Influenciando mais ou sendo mais influenciado?

Postado por em: Amizade, Série sabedoria dos provérbios
Por André Sanchez
Série sabedoria dos provérbios

influência, imitar, contagiar

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13. 20)

Este provérbio me lembra muito o ditado que meu pai sempre me falava quando eu era mais novo: “Diga-me com quem andas e te direi quem tu és”. De fato, as pessoas que estão ao nosso redor tem grande poder de influência sobre nós. Dificilmente encontraremos num grupo que está se drogando na esquina, ou num grupo que está depredando algum local, alguém que não compartilhe com a ideia do grupo. Se estão juntos, normalmente seus propósitos são os mesmos.

Por mais que possamos ser fortes e influenciadores, temos de tomar muito cuidado com a convivência com pessoas “insensatas”, ou seja, pessoas que buscam o mal, as coisas erradas, a distância de Deus e da Sua vontade.

A tendência natural do ser humano é pender para a sua natureza carnal e pecadora. Por isso, todo cuidado é pouco. Devemos estar sim próximos destas pessoas com objetivos definidos de evangelização e de influência positiva, mas devemos nos distanciar [por completo ou em parte] quando percebemos que estamos sendo influenciados ao invés de influenciar.

“Quem anda com os sábios será sábio…” (Pv 13. 20). Devemos ter em nosso círculo amigos que realmente valham a pena, que nos transmitam sabedoria e coisas boas. Essa influência positiva é imprescindível para estarmos fortalecidos espiritualmente e crescermos em todos os sentidos para o bem. Precisamos nutrir relacionamentos proveitosos com pessoas “sábias”, pois assim caminharemos na direção certa.

“… mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13. 20). Se as nossas principais amizades, aquelas com que passamos mais tempo são as que temos com pessoas “insensatas” precisamos tomar muito cuidado, pois em breve tempo nos tornaremos como uma delas.

Precisamos alcançar o equilíbrio nessa questão. Nem isolados das pessoas mundanas, [pois devemos ser luz para elas], nem agindo como elas agem. O provérbio nos dá um alerta importante, que deve ser ponderado para que caminhemos na direção correta. Pondere suas amizades! Você está influenciando mais ou sendo mais influenciado?

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

1 comentário

  • Reflexões Bíblicas – Duarte Rego disse:

    Graça&Paz;!!
    Gostei bastante desta reflexão, principalmente a parte em que você se refere ao equilíbrio que deverá existir. Esta é uma linha muito ténua e difícil, a do equilíbrio, mas é possível com ajuda de Cristo. Nunca é devemos permitir que nosso comportamento comprometa a pureza do evangelho de Cristo.

    Abraços

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.