Receba nosso Informativo semanal e ganhe esse incrível presente:

O que significa expiação?

Postado por em: O que significa isso?

expiação, pecado, perdão, salvação, reconciliação

O significado da palavra expiação está bastante ligado com os temas que já vimos até agora na série o que significa isso. Vimos o que significa queda, remissão de pecados e redenção, salvação e graça. Entender o que significa expiação é importante para sabermos exatamente como Deus nos tratou, mesmo sendo nós pecadores e merecedores da Sua ira.

Expiação significa que Deus dá o perdão dos pecados àqueles que se arrependem deles e se reconcilia com o pecador. Mas não para por aí: Essa reconciliação requer o sacrifício de alguém em substituição ao pecador arrependido. Lembre-se de que a pena estabelecida por Deus ao pecador lá no jardim do Éden foi a morte. (Gn 2. 17) Essa morte é muito mais do que a morte física, é a total separação da presença de Deus.

O pecador merece o justo castigo por ter ofendido a Deus com o pecado, mas o amor de Deus é tão grande que abençoou o ser humano com uma forma de ter o seu pecado perdoado sem ter de morrer.

No Antigo Testamento, os substitutos que davam a vida no lugar dos pecadores arrependidos eram os animais. Eles eram sacrificados no lugar do pecador arrependido. Morriam em seu lugar. Dessa forma Deus se satisfazia e perdoava o pecador. O sacrifício era aceito por Deus.

A partir de Jesus a coisa muda um pouco. Jesus Cristo é chamado na Bíblia de “Cordeiro de Deus”. Ele é o nosso substituto. Jesus fez expiação pelos nossos pecados. Ou seja, Ele, um inocente, deu a sua vida, o seu sangue no lugar do nosso, para nos reconciliar com Deus, para que Deus perdoasse os nossos pecados. Através desse sacrifício, Jesus nos reconciliou plenamente com Deus.

“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo.” (Rm 3. 25 – NTLH)

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

13 comentários

  • ANDERSON DA PAOLA disse:

    Muito bom o artigo meu amado, é sempre bom encontrarmos pregadores que saibam explanar com simplicidade os ensinamentos da palavra de Deus. Amo o ensino, e gostei da iniciativa de colocar esta série, explicando de forma objetiva as palavras relacionados com a obra vicária de nosso Senhor Jesus!

    Graça e paz!
    Blog Emunah: http://falandoemunah.blogspot.com/

    Responder
    • Diego Felipe disse:

      Eu estava estudando sobre morte vicaria e expiação e tava me perdendo nos conceitos mas agora tudo ficou bastante claro. Muito obrigado.

      Responder
  • Esmeraldo Batista Dos Anjos disse:

    parabéns pela matéria simples e descomplicada ao entendimento.

    Responder
  • Andréia Ap Marques Gratão disse:

    Excelente texto Deus o abençoe grandemente, e o conserve falando de forma simples e objetiva . parabéns!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Andréia… Deus abençoe!

      Responder
  • PATRICIA disse:

    ACHO MARAVILHOSO QUANDO ENCONTRO PESSOAS COMPROMISSADAS COM O REINO, COM A OBRA DE DEUS. QUE O SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO, E QUE O ESPIRITO SANTO ESTEJA SEMPRE TE INSTRUINDO NO CAMINHO QUE DEVE ANDAR E CADA VEZ MAS LHE DANDO VISÃO, PARA APLICAR A PALAVRA DE VIDA, PARA NOSSAS VIDAS. QUE POSSAMOS APRENDER MAIS E MAIS, ABRINDO NOSSO CORAÇÃO, PARA O AMADURECIMENTO EM CRISTO JESUS. E VIVER A PALAVRA EM NOSSA VIDA. AMÉM!
    A PAZ DO SENHOR JESUS!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Patrícia!!

      Responder
  • WALDIR DE ALMEIDA disse:

    MUITO OBRIGADO,EU APRENDI MUITO C/ESTA PALAVRA.QUE DEUS LHE ABENÇOE E QUE O ESPIRITO SANTO CONTINUE SEMPRE TE INSTRUINDO.PAZ DO SENHOR,FICA C/DEUS.

    Responder
  • sirlei homercher martins disse:

    Muito bom seu comentario.Deus te abencoe cada vez mais.

    Responder
  • Paulo Ferreira disse:

    Muito bom o comentário vai enriquecer minha aula na E.B.D. Deus lhe de sempre inteligência e sabedoria em suas palavras. Amém.

    Responder
  • Seneide menegasso disse:

    obrigado estava estudando sobre espiaçao aprendi muito uma explicação correta e bem clara Deus TE ABENÇOE

    Responder
  • marcos dutra disse:

    Toda vez que me acho em duvida sobre a palavra venho pesquisar mas esta explanação sobre as minhas duvidas foram uma benção. muito obrigado

    Responder
  • Jaime disse:

    Deus pelo seu amor sempre nos envia alguém que possa fazer entender a sua palavra para que caminhemos segundo o Senhor. Bênção

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.