O que significa conversão?

Postado por em: O que significa isso?
conversão, salvação, mudança de vida

Quando um carro está transitando por uma avenida e o motorista decide que precisa mudar a direção em que está seguindo, faz uma manobra que tem o nome de conversão. Ele muda de rota, a rota em que andava já ficou para trás; agora ele vê uma nova avenida, com novas coisas, com nova decoração, com um asfalto diferente, com novos atributos.

Conversão significa mudar de direção. Sem Deus todos os homens, sem exceção, estão transitando por uma avenida que os levará diretamente à perdição. Por melhores que as pessoas possam ser, o pecado está enraizado em suas vidas e conduzindo-as através de uma avenida que vai levá-las à morte eterna (que é a separação de Deus por toda a eternidade).

A conversão é quando há uma mudança dessa direção terrível, que leva à morte, para a direção dada por Deus, que leva à vida. Essa mudança acontece pela atuação de Deus no coração da pessoa. Os principais sinais dessa mudança de direção são o arrependimento e a busca de mudança de vida baseada na vontade de Deus contida na Bíblia. Quando alguém vira um convertido, ganha a salvação, não está mais na velha avenida da perdição, mas em uma nova avenida que leva diretamente ao Senhor.

Paulo orientou os efésios a respeito do que haveria de fazer parte da vida de quem mudou de direção. Observe o contraste entre a “avenida antiga” e a “nova avenida”:

“Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos (…) Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! (…) Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres. Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas…” (Ef 4. 22, 24, 28, 29 – NTLH)

A conversão provoca mudanças visíveis na vida de uma pessoa. Não significa que imediatamente a pessoa se transformará em um perfeito, pois ninguém chegará nesse nível aqui nesta terra. O processo que ocorre após a conversão é gradual, ou seja, dia após dia, a pessoa em obediência a Deus, vai vencendo tudo que carregou da “antiga avenida” e vai construindo em cooperação com Deus uma “avenida” totalmente nova. Esse processo chama-se santificação. Veremos mais detalhes sobre o que significa santificação no próximo artigo.

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

6 comentários

  • Rev. Almir Furtado Campos disse:

    Meu querido irmão, que o Senhor Jesus continue a usá-lo como vaso de honra. Esta foi a primeira de muitas visitas que pretendo fazer a este abençoado site. Sou pastor presbiteriano atuando na 2ª IPB na cidade de Campo Formoso/BA. Graça e paz!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Olá, rev. Almir. Fico honrado por receber a visita de um irmão presbiteriano. Obrigado por ler!

      Responder
  • Pedro Paulo disse:

    Muito bom, que Deus aumente cada dia mais, sabedoria ao vosso conhecimento.

    Responder
  • rafael muraro severgnini disse:

    ola boa tarde, meu nome é rafael eu fico contente com o que voce falou sobre a santificação ou conversão ou arrependimento, no meu dizer, em que devemos abandonar a avenida velha e construir uma nova todos dias, em que os pecados passados sirvam para fazer um novo presente e o futuro á Deus pertence

    Responder
  • pesro disse:

    Uma boa explicação sobre conversão, que Deus o abençoe.

    Responder
  • Rosalha berbert disse:

    Então uma pessoa não precisa mudar de religião,é só mudar a direção de sua vida e seguir a palavra de Deus e nem precisa ser batizado de novo

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.