O dinheiro compra, o dinheiro não compra!

Postado por em: Dinheiro
Por André Sanchez

dinheiro não compra, dinheiro não é tudoJá há alguns anos vemos no fim do ano uma grande corrida das pessoas para apostar na “mega sena da virada”. Em 2010 o prêmio dessa loteria foi de quase 200 milhões de reais. Aqui em meu trabalho as pessoas organizaram bolões e isso se deu também em todo pais. A esperança era mudar de vida com todo esse dinheiro na carteira. Nas entrevistas na TV os olhos das pessoas brilhavam com a pergunta dos repórteres sobre o que fariam com tanto dinheiro. As filas se multiplicavam em frente às lotéricas. As apostam bateram recorde. O empenho das pessoas era tremendo para garantir que concorreriam à possibilidade de ser um dos ganhadores.

De fato, o dinheiro compra muitas coisas e pode solucionar muitos dos problemas que temos e dos sonhos que almejamos. Ele é o passaporte para a casa própria, para o carro do ano, para uma escola melhor para os filhos, para a realização da viagem dos sonhos, etc.

No entanto, é preciso refletir que mesmo alguém que coloque nos bolsos os 200 milhões sorteados pela loteria, não conseguirá comprar tudo e nem resolver todos os problemas de sua vida. Por incrível que pareça, alguns crêem que o dinheiro compra tudo, porém a experiência prática da vida mostra o contrário:

O dinheiro compra um bom plano de saúde, o dinheiro não compra a saúde. Todos os dias morrem ricos nos melhores hospitais do mundo. Além disso, muitos ricos estão diabéticos, hipertensos, com câncer, e isso, com as carteiras cheias de dinheiro.

O dinheiro compra o melhor método educacional e a melhor escola, o dinheiro não compra a sabedoria para a criança e para o jovem. Os noticiários têm mostrado filhos de ricos envolvidos com crimes, com drogas, com ações violentas, com preconceito.

O dinheiro compra uma casa confortável, os melhores colchões, o dinheiro não compra o sono, o descanso, a paz, a tranquilidade. Milhares de ricos estão a se tratar de distúrbios de estresse e de ativismo, justamente provocado pelo zelo excessivo por suas fortunas. Estão sem sono e com a conta corrente lotada.

Os exemplos mostrando que o dinheiro é limitado nas suas aquisições são os mais diversos e existem aos montes.

Não sou daqueles que satanizam o dinheiro. O dinheiro pode representar uma bênção em nossas vidas quando não colocamos nele a nossa esperança e o nosso coração. Achar que ter dinheiro é a solução de todos os problemas é ser imaturo e tornar o dinheiro um deus. Achar que não precisamos dele é também ser imaturo.

Dois conselhos bíblicos nos levam ao caminho da sabedoria nesse caso:

“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1Tm 6. 10)

“Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.” (Mt 6. 19-21 – NTLH)

Lutemos pela nossa prosperidade, mas que a nossa verdadeira riqueza esteja no Senhor, pois assim o nosso coração estará Nele e, estando Nele, o nosso coração está no lugar certo!

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.