O que significa amém?

Postado por em: O que significa isso?
o que é amém

Eu sou totalmente contrário a fazermos as coisas por fazer ou porque os outros fazem. Creio que fazemos as coisas muito melhor quando sabemos os seus “por ques” e os seus significados. Falamos e fazemos muitas coisas na igreja ou em nossos encontros que, muitas vezes, não temos a mínima ideia do que são e dos seus por ques. Seja sincero, você sabe exatamente o que significa a expressão amém?

Amém é uma palavra de origem hebraica e aparece em praticamente todas as línguas. Podemos traduzir seu significado como “assim seja”, “é assim”. Seu significado também passa por algumas expressões que encontramos na língua portuguesa, como “certamente”, “de fato”, “com certeza”.

Amém é uma expressão que indica confiança e convicção a respeito do que se está concordando. Normalmente a usamos para concordar com alguma oração que estamos acompanhando ou com alguma fala de alguém. Por isso, cuidado ao dizer amém, pois você está assinando embaixo do que foi falado.

Em Apocalipse, Jesus Cristo é chamado de “Amém”, significando que Ele é a convicção, a certeza plena de que as promessas de Deus serão cumpridas fielmente. “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:” (Ap 3. 14)

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

3 comentários

  • Janise, Com ou Sem Crise disse:

    Sabe que eu passo uma "guerrinha" interior com essa história de amém?!! Também com concordo com você, esse negócio de "maria vai com as outras" e preguiça de pensar, sei lá!
    Pode estar certo que não é toda oração que digo amém, às vezes aperto meus olhos e lábios e só digo misericóridia!! hehehe…
    E tem gente que usa amém e aleluia (louvem a Deus ou Deus seja louvado) pra tudo, como se fosse gíria.
    Certa vez ouvindo um aviso em uma rádio evangélica, a pessoa usava mais ou menos essas palavras (não lembro com exatidão):
    ir. Tal sofreu um acidente, amém? Está no hospital entrevado, aleluia! O médico disse que não tem mais jeito aleluia, glória Deus! Está para morrer amém, aleluia!!

    hehehehehe… é dose!!!
    Coitado do irmão deve ter morrido!

    Responder
  • Metushelach Ben Levy “מתושלח” disse:

    Gostaria de contribuir um pouco com está interpretação da palavra AMEN,
    Em muito da literatura Judaica, o AMEN é o acróstico da frase: "Adonay Melech Neaman", e traz consigo a idéia de firmeza contratual naquilo que é pronunciado, isto é, assim como temos a certeza que o "Senhor é Rei e fiel", damos a certeza contratual de que o que pronunciamos irá se cumprir por "emuná" fidelidade, isto é, assim como Yeshua (Jesus) disse que os que o seguem devem agir, proferindo o sim que é sim, e o não que é não, temos que ter a conciencia que aquilo que nos comprometemos tem que ser cumprido, sendo assim antes de nos comprometermos com algo temos que estar na direção Divina, para que possamos verdadeiramente proferir o AMEN no fim de nossas frases

    Responder
  • JONAS SANTOS disse:

    Sabemos que o amem é concordância com Deus, quando dizemos amém na igreja ou em nossas orações estamos com responsabilidade dizendo:
    CHAMAMOS O ETERNO (ADONAI)COMO TESTEMUNHA DE QUE AQUILO QUE ESTAMOS DIZENDO E FAZENDO É DA VONTADE DELE

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.