..aí vc ficará livre pra servir a DEUS longe dos pedágios que ficam entre DEUS e o povo ..cobrando o que era pra dar de graça ….

      Responder
  • Adoniran Santiago disse:

    mesmo que vcs não acredite em deus ele sempre vai ser deus
    mesmo que muitos levem uma vida como queiram um dia vamos ter que esta diante
    de deus em tão pense como querem esta nesse dia !

    Responder
  • Elder disse:

    O mais interessante é que têm pessoas que não consegue ver cristãos falando de DEUS, e ficar sem argumentar ou interrogar sobre sua existência, no entanto estão perdendo tempo tentando provar que DEUS não existe. sinceramente é inenarrável a ignorância desses. Que DEUS esteja abençoando seus artigos!

    Responder
    • Giuliano disse:

      Olá, Elder.

      Sou um ignorante desses. Gostaria de saber porque, uma vez que não há evidência alguma da existência de qualquer divindade, incluindo o panteão cristão.

      No aguardo.

      Responder
      • Raimundo disse:

        Acredito que Deus existe segue algumas evidencias.
        A existência de tudo, da materia, do universo, dos oceanos, da natureza, Deus é um ser invisível assim como o ar que respiramos.
        O fato de existirmos como criatura comprova a sua existência. As evidencias da existência de Deus está ao nosso redor, basta ver as arvores sendo balançadas de um lados para outro pela ação dos ventos que tbem é invisível. Se olharmos para o céu estrelado veremos mais uma evidência da existência de Deus. Se analizarmos como é formadao a vida onde um óvulo é fecundado se transforma em um embrião e de pois de alguns meses nasce uma nova criatura. Em fim são muitos exemplos que ao meu ver só um ser sobrenatural poderia fazer. Particularmente eu chamo este ser de DEUS.

        Responder
  • Railson disse:

    Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará. Jo 8:32

    Responder
  • Railson disse:

    …Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mateus 22.29) O senhor Jesus responde a uma pergunta dos fariseus dizendo que eles erram por não conhecera palavra.

    Responder
  • Larissa disse:

    Olá, nem sei o porque de estar comentando aqui, sou uma jovem de apenas 17 anos que não tem conhecimento teologico, filosofico,psicologico, entre outras, talvez até esteja errando na ortografia e no português. Não estou também aqui para convence-los ou dizer que estão errados… Só sei que respeito as diversas religiões, de verdade, cada um tem a sua crença. Eu sei que acredito no Deus pai que enviou sei filho simplesmente pq não tem explicação as experiências que já vivi, lembrando que as coisas que senti e passei não foi necessário alguém da ‘igreja’ dizer para mim ou forçar a fazer qualquer coisa. Foi sentido, foi vivenciado entre eu e ele, o que aconteceu, não tenho necessidade de falar. Só digo que ter fé é a mesma coisa que: Quando tem duas pessoas A e B, a A já chupou uma laranja e a B nunca. Se vc perguntar para a A qual o gosto da laranja ela sabe explicar, pois ela a experimentou, mas se vc perguntar para a B, ela não sabe o que é pois nunca a experimentou. Isso vale para fé também… Podemos tentar explicar ao maximo para a pessoa B como é a sensação, mas até ela experimentar, será impossivel ela acreditar realmente naquilo… Acredito numa fé limpa, acredito no Deus que se manifesta todos os dias para mim, através de todas as formas de vida que convivo… Podem falar o que quiserem, me recuso a acreditar, até que alguém possa fazer comigo, o que ele mudou :D DEus abençoe a todos…

    Responder
  • Giuliano disse:

    Olá, Larissa.
    É interessante o teu relato, uma vez que é bem escrito e descreve bem teu ponto de vista, sem agressão e sem necessidade de ameaças. Curti, mesmo!
    Eu posso lhe dar um relato do meu ponto de vista, de quem passou muitos anos estudando mais a fundo o lado psicológico da religião e da fé, bem como a maneira com que as pessoas sentem-se justificadas.

    Mas só conversarei contigo sobre isso se houver um interesse de tua parte. Basicamente, para adiantar, posso falar que as pessoas tendem a aceitar certas coisas como verdade. Coisas essas que, nada coincidentemente, passam de pais para filhos, como elementos de cultura! As religiões afirmam coisas que nos interessa aceitar, mesmo que não percebamos: assim que elas se mantêm ativas por gerações.

    Enfim, espero teu comentário.

    Responder
  • Regino disse:

    NA VERDADE,TODO EVANGELHO QUE PREGA ,CURAS ,TEOLOGIA DA PROSPERIDADE ,COISAS MATERIAIS,,DIZIMOS ,,COM CERTEZA É FALSO EVANGELHO,,,POIS O VERDADEIRO EVANGELHO PREGA SOMENTE SALVAÇAO ,,E AS DEMAIS COISAS DEUS ACRESCENTARÁ ,,

    Responder
  • galisteu disse:

    “QUERIDA VIVIAN…SEU ATEÍSMO JUSTIFICA SEU MEDO E SEU RACIONALISMO EXACERBADO, TENHA BOM SENSO E REVEJA SEUS CONCEITOS,POIS EMBORA VC NÃO QUEIRA ACREDITAR, EU AFIRMO,VOCÊ NÃO É FILHO DO NADA”. COM AMOR..galisteu

    Responder
  • Larissa disse:

    Giuliano.

    Gostaria sim de saber seu ponto de vista sobre isso…

    No aguardo.

    Responder
    • Giuliano disse:

      OLá, Larissa.

      É fato que a religião tem feito companhia à civilização há muito tempo. Mais de 10.000 anos, certamente, conforme arqueologia. A religião é um fenômeno natural, portanto. Tão natural quanto a chuva, vento. Claro, é mais parecida com um elemento de cultura, como saber fazer uma ferramenta (pense num arco-e-flecha), mas com uma composição que remete ao sobrenatural e a entidades sobre-humanas que personalizam eventos da natureza. Te explico: ainda hoje, indígenas vêem trovões, o Sol, a Lua, marés como deuses ou como manifestação deles. Um passo além, os hindus personificaram o fluxo natural do mundo, de criação (Brahma) e destruição (Shiva), como deuses. Muitos ridicularizam os indígenas, mas não olham para a improbabilidade das próprias crenças.

      Quero dizer o seguinte: é natural que vejamos objetivos conscientes nos fenômenos da natureza e nela própria! Para cada ação, vemos um ator: um ser consciente que a produziu. Mas, agora, lhe digo que isso é uma ilusão útil de nosso cérebro, pois quase nada tem um ator por trás! Mas para o cérebro, é mais fácil e conveniente (biologicamente falando) visualizar atores do que deduzir leis da Natureza. Imagine um Homo habilis tendo que deduzir as leis de Newton. A “máquina do mundo”, tem nos mostrado toda ciência, segue leis absurdamente impessoais e claras. De tão claras essas leis, os físicos conseguiram modelá-las matematicamente e com isso, compreender a natureza e perceber que ela segue uma regularidade em seus acontecimentos. Um raio acontece, por exemplo, porque há um grande campo elétrico gerado por atrito entre nuvens e não porque Zeus ou Mitra ordenaram.

      Apenas um p.s.: Por Natureza, não quero dizer bichos, árvores e talz. Quero dizer tudo o que existe: de átomos a galáxias e por aí vai. Incluindo bichos e árvores.

      Enfim, tendemos a colocar no sobrenatural (Shiva, Jesus, Mitra, etc) a objetividade de certos acontecimentos que nos parecem fora do normal. Pensar assim é humanamente natural, mas não é necessariamente correto. meu recado final é o seguinte: se você quer descobrir, de fato, o que ocorre, terá que considerar tudo o que eu falei. Mas se quiser um pacote “gostoso de ouvir” e conveniente de afirmações sobre deuses e destinos e tal, esqueça a racionalidade e o que eu falei. Eu acho que essa é uma das decisões mais importantes que eu fiz há algum tempo, quando me deparei com a necessidade de decidir entre a verdade e a conveniência. Verdade: observar as coisas a fundo, para se aproximar dela. Conveniência: aceitar certas afirmações sobrenaturais entregues a mim, como superiores, virtuosas e vantajosas (este é um longo papo, longo mesmo).

      Tem muito mais para falar, mas pra começar tá bacana.

      Espero ter sido educado e claro.
      Abraços.

      Responder
  • Giuliano disse:

    Caro “Mundo Perecível”

    Você afirma que quando se morre [ será um espirito imortal e ficará sujeita a “casa” de um dos dois eternamente!!! ] (deus ou diabo)

    Como você pode afirmar isso, com tanta certeza? Não lhe parece um pouco injusto ameaçar as pessoas com um julgamento de proporções eternas? Pense: um crime finito recebe uma pena infinita! É muito injusto isso!

    Responder
  • Giuliano disse:

    Fraquinhos?
    ora, nos fale sobre antropomorfismo.

    Responder
  • Thiago Haag disse:

    Belo trabalho autor André Sanchez!

    Infelizmente nós cristãos não podemos colocar a Bíblia na mente das pessoas, isso quem consegue fazer é o Espírito Santo de Deus.

    As pessoas que não acreditam, nunca mudarão de ideia sem que haja um encontro com Deus, isso não podemos negar.

    Mas nunca devemos deixar de pregar o evangelho, orar e conversar com todo tipo de pessoa (isso tudo não quer dizer influenciar).

    Infelizmente também, os descrentes como não conhecem/tem Fé, só acreditam vendo.

    Ps. Para os descrentes, procurem uma Igreja/Reunião de avivamento, libertação, cura. Então entenderão. Que Deus tenha misericórdia de vocês. “Enquanto se é vivo, da tempo de se arrepender!”

    Abraços, Deus abençoe a todos.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Thiago

      Responder
  • Giuliano disse:

    Se arrepender de que, Thiago?

    Responder
    • Thiago Haag disse:

      Giuliano, se arrepender de seus atos pecaminosos (pecados).

      Deus nos adverte que somos humanos, e a natureza é pecaminosa.

      Ps: Muitas vezes voltamos a cair e pecar.

      Viemos à Terra com o propósito de crescer e progredir. Isso deve ocorrer durante toda a nossa vida aqui. Durante este período, todos nós pecamos e todos precisamos arrepender-nos. Algumas vezes pecamos devido à ignorância; outras vezes, devido a fraquezas; e ainda outras devido à desobediência consciente. Na Bíblia, lemos que “na verdade (…) não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque” (Eclesiastes 7:20) e que “se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” (I João 1:8).

      Porém, Ele (Deus) como é perfeito e rico em misericórdia. sempre está disposto a nos perdoar e nos consolar. (Quando pedimos perdão de coração e, lógico, deixarmos o ato pecaminoso de lado)

      Deus abençoe a todos!

      Responder
      • Giuliano Gasparini disse:

        Pois é, Thiago.

        Mas quem define o que é ou não pecado?

        Tu cortas a barba? (provavelmente, sim) Lv. 19:27 – Você é um pecador
        Mistura tecidos em tua vestimenta? (provavelmente sim) – Lv 19:19 – Você é um pecador

        Levítico tem os dez mandamentos. E essas coisas claramente absurdas acima. Certamente ninguém mais acha que cortar os cabelos ou barba ou misturar tecidos seja pecado. Ou não são absurdas? Quem decide isso?

        Responder
  • catia disse:

    A PALAVRA DE DEUS DIZ CLARAMENTE: EM QUE ME ROUBAIS? DEUS RESPONDE…NOS DÍZIMOS E OFERTAS. DEUS NÃO OBRIGA NINGUÉM A DAR O DÍZIMO,QUEM O FAZ É PORQUE OBEDECE Á PALAVRA E SABE QUE DEUS SUPRIRÁ TODAS AS NECESSIDADES. QUEM COLOCA DEUS EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA, DEVOLVE O DÍZIMO COM ALEGRIA, QUER SER FIEL À DEUS? DEVOLVA O SEU DÍZIMO.NÃO IMPORTA O QUE AS PESSOAS FALAM.

    Responder
  • regino disse:

    catia ,,nao leia somente esse versiculo,,observe no capitulo 2 de malaquias,,que esse mandamento é para os sacerdotes,,,pois sao eles que sao chamados de ladroes e nao o povo ,,,mas eles jogam a batata quente para o povo e o povo acredita,,analise nao creia nesses que te ensinam dessa forma,,senao vc nunca conseguirá servir a DEUS e sim aos lobos ,,,,DEUS disse :o meu povo perece por falta de conhecimento,,,e é desse conhecimento que vc precisa entender,,leia,,Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
    Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
    Gálatas 4:8-9,,,,,,,,,,,,,Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. 1 Coríntios 7:23,,,,,

    Responder
  • celso martins disse:

    seguidores de cristo ou seguidores de pastores obstinados em querer saber quanto tu ganhas para poder acrescentar mais 10% em sua conta bancaria, tive a oportunidade de vivenciar uma igreja que estava perdendo os seu membros por aquela estupides faça o que eu mando mas não faça o que eu faço,pessoas indo a bares não fazendo nenhuma diferença em templos do espirito e templos das treva se prostituindo dando super mal exemplo por este motivo as pessoas que estavam a fim de realmente seguir a cristo se escandalizaram por estes feitos e um a um iam saindo da igreja voces acham isto certo ou estes pastores estão profanando a igreja do senhor tirando do quem nada tem/?

    Responder
  • eduardotsouza disse:

    Apostasia é negar a Verdade, e sair ou negar a Verdadeira Igreja de Cristo. Um protestante é um apostata, como um cego vai ensinar outro cego?

    Responder
    • Giuliano disse:

      Eduardo.
      A “Igreja de Cristo” é uma apostasia do Judaísmo. E agora, como ficamos?

      Responder
  • Raimundo disse:

    Gostaria de fazer algumas perguntas à aqueles que não acreditam na existência de Deus

    1 – Quem criou todas as coisas que existem, o universo os oceanos a natureza etc ??

    2 -Quem te formou como criatura, e te deu a vida que existe em ti ???

    3 – Quem criou o oxigênio que tu respiras ??

    4 – Qual a sua origem? És fruto da criação de um ser sobrenatural, caso positivo quem é ele?

    Ou es fruto da evolução de alguma espécie. Caso positivo quem criou esta espécie evolutiva.

    Fico muito agradecido pelas respostas

    Responder
    • Giuliano disse:

      Olá, Raimundo!

      Se me permitires, posso tentar responder. Tuas frases vão entre-aspas, pra facilitar:

      “Gostaria de fazer algumas perguntas à aqueles que não acreditam na existência de Deus”
      Pois não. Será um prazer!

      “1 – Quem criou todas as coisas que existem, o universo os oceanos a natureza etc ??”
      Não sei. Talvez tenha sido ninguém… Talvez sempre tenha existido.

      “2 -Quem te formou como criatura, e te deu a vida que existe em ti ???”
      Meu pai e minha mãe.

      “3 – Quem criou o oxigênio que tu respiras ??”
      Se te referes à molécula de O2 da atmosfera: o fitoplâncton, os cloroplastos das plantas que os possuem e também certas bactérias. Para todos estes seres, o oxigênio é um lixo metabólico.

      Se te referes aos átomos de Oxigênio, então a resposta é o processo de fusão termonuclear no interior das estrelas.

      “4 – Qual a sua origem? És fruto da criação de um ser sobrenatural, caso positivo quem é ele?”
      Mesma resposta que 2.

      “Ou es fruto da evolução de alguma espécie.”
      Como espécie, sou membro da homo sapiens, que como TODAS AS OUTRAS tem evoluido através de seleção natural, deriva genética entre outros mecanismos.

      “Caso positivo quem criou esta espécie evolutiva.”
      O que é uma ‘espécie evolutiva’? Vejo que não leste sobre o assunto.
      Mas eu acho que entendi. A evolução é um processo contínuo de adaptação e não um monte de degraus-espécie. É um erro muito comum pensar assim, mas basta estudar.

      “Fico muito agradecido pelas respostas”
      De nada.
      Abraço.

      Responder
  • Giuliano disse:

    Raimundo,
    Não entendeste. Ninguém “segue” evidências. Evidências são indícios bastante fortes de que certas afirmações/negações acumulam uma força significativa de verdade, de credibilidade. Há evidências para acreditarmos que o planeta Terra tem um período de rotação de 24 horas e que esta rotação define o dia e a noite. As evidências são numerosíssimas. Igualmente, há muitas evidências para a existência do ar, incluindo sua composição exata.

    A existência do mundo, per se, não é evidência de uma inteligência superior, pois infere numa terrível contradição lógica: quem criou o criador? Ademais, o mundo existe e é isso que podemos afirmar. O resto é especulação de quem DESEJA acreditar num deus e não evidência de sua existência. Há outras falácias lógicas envolvidas nesta alegação sem sentido.

    Se analizarmos como a vida surge e se desenvolve, teremos uma clara lista de evidências a favor da evolução por seleção natural. Podemos nos estender sobre isso, se quiseres.

    Sobre o ar: o ar não é invisível. Ele tem MUITOS efeitos óticos, oriundos de refração, espalhamento e mesmo absorção em faixas do espectro eletromagnético. É só estudar!

    Responder
    • Giuliano disse:

      Perdão…. “AnaliSarmos”.

      Responder
  • Leide disse:

    Gente,acordem muitos irão falar em nome de Deus por pura enganação a maioria das igrejas estão contaminadas, é claro que não devemos generalizar. Em relação ao dízimo, ele não é obrigatório e não achei em nenhum trecho das escrituras que o dízimo é o famoso dinheiro, más o que a bíblia ensina é que devemos ajudar as viúvas e os órfãos, tenho certeza que se passarmos a ajudar os necessitados Deus se alegará dessa atitude,prefiro ajudar alguém a se alimentar do que dar meu dinheiro pro pastor embelezar sua “igreja” de pedra que será derribada quando Jesus vier. Infelizmente vejo muitas crianças andando descalças e vejo muitos pais de famílias desempregados e os famosos pastores andando de carros do ano, viajando e nem se preocupam em ajudar, a verdade é, olhem em volta e vejam o que realmente está acontecendo no mundo para não sermos pegos de surpresa.

    Responder
  • Regino disse:

    Leide ,,vc falou certinho que bom seria que todos tivessem esse entendimento,,aí os pastores teriam que trabalhar como diz a s escrituras,,o que DEUS disse a Adao..do suor do teu rosto comerás o teu pao até que volte ao pó da terra…acordem povo cego,,procure seguir o pastor Jesus que deu a vida por nós,,o pastor terreno nao dá nada pra ninhguem ,,so tira,,,as escrituras confirmam tudo isso,,o povo é que nao lê..pois preferem escutar o tal pastor e ele so repassa para o povo o que lhe interessa,,

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que dizer que o trabalho pastoral não é trabalho… Regino, são ridículas suas palavras. A Bíblia não diz isso, você a distorce totalmente. Deus irá cobrar essa injustiça de você. Não misture mercenários com pastores. Quero ver você ter peito para ir para o interior da paraíba ser pastor em comunidades distantes. Se isso não é “suar” o que é então. Pelo amor de Deus, você é muito cego!

      Responder
      • Regino disse:

        André,,isso é um trabalho sim,,e um um árduo trabalho,,e ainda por cima é um mandamento levar o evangelho,,mas isso vc nao quer entender que esse trabalho é diferente dos demias que fazemos para o sustendo da nossas necessidade cotidianas,,, vc está se referindo a aqueles que pregam por salario e nao para cumprir o mandamento ,,,onde Jesus diz..de graça recebeste ,de graça dai….eese trabalho a qual a bilbia se refere nao é um emprego,uma profissao para ficar sem trabalhar( no seu ramo de negócio seja ele que for) ,vivendo as custas das ovelhas,,pregando sempre a lei de mandamentos carnais(antigo pacto) e desprezando a lei da liberdade( nova alinaça),,,André nao adianta vc estudar tanto a biblia e levar sempre o entendimento para o evangelho pagao,,pois a sua sabedoria será para DEUS esterco,,,,,DEUS ocultou os misterios aos sabios e entendidos ( teólogos,,estudadores da biblia) e revelou aos pequenos (examinam as escrituras e pede de DEUS dicernimento expiritual),entao ,se vc quiser conhecer esses misterios ,,se diminua perante a DEUS,, e implore por essa sabedoria,,pois a a sua só serve para vc mesmo,e nao para os que te ouvem,,,DEUS ilumone sua mente ,,

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Regino, desculpe, mas sua teologia precisa ser revista. Nunca vou concordar com esse posicionamento.

          Responder
          • Giuliano disse:

            “Nunca vou concordar” é um tanto quanto dogmático, não?

          • André Sanchez disse:

            Seria se eu não estivesse certo do que estou falando.

          • Regino disse:

            André,,,nao falo aqui em teologia falo no evangelho como ele é sem essas coisas que vcs acrescentam,,,,e nao estou pedindo para que vc concorde comigo,,,pois vc nunca vai entender essas coisas,,,pois sao diferentes de que vcs pregam,,pois pregam coisas materiais e eu falo das espirituais..e vejo que vc até que vai na guia ,,mas depois sai totalmente e ainda induz as pessoas a andar no caminho escuro sem respaldo biblico,,,pense bem,,,semeie a semente da salvaçao para que os que te ouvem se salvem,,senao sua pregaçao será vã,,,,pois o proprio filho de DEUs ensinava e o povo nao cria ,,quanto mais eu que sou um homem natural,,,

          • André Sanchez disse:

            Não vou nem responder. Você se gaba tanto que acho que você é quem deve ser o caminho a verdade e a vida e não Jesus. Não dá mais para argumentar, pois só Deus para abrir sua cabeça e tirar essas sandices que você fala em muitos momentos. Vou me dedicar agora a responder a outros e não perderei meu tempo com seus comentários.

  • Giuliano disse:

    “Seria se eu não estivesse certo do que estou falando” – é um tanto quanto dogmático, não?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Essa sua dogmática tinha que ir para a série Piadas para crentes

      Responder
  • Giuliano disse:

    É, acho que nisso concordamos. Dogma justificando dogma é algo, no mínimo, engraçado.

    Responder
  • Thiago Haag disse:

    Só tenho uma palavra para algumas pessoas ai… “Misericórdia”.

    Responder
  • Thiago Haag disse:

    Grande sabedoria André Sanchez! Certamente vem do céu!

    Responder
  • Giuliano disse:

    Thiago, Você está me dando sua misericódia? Por causa de que?

    Responder
  • Giuliano disse:

    André, Você é um péssimo debatedor. Está descendo nível, sendo ofensivo e fugindo do tema. “você se gaba” é a ilustração da sua falta de argumentos.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Essa é a sua opinião, mas não é a única.

      Responder
  • Regino disse:

    enquanto vc nao se diminuir a ovelha e deixar de querer ser pastor ,,vc nunca vai entender o lado espiritual,,sempre defende a falsa teologia pra se esconder da verdade ,,mas nao adianta,,nao ficará nada encoberto diante de DEUS,,,,

    Responder
    • Giuliano disse:

      E qual a verdade, Regino?

      Responder
  • Giuliano disse:

    André, estou tão certo de minha opinião, que acabaste de demonstrar: usaste a erística mais “deixa quieto”. Usaste relativismo. Com relativismo tudo pode, nada se conclui…

    Responder
    • Walas Rodrigues disse:

      Giuliano nem costumo comentar nada mas.. muito bons seus comentários. Li a matéria e os comentários até o fim para saber como iria terminar e vc se saiu muito melhor que o André pq usou explicações e argumentos palpáveis e verídicos. Parabéns e obrigado!

      Responder
      • Giuliano disse:

        Olá, Walas!

        Surpreendo-me positivamente com seu comentário. Algo inesperado um elogio por aqui. Infelizmente, ao se tratar de religião, quase NINGUÉM usa lógica, razão e evidência. Religião é um saco de ideias prontas à aceitação e aí nascem todas minhas críticas. traduzindo, é um conjunto de dogmas que ninguém sabe direito de onde veio e também ninguém sabe direito em que ponto da vida decidiu dar credibilidade a ele.

        Também infelizmente, podes observar, não se chega ao fim do debate: ou se anuncia o inferno, ou se diz que o “debate não vale a pena”, ou se abandona, ou se dá xilique. Apenas uma pessoa eu consegui levar o debate ao fim e a convenci da improbabilíssima existência divina. Virou ateu.

        Obrigado.
        Abraço.

        Responder
  • Giuliano disse:

    Lengo:
    Quem disse que foi criado?
    E se foi, quem disse que foi do “nada”?

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.