O que significa bem-aventurado?

Postado por em: O que significa isso?

bem aventurado, bem aventurançasA expressão “bem-aventurado” aparece 07 vezes no Antigo Testamento e 26 vezes no Novo Testamento. Veja um exemplo de cada: Antigo Testamento: “Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo.” (Sl 106. 3). Novo Testamento: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5. 08)

A expressão tem um significado simples, porém profundo. Bem-aventurado significa FELIZ. Não significa uma felicidade passageira ou fundamentada apenas em estímulos, que se retirados, a destroem. Essa felicidade é fundamentada principalmente em Deus, na obediência à Sua palavra e na fé. Essa obediência e fé gera a ação de Deus no coração, que gera a felicidade, e felicidade essa, capaz de resistir até aos momentos mais difíceis. Veja:

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” (Mt 5. 4).Os servos de Deus que por algum motivo estão chorando, serão felizes (bem-aventurados), pois essa felicidade é fundamentada em Deus e na fé (serão consolados).

Outra palavra que deriva desta é “bem-aventurança”. Bem-aventurança é cada uma das nove declarações começadas com a expressão “bem-aventurados” ditas por Jesus no Sermão do Monte em Mateus 5. 3-12

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

28 comentários

  • Reflexões Bíblicas – Duarte Rego disse:

    Sem dúvida esta é uma expressão bastante profundo e ampla.
    Sobre esta expressão fiz uma artigo que passa por um apanhado de algumas destas expressões no Novo Testamento. Se achar por bem, dê uma olhada e diga o que achou. Abraços.

    http://lc4.in/kmfx

    Responder
  • Robson Leandro disse:

    Paz de Cristo. muita boa a materia, procuva uma palavara pa jovem e entendi que bem aventurado q esta em salmo 1 nos fala de bem aventuranças criada em Deus rocha eterna, é um processo que começa na juventude, rompendo as primeiros conflitos juvenis, e avançar para a vida eterna, quando se tem satisfação em estar na presença do Rei, alegria em cantar e adorar aquele q vive prar sempre. aleluia ao Rei.

    Responder
  • Kathelen Marcondes de Araujo disse:

    adorei

    Responder
  • Neide de Oliveira disse:

    estou fazendo um estudo para a celular que lidero e gracas a DEUS ESSE ESTUDO MIM ajudou muito .

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom Neide! Sempre que precisar temos muitos estudo em nosso site. Abs!

      Responder
  • Rosana Gomes disse:

    Cito também para nossa reflexão: Lc 1,41-45…bem – aventurados aqueles que como Maria acreditaram e acreditam nas promessas do Senhor,pois elas se cumprirão.
    Aquela cujo exemplo de seguidora sem reservas nos é dada pelo Senhor como mãe, não para ficar em seu colo,mas para levar-nos ao colo do nosso amado Salvador Jesus…Deus Santo,Forte…

    Amém!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rosana, que a fé de Maria precisa realmente ser seguida, isso concordo com você. Ela é um exemplo.

      Agora, quanto a Maria ser nossa mãe e nos levar ao colo de Jesus, isso não é bíblico. O único mediador entre Deus e os homens chama-se Jesus Cristo. Maria foi uma heroína da fé e é um exemplo, nada mais do que isso. Ela é como milhares e milhares de servos de Deus que o serviram com coração aberto.

      Abs!

      Responder
      • raimundo paulo figueiredo disse:

        boa noite,bem-aventurado os que resbeitao os figurantes da blibia pois o Sr Jesus condusira todos p/ um so lugar .todos eses figurantes ,estao aguardando o chamado do Rei Jesus

        Responder
      • LUCAS R. disse:

        SOMOS FILHOS DE MARIA POR VÁRIOS MOTIVOS VOU CITAR APENAS DOIS…..
        1 – MARIA DOU-O O SEU SANGUE PARA QUE JESUS CRISTO SE FIZESSE HOMEM, E ESTE MESMO SANGUE QUE JESUS ADQUIRIU DE MARIA, FOI DERRAMADO NA CRUZ POR TODA HUMANIDADE…. É CLARO QUE O SANGUE É DE JESUS, MÁS TEVE COLABORAÇÃO DE MARIA. POR ISSO QUE SOMOS FILHOS DELA… ESTE SANGUE DE JESUS COLABORADO POR MARIA NOS TRÁS A SALVAÇÃO E NOS UNI.

        2- NO ALTO DA CRUZ JESUS DISSE A SUA MÃE MARIA: MULHER EIS AI TEU FILHO, DEPOIS DISSE PARA O DISCÍPULO AMADO JOÃO, AÍ ESTÁ A SUA MÃE… E TODO AQUELE QUE É DISCÍPULO DE CRISTO É FILHO DE MARIA… JOÃO ESTÁ REPRESENTANDO TODOS NÓS!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Lucas, nunca vi tanta besteira junta.

          1- O sangue que Jesus derramou foi só o dele. O sangue de Maria não teria poder de remir o ser humano, pois ela é pecadora.

          2- O fato de Jesus pedir para João cuidar de Maria não indica em nenhum momento que todos são filhos de Maria.

          Responder
          • Valdomiro Nenevê disse:

            Lutero, Calvino e Zwinglio: devotos da Virgem Maria!

            “É cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado, algo tremendamente grande. Para que fosse cheia pela graça de Deus com tudo de bom e para fazê-la vitoriosa sobre o diabo.”
            (Martinho Lutero, Livro Pessoal de Oração, 1522)

            “Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat… Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém.”
            (Martinho Lutero, “Comentário do Magnificat”)

            Isso deixa explícita uma triste realidade: com o passar dos anos, o protestantismo tende a esvaziar cada vez mais o conteúdo original da fé cristã. É como uma pedra que vai rolando e se desgastando, até que, ao fim do processo de erosão, só sobra o pó.
            Viva a Mãe de Deus e nossa! Sem pecado concebida!

            http://ocatequista.com.br/archives/12970

        • samuel lindo disse:

          Quanta asneira rapá… vá vc com esse sangue dessa maria… pois Jesus mesmo em TRATOU de ratificar a condição meramente humana de maria… LEIA A BÍBLIA ANTES FALAR BORRACHICES

          Responder
  • nelize nobre malheiros disse:

    Graça e paz irmão pertenço a igreja Batista \nacional de Cristo Rei – varzea Grande e estou pedindoma Deus uma oportunidade de abrir uma empresa de transporte e turismo mais preciso de um nome abençoado pesquisei na biblia e lembrei do bem-aventurado ao qual iria fazer ajunção ficando bemventur ou aventurança trasnporte e turismo , é uma decisão que tem que ser de prosperidade porque estarei empregando o meu filho nesta empresa , uma vez que ele tem muita dificuldade de permanecer em outros empregos por cauda do seu perfil , ele é muito ativo, não sabe trabalhar em uma mesa mais gosta de servir alguem dirigindo ao qual eu aconselhei ele tirara a carteira D mas sempre pedindo a Deus a sua Direção e este ano eu aposentei eu com 53 anos e gostaria de começar um trabalho aqui na minha casa e aqui tenho espaço, meios tiudo para abrir esta empresa peça oração e sugestão.Ficarei aguardando alguma palavra sua.Fique com Deus A Paz

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Nelize, o nome pouco importa. Nome não traz prosperidade a nada. Escolho um bom nome, mas trabalhe com honestidade e confiança em Deus que Ele abençoará o trabalho de vocês. A prosperidade está em ser obediente a Deus.

      Na paz de Cristo!

      Responder
  • pastormarcos10 disse:

    muito boas as reflexões de André Sanchez.Deus abençoe..

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Pastor Marcos! Fique com Deus!

      Responder
  • joão disse:

    não tenho palavras para expressar como é sublime aqueles que verdadeiramente se esforça para cumprir a vontade de deus. Ultimamente estou fraco na fé pois não consigo deixar de lado coisas que mim marcaro no passado apesar de eu ser jovem. Mas espero em deus nosso pai a mundança para o nosso bem. E ficaria muito satisfeito se recebesse resposta de alguém positivo.

    Responder
  • edna disse:

    o que quer dizer ; bem aventurado os que choram e porque seraõ consolado

    Responder
    • André Sanchez disse:

      O sentimento de angustia por causa do pecado está em foco aqui. Os arrependidos são consolados pelo Senhor e se tornam bem aventurados (felizes)

      Responder
      • edna disse:

        quero saber o que significa bem aventurado o que quer dizem
        obrigada

        Responder
      • edna disse:

        quero saber o que quer dizer bem aventurado me dar um exemplo
        muitos obrigada

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Significa o que está no artigo. É um estado de felicidade plena

          Responder
      • edna disse:

        André Sancher…..muitos obrigada pela resporta
        que o senhor te abénçoe cada dia da sua vida

        Responder
  • Simone disse:

    Hoje, com a graça de Deus estarei pregando a Palavra do Senhor. O tema da festa é : “Bem aveturado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e (…) ” (Sl 146.5)
    Obrigada, sua explicação só acrescentou. Fiquem com Deus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Simone, Deus abençoe sua pregação!

      Responder
  • Emilson Damasceno disse:

    Bem aventurado é todo aquele que, em uma ventura, se deu bem.

    Bem-aventurado aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Mt. 5:6

    O justo vive da fé
    . “…todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” Hebreus 10:38.

    O termo destacado acima aparece em pelo menos mais três trechos das escrituras (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11), e em todos eles, aparece sempre como uma afirmação e nunca como indagação.

    Interessante é que a justiça vem acompanhada de fé. Vocês acham que é preciso ter fé para ser justo? Ou precisa ser justo para ter fé?

    “Justiça”! Esse é o clamor que tem ocupado as ruas do país nesses últimos dias. Um grito contra a corrupção, a impunidade, a falta de ética na política, entre tantos outros temas. Um transbordar de uma insatisfação generalizada que precisa ser ouvida pelas autoridades públicas. Enfim, o que todos querem é justiça.
    A busca pela justiça deveria ser uma marca na vida do cristão. Afinal, foi o próprio Jesus que disse: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt. 6:33). E ainda garantiu: todos os que têm fome e sede de justiça serão fartos (Mt. 5:6).

    Participar de manifestações pacíficas não constitui pecado de rebelião. Tendo em vista que quem se manifesta está agindo debaixo da autoridade da Constituição, a mesma autoridade que estabelece as condições para que alguém exerça, por exemplo, o cargo de presidente da república.
    Como pode alguém ser justo perante Deus se todos pecaram?
    A grande verdade é que nos tornamos justos quando cremos na obra redentora que Cristo conquistou na cruz e que depois disto cremos também que passaremos por um processo de cura e libertação. Esse processo, que é a grande obra do Espírito Santo em nossas vidas, nos tornamos justos porque cremos que tudo isso nos torna limpos, sem mácula aos olhos de Deus. E tudo isso vem pelo ‘viver pela fé’.
    Mas o que é ser justo?
    Tenho um colega que foi levado à justiça pela ex-esposa do filho, cobrando pensão judicial, uma vez q o ex estava desempregado. Não sei quais argumentos ou provas ele apresentou, mas a justiça deu ganho de causa para ele. Aí ele falou: “ainda há justiça nesse país”. Pelo q me ficou entendido, ele tinha acesso ao juiz por um amigo da maçonaria, que o aliviou.
    Do ponto de vista da ex-nora, a justiça não foi feita. Então, em uma mesma situação, o que um considera justiça pode ser injustiça para o outro e vice-versa.

    Recentemente uma pessoa evangélica me disse a um questionamento que a minha resposta tinha que ser sim ou não. Se eu tinha dúvida, isso não era de Deus, mas do Diabo.
    Disse para ela que isso não era justo e que todos nós nos deparamos com situações em que pairam dúvidas ou deixamos para decidir em momento mais propício, e que o versículo citado não se aplicava àquela situação.

    O senso de justiça que temos nos leva às vezes a avaliar os outros ou as situações, baseando-nos em nós mesmos. Às vezes chegamos ao cúmulo de sermos mais exigentes que o próprio Deus. Achamos Deus benevolente demais, quando deveria maltratar uma pessoa, que, segundo a nossa justiça própria, deveria sofrer.
    Nossa tendência natural é “olho por olho, dente por dente”, como nos tempos de Moisés. Quando alguém “pisa em nossos calos”, pensamos logo em dar o troco. Bateu, levou. Não é assim?

    Somos impactados o tempo todo com pensamentos de desagravo e desforra, quando nos sentimos agredidos. Essa é a nossa tendência natural, de autopreservação, de demarcar o nosso território.

    Quanto morava aqui em Gardênia tinha um vizinho dono de um cão que se achava o dono da rua. O nome dele era Veludo. Ele demarcou o território dele a uma grande distância da casa de seu dono.

    Assim como os cães, nós demarcamos nossos territórios em tudo que consideramos de nossa propriedade.
    ____________________

    Mas o que é a justiça do Reino? Os valores do Reino é que deveriam nos interessar.

    Nesses momentos precisamos por em prática o que nos ensina o Mestre.

    Jesus falou: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros” Jo 13:34. Na oração do Pai nosso em M7 6: 9 Jesus nos ensina a pedir a vinda do reino e destaca que busquemos também a justiça do reino.
    Sabemos que os capítulos 5 a 7 do evangelho de Mateus destacam no sermão do monte no que muitos têm como sendo a constituição do reino de Deus, e onde instrui o seguinte: “Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil”.
    Jesus instrui a agir desta forma porque o bem mais precioso é a vida que não deve ser trocada por um vestido ou uma capa.
    O justo viverá da fé. E como é viver da fé?
    1 – Crer que o senhor é a nossa justiça.
    Posso recorrer a justiça para cobrar a reparação de um dano.; posso cobrar uma pessoa que me deve algo; posso até resistir a alguém que me trata injustamente, me ofende. Também tenho todo o direito de protestar contra a corrupção e a falta de sensibilidade dos governantes, no entanto, preciso atentar para o fato de que não tenho o direito de fazer com que a minha insatisfação me leve a perder de vista de que o Senhor é a minha justiça e de que estou embaixo das leis que regem o país.
    2 – Acreditar piamente que não sou desse mundo.
    Essa crença me leva a não por o meu coração nos valores desse mundo, porque “onde estiver o meu tesouro, aí vai estar o meu coração”.
    A Bíblia diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.” Quando vc presenciar uma encrenca qualquer, procure ir à origem de tudo e vc fatalmente verá que o dinheiro é que motivou aquela dissenção.
    O mundo real para nós, qdo cogitamos dos valores desse mundo, é aquilo que é palpável; que eu posso ver, cheirar, segurar.
    Agora, qdo o mundo espiritual é o real e o que tenho de maior valor para mim, o mundo e suas coisas ficam num plano inferior. Se eu perco algo que tinha algum significado para mim, não serei afetado em meu coração, mesmo que tivesse alguma estima.
    3 – Crer que Deus conhece suas necessidades.
    Ele não só conhece, mas tb sabe qual o momento certo de conceder ou promover o modo de vc conquista-las.
    Também é preciso que saibas que nem td que vc deseja é do agrado de Deus e que por muita insistência sua, por estar com o coração mal posicionado, ele até permite, para que lá na frente, vc olhe pra trás e perceba o nosso erro e, com isso, amadureçamos.
    __________________________
    Aí vc vai poder dizer:
    Bem-aventurado aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

    Responder
  • rsenice machado disse:

    o que deve ser pregado nas igrejas na atualidade, vez que é considerado pela bíblia sagrada como final dos tempos?

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.