Receba nosso Informativo semanal e ganhe esse incrível presente:

O que significa levita?

Postado por em: O que significa isso?

antigo testamento, levitas, tribo de levi

No Antigo Testamento o povo de Israel era formado por tribos. Essas tribos descendiam dos doze filhos de Jacó. Uma das tribos era a tribo de Levi, que era um dos doze filhos de Jacó. Todas as pessoas que faziam parte da tribo de Levi eram chamadas de levitas.

O nome levitas também veio a ser aplicado aos homens que ajudavam os sacerdotes nos serviços do tabernáculo e, mais tarde, no templo construído por Salomão.

“mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele.” (Nm 1. 50)

Os levitas tinham a função do sacerdócio dada por Deus a eles [para Arão e seus filhos]. Executavam o louvor, sendo cantores e instrumentistas [isso foi no tempo do rei Davi]. Faziam a arrumação e manutenção do tabernáculo e do templo. Atuavam como guardas, porteiros, padeiros, enfim, tudo que era relacionado ao que era realizado no tabernáculo ou no templo era de responsabilidade dos levitas. Era proibido que alguém de outra tribo fizesse este trabalho, pois era designado por Deus aos levitas.

“porque havia sempre, naquele ofício, quatro porteiros principais, que eram levitas, e tinham a seu cargo as câmaras e os tesouros da Casa de Deus.” (1Cr 9. 26)

“Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso.” (1Cr 15. 22)

Os levitas mais famosos são Moisés, que era da tribo de Levi, e Arão, que era da tribo de Levi e ainda serviu como o primeiro sumo sacerdote no tabernáculo construído no deserto.

Não há menção de levitas na igreja de Cristo encabeçada pelos apóstolos. Hoje, todos somos chamados para servir de alguma forma, de acordo com o dom que nos é dado por Deus.

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

27 comentários

  • Naiane Feitosa disse:

    Nossa profetizaram isso em minha vida mt feliz

    Responder
  • Leidinha Ferreira disse:

    gosto muito desses estudos aprendo bastante com eles obrigado a paz

    Responder
    • janildo disse:

      André, só o SENHOR para te recompensar por estes trabalho, tão importante que é disseminar apalavra de DEUS através da escrita. Vc tem nos ajudado muito atirar nossas dúvidas, e através dos seus ensinos nos esclarece alguns tópicos importantes que há na palavra do DEUS TODO PODEROSO . JESUS te abençoe e continue assim!!

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Janildo, que bom que estão sendo úteis os textos. Espero que a igreja de Cristo seja edificada!

        Responder
  • Rodrigo disse:

    André, parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber uma opinião sua a respeito da parábola do bom samaritano. Jesus conta em sua parábola que primeiro passou o sacerdote, que na época e ainda hoje é considerado um homem que dedica a vida a religião, mas o mesmo não fez nada para ajudar o seu próximo, e depois passou o levita, homem que segundo sua explicação era dedicado ao louvor e a guarda do tabernáculo, mas também nada fez pelo próximo, e um terceiro que era considerado, herético, pois não comungava do mesmo pensamento religioso dos dois primeiros, o sacerdote e o Levita, que pertenciam a religião dominante na época, o judaísmo.
    Não teria sido mais fácil, Jesus, ter escolhido o sacerdote ou o levita que eram religiosos para ser aquele que praticou a caridade para com o próximo? Por que Jesus escolheu o considerado como herético? Foi mera coincidência ou Jesus estava transmitindo mais uma lição?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rodrigo, ai que está a questão. O samaritano era “considerado” herege, porém, não porque não cria em Deus, mas porque os religiosos assim o rotulava por puro preconceito. Jesus expôs nessa parábola essa questão.

      Responder
  • Vinicius disse:

    Quantos musicos tinha no templo?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Vish, assim de cabeça não lembro. Nem sei se a Bíblia fala numericamente isso. Preciso pesquisar

      Responder
  • marco antonio fainer disse:

    gostei muito da sua sabedoria e praseiroso saber que alguem se preocupa em dividir os conhecimentos DEUS te abençoe mais e abra os teus tesouros dos misterios.

    Responder
  • Fabio junior disse:

    André meu nome e Fabio jr e fico muito feliz ao conhecer
    Mas uma parte do povo de DEUS.O estudo e muito bom…..

    Responder
  • F. B. disse:

    Deus ja usou algumas pessoas que em disseram que eu seria uma levita ,mas não sei o que fazer… :(
    Por favor me ajude!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      F.B., levita você não vai ser já que os levitas eram os descendentes de Levi, filho de Jacó. Fique em paz e busque em Deus o seu dom.

      Responder
      • Fernando José disse:

        Corretíssimo André. Parabéns!

        Responder
  • walace disse:

    meu amado, sou baterista na casa do Senhor e consagrado a levita, mas existe pessoas que dizem que não se existe levitas. o que o senhor tem a me dizer sobre isto? fique na paz.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Walace, para que você fosse levita você teria que ser descendente da tribo israelita de Levi. Muitas pessoas usam incorretamente essa designação. Não está correto usar a designação de levita.

      Responder
      • Nilda disse:

        Descordo do irmão pq podemos sim usar a palavra Levitas e trazendo para os nossos dias trabalhamos e louvamos ao senhor no templo, e tudo que aconteceu no antigo testamento e pq serviria de simbologia para nos hoje, não vejo razão nem motivo negativo pelo qual não podemos sermos chamados de Levitas da casa do senhor, se o irmão para para analisar o irmão nao deixa de ser um Levita trabalhando para o senhor com o seu presbiterio,

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Nilda, segundo seu entendimento quem deve ser chamado de levita hoje em dia?

          Responder
  • Thiago disse:

    Oque hoje tem ocorrido entre os levitas da casa de Deus e!!!
    Estão se achando diferente de todos quantos vão a casa de Deus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thiago, na realidade não existem levitas hoje. Os servos de Deus, gentios, que trabalham na obra não são levitas

      Responder
  • kely disse:

    Que Deus continue abençoando a sua sabedoria…para que assim vc continue esclarecendo o que muitos querem entender mas não tem oportunidade….

    Responder
  • Aline Santos disse:

    Muito bom !!!

    Responder
  • André henrique disse:

    olá André tenho uma duvida a respeito dos levitas , tenho uma irmã que é cantora evangélica,e abrimos uma discussão sobre se é certo vender seus discos ou cd hoje em dia .Eu falei que no meu entendimento não acho correto que se cobre por um louvor que é dedicado a deus ou seja não acho coerente que seja comercializado um cd de adoração a deus . pois tudo que Deus nos da gratuitamente temos que compartilhar gratuitamente e isto é um mandamento ou não? . gostaria de saber a sua opinião.ela diz que os levitas recebiam pelos serviços prestados e hoje ela tem o mesmo direito.o que vc pensa sobre isso?rsrs um abraço!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      André, não sou contra não. Acho que se a pessoa tem um ministério integral nessa área terá também diversos custos para que consiga colocar seu ministério para funcionar. O que sou contra é sobre o abuso e cobrar para cantar, por exemplo

      Responder
  • Gilmar Soares disse:

    A paz do senhor

    Parabéns pelo site, fico feliz por que ainda existem pessoas que se preocupam com a integridade da palavra de DEUS em meio a tantas heresias que ouvimos nos nossos dias. Deus continue te abençoando.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado pelas palavras, Gilmar!

      Responder
  • Cristiane Bernardo disse:

    Parabéns pelo site, Glória a Deus porque ainda existem homens compromissados com a Palavra de Deus…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Cristiane

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.